Política MT

Fávaro descarta plano 'B' e prioriza reeleição de Taques

Published

on

Presidente do diretório estadual do PSD, o vice-governador Carlos Fávaro descarta a possibilidade de lançar um projeto alternativo à reeleição do governador Pedro Taques (PSDB) e assim colocar seu nome a disposição do grupo político para concorrer ao Palácio Paiaguás.

“Eu recebo essa informação com gratidão e com respeito por fazer referência ao meu nome. Mas eu vou deixar de forma muito clara: o nosso candidato à reeleição é o governador Pedro Taques e eu vou estar trabalhando neste projeto até o dia da eleição em 2018”, rebateu Fávaro.A defesa deste projeto foi feita pelo senador José Medeiros (PSD) para evitar uma surpresa de última hora ao lembrar da desistência do prefeito Mauro Mendes (PSB) em disputar a reeleição, o que forçou a candidatura de Wilson Santos (PSDB) a prefeito de Cuiabá, derrotado na disputa por Emanuel Pinheiro (PMDB).

Questionado se acredita que o governador Pedro Taques teria a disposição de abrir mão da reeleição para outro componente do grupo político, Fávaro preferiu não comentar. O vice-governador preferiu pregar novamente unidade em defesa de um projeto liderado pelo PSDB.

Leia Também:  Presidente do TJ diz que Sebastião de Moraes será aposentado compulsoriamente no fim do mês

“O governador é uma pessoa de muito bom trato político, tem a total prioridade e, mais que isso, tem o meu apoio. Se ele quiser, ele será o meu candidato a governador”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Política MT

Wilson Santos sustenta voto favorável ao reajuste salarial de servidores do Judiciário de MT

Published

on

Com pedido de vista ao Projeto de Lei nº 1.398/2025, de autoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), durante reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (5), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) reafirmou que manterá o seu voto favorável à proposta. O projeto dispõe sobre a alteração dos valores das tabelas salariais dos servidores públicos do Poder Judiciário do estado.

Para o parlamentar, a matéria é legítima, justa e responsável, além de estar dentro dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sendo que o texto prevê reajuste salarial de 6,8% aos servidores efetivos, a título de recomposição parcial das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos períodos. “Lembrando que fui o primeiro deputado a fazer um apelo ao presidente Max Russi (PSB) para que cumpríssemos o acordo firmado com as lideranças sindicais em seu gabinete. Quero registrar, em alto e bom som, a manutenção do voto favorável a este projeto”, destacou.

Leia Também:  Audiência pública debate nesta quinta-feira (6) o Índice de Participação dos Municípios no ICMS

Apesar do governo estadual ter apontado um possível impacto de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos com o aumento salarial do Judiciário, sobretudo por poder gerar reflexos nas carreiras dos servidores do Executivo e do Legislativo, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, defende que o projeto possui respaldo jurídico e institucional e que não há intenção de recuo. O magistrado também salienta a importância de respeitar a autonomia do Poder Judiciário, lembrando que a proposta foi aprovada por unanimidade pelo colegiado e chancelada pelo Corregedor Nacional de Justiça, devendo beneficiar cerca de 3.500 servidores efetivos, com impacto estimado em R$ 42 milhões neste ano.

O desembargador Orlando Perri compartilha do mesmo entendimento, ressaltando que o reajuste já está previsto dentro do orçamento do próprio Judiciário, sem interferência no duodécimo destinado ao Poder Executivo.

A proposta deverá ser apreciada e votada na CCJR, no dia 11 de novembro, quando serão apresentadas informações mais detalhadas sobre os possíveis impactos financeiros do reajuste. Caso seja aprovada, seguirá para segunda votação em plenário, junto aos deputados estaduais da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Lúdio propõe 12 emendas para corrigir Passaporte Verde e garantir fiscalização do Indea e da Sema

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA