O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, nesta segunda-feira (13), a licença ambiental para a pavimentação do trecho da BR-158 que contorna a reserva indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia. A autorização marca um avanço significativo para uma das obras de infraestrutura mais aguardadas em Mato Grosso.
Anúncio e celebração
A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) divulgou a notícia em vídeo nas redes sociais, informando que recebeu a atualização do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. No vídeo, ela comemorou o licenciamento como uma conquista para a logística da região e destacou o respeito à comunidade indígena.
“Nosso povo que lutou tanto, que precisa tanto, aguardou a volta do presidente Lula. Já fizemos uma parte, e agora a BR seguirá para a sua finalização. Nosso povo indígena foi respeitado, o contorno foi respeitado, e todo o trânsito desse grande corredor logístico que ajuda Mato Grosso a escoar a produção terá agora seu asfalto garantido. Parabéns, presidente Lula”, celebrou.
Obras e planejamento
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), também valorizou o destravamento do processo de licenciamento e garantiu que as obras serão retomadas após o período chuvoso.
“São 12 km de obra já pronta e a licença para a obra não parar. Parando as chuvas, começa o contorno e aí vão falar mais o quê? Lançamos a obra e fizemos a obra. Vamos entregar. Foram 15 anos de espera e, agora, está acontecendo”, destacou Fávaro.
Investimentos e etapas
Em 2024, o DNIT iniciou a pavimentação dos primeiros 12 km do segmento, entre os km 201,2 e 213,3, no município de Canabrava do Norte, com investimentos de R$ 40 milhões. O projeto completo prevê a pavimentação de 195,42 km divididos em dois lotes:
- Lote A: Trecho de 93,99 km, do km 201,2 até Alto Boa Vista (entroncamento com a BR-242/MT).
- Lote B: Trecho de 101,43 km, de Alto Boa Vista ao distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração do projeto executivo.
Histórico de tensões
A obra, que integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, foi alvo de embates em 2023 entre Fávaro e o governador Mauro Mendes (União Brasil). O ministro acusou Mendes de tentar realocar os recursos destinados à BR-158 para o Rodoanel de Cuiabá, o que foi negado pelo governador.
Importância estratégica
A pavimentação da BR-158 é considerada essencial para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e para o fortalecimento da logística nacional, além de solucionar impasses históricos relacionados ao impacto ambiental e às comunidades indígenas na região.
Vídeo:
Jornalista: Mika Sbardelott
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