Política MT

Fevereiro Laranja: Projeto de Lei da Assembleia estabelece diretrizes para o diagnóstico precoce de Leucemia

Published

on

A importância do diagnóstico precoce é uma das principais bandeiras do “Fevereiro Laranja”, mês dedicado à conscientização sobre leucemia, câncer que afeta o sangue e a medula. A campanha nacional busca incentivar o diagnóstico precoce da doença e também o cadastro no banco de doadores de medula óssea.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no período entre 2023 e 2025 o Brasil deve registrar mais de 11 mil casos da doença. Ainda de acordo com o Inca, a leucemia é um tipo de câncer que aumenta sua incidência com a idade, sendo mais frequentes em idosos. Mas até os vinte anos de idade é o câncer mais comum.

Diante desse cenário, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Projeto de Lei 694/2024, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que estabelece diretrizes para a identificação precoce da leucemia, visando garantir o acesso da população a diagnóstico e tratamento adequados. “A leucemia é uma doença grave e potencialmente fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente. A detecção precoce da leucemia é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa doença”, justifica o parlamentar em sua proposta.

Leia Também:  Deputado pede concessão específica da FICO para acelerar logística do Araguaia

A grande dificuldade, segundo ele, é que “muitas vezes é a identificação dos sintomas da leucemia que podem ser confundidos com os de outras doenças menos graves, o que pode levar a diagnósticos tardios e comprometer o prognóstico dos pacientes. Por isso a importância de um protocolo mais especifico”, avaliou.

Para o médico oncologista André Crepaldi, a identificação dos sintomas é um dos grandes desafios para o tratamento da doença. “A principal importância da campanha é a conscientização do diagnóstico precoce. É fazer com que as pessoas, os familiares e a população saibam exatamente quais os sintomas que caracterizam a leucemia para procurar atendimento medico”, avaliou o médico. Segundo Crepaldi, algumas alterações devem ser observadas como alerta, como “palidez, infecções que parecem sem motivo evidente e também um terceiro sintoma que é muito característico que são os sangramentos. Então todos os sintomas da leucemia estão relacionados com a produção de sangue”, explicou.

Leucemia – É uma doença grave, que interfere no sistema hematológico, comprometendo a produção de células sanguíneas saudáveis. Ela tem origem nas células-tronco da medula óssea que, ao se multiplicarem de forma anormal e excessiva, geram leucócitos (células brancas do sangue) de maneira descontrolada. Esse processo prejudica a produção de outras células essenciais, como os glóbulos vermelhos e as plaquetas.

Leia Também:  Comissão de Saúde da ALMT realiza visita técnica ao Hospital Central de Cuiabá nesta quarta-feira (19)

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como hemograma e outros mais específicos. Já o tratamento é definido de acordo com cada caso, mas o transplante de medula é um procedimento crucial em diversas condições da doença.

Como se tornar um doador – Para se tornar um doador voluntário de medula óssea, é preciso ir ao Hemocentro mais próximo da sua cidade, realizar um cadastro no REDOME e coletar uma amostra de sangue (10 ml) para exame de tipagem HLA.

Dentre os requisitos necessários é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade (o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade). Estar em bom estado geral de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Max Russi afirma que Assembleia Legislativa vai cobrar justiça em relação ao caso Emelly

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), em pronunciamento no plenário durante sessão ordinária nesta quarta-feira (19), afirmou que o Parlamento vai acompanhar e cobrar para que seja feita justiça em relação ao assassinato da adolescente Emelly Beatriz Figueiredo Sena, que estava grávida e teve o seu bebê arrancado do seu ventre ainda em vida.

Segundo Russi, o Parlamento “não vai aceitar” que não se faça justiça. “Quero dar a certeza e a tranquilidade por parte do Parlamento Estadual, eu como presidente, representando esta Casa e falando em nome de todos os deputados, que nós vamos acompanhar esse caso específico. A nossa Procuradoria vai acompanhar e não aceitaremos que não se faça justiça”, disse o presidente da ALMT.

Max Russi fez o pronunciamento em plenário por conta da visita à Assembleia Legislativa do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), juntamente com familiares da adolescente assassinada. “O prefeito Abílio veio com a família da Emelly, estão aqui na Assembleia a mãe, pai, tios da adolescente vítima desse caso trágico, triste. Eu nunca tinha visto nada nesse sentido ao longo dos meus 48 anos de vida, mas infelizmente aconteceu isso na nossa capital”, disse Russi.

Leia Também:  Wilson Santos solicita informações sobre os cursos ofertados aos pescadores

“Foi um caso que chocou Mato Grosso inteiro, chocou o país. É uma família humilde, povo trabalhador, que precisa do nosso apoio. Eles estão vindo à Assembleia Legislativa, junto com o prefeito, para fazer alguns pedidos”, emendou o presidente da Casa de Leis.

Max Russi disse ainda que a Assembleia Legislativa terá um espaço destinado para receber doações para os familiares da adolescente. “O prefeito colocou a Câmara de Vereadores como local para receber doações, ajuda para cuidar da criança. A Assembleia Legislativa, da mesma forma, também vai destinar um local para quem quiser fazer qualquer tipo de doação”, declarou.

Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa fez questão de destacar o trabalho da Polícia Civil na elucidação do assassinato de Emelly Beatriz Figueiredo. “Quero parabenizar a Polícia Civil, o hospital, os envolvidos que conseguiram de forma rápida desvendar o crime. Queremos dar certeza à família de que estaremos acompanhando de perto esse caso, junto com a Procuradoria da Assembleia Legislativa”, completou.

Leia Também:  Dr. João cita morte de filho e defende implantação de hemodinâmica em Cáceres: "salva vidas"

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA