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Juína se prepara para receber corpos de mãe e filha

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Os corpos de mãe e filha, Maria Hilda Panas e Maíra Panas, respectivamente, devem chegar na tarde deste domingo (22), em Juína (750 km de Cuiabá), aonde devem ser velados e posteriormente enterrados no cemitério municipal da cidade. A informação é da família das vítimas.
Mãe e filha morreram na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo em Paraty, Rio de Janeiro.
Segundo o Instituto Médico Legal, os corpos de dona Hilda e Maíra deixaram o local por volta das 21 horas (horário de MT).
Elas estavam acompanhadas do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, de 69 anos, chefe de Maira, do ministro do STF, Teori Zavascki, e do piloto da aeronave, Osmar Rodrigues, de 56 anos. Os cinco morreram na tragédia.
O avião carregando as cinco vítimas deixou às 13h00 o campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, Rio de Janeiro. A 2 km da cabeceira da pista já no município carioca, a aeronave caiu.
O ministro Teori Zavascki foi enterrado ontem, em Porto Alegre.

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Rosa Neide e Fávaro comemoram licença ambiental para pavimentação da BR-158 no contorno de reserva indígena

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O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu, nesta segunda-feira (13), a licença ambiental para a pavimentação do trecho da BR-158 que contorna a reserva indígena Marãiwatsédé, na região do Araguaia. A autorização marca um avanço significativo para uma das obras de infraestrutura mais aguardadas em Mato Grosso.

Anúncio e celebração

A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) divulgou a notícia em vídeo nas redes sociais, informando que recebeu a atualização do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. No vídeo, ela comemorou o licenciamento como uma conquista para a logística da região e destacou o respeito à comunidade indígena.

“Nosso povo que lutou tanto, que precisa tanto, aguardou a volta do presidente Lula. Já fizemos uma parte, e agora a BR seguirá para a sua finalização. Nosso povo indígena foi respeitado, o contorno foi respeitado, e todo o trânsito desse grande corredor logístico que ajuda Mato Grosso a escoar a produção terá agora seu asfalto garantido. Parabéns, presidente Lula”, celebrou.

Obras e planejamento

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), também valorizou o destravamento do processo de licenciamento e garantiu que as obras serão retomadas após o período chuvoso.

“São 12 km de obra já pronta e a licença para a obra não parar. Parando as chuvas, começa o contorno e aí vão falar mais o quê? Lançamos a obra e fizemos a obra. Vamos entregar. Foram 15 anos de espera e, agora, está acontecendo”, destacou Fávaro.

Investimentos e etapas

Em 2024, o DNIT iniciou a pavimentação dos primeiros 12 km do segmento, entre os km 201,2 e 213,3, no município de Canabrava do Norte, com investimentos de R$ 40 milhões. O projeto completo prevê a pavimentação de 195,42 km divididos em dois lotes:

  • Lote A: Trecho de 93,99 km, do km 201,2 até Alto Boa Vista (entroncamento com a BR-242/MT).
  • Lote B: Trecho de 101,43 km, de Alto Boa Vista ao distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração do projeto executivo.
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Histórico de tensões

A obra, que integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, foi alvo de embates em 2023 entre Fávaro e o governador Mauro Mendes (União Brasil). O ministro acusou Mendes de tentar realocar os recursos destinados à BR-158 para o Rodoanel de Cuiabá, o que foi negado pelo governador.

Importância estratégica

A pavimentação da BR-158 é considerada essencial para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e para o fortalecimento da logística nacional, além de solucionar impasses históricos relacionados ao impacto ambiental e às comunidades indígenas na região.

Vídeo:

 

Jornalista:  Mika Sbardelott

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