Política MT

Mato Grosso pode realizar seu próprio censo, após cancelamento do governo federal

Published

on

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) disse na manhã desta segunda-feira (3) que existe a possibilidade de uma proposta em negociação para que Mato Grosso realize seu próprio censo, já que o governo federal não pretende realizar a pesquisa em nível nacional, que acontece me cada 10 anos.

Conforme com a legisladora, os deputados estaduais foram procurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) para realizarem uma parceria com uma universidade pública para realizar a pesquisa.

Ainda de acordo com Janaína, a realização do censo estadual permitirá que Mato Grosso ‘saia na frente’ e tenha informações concretas sobre a efetividade das políticas públicas realizadas nos últimos 10 anos.

“O estado de Mato Grosso quer fazer o seu próprio censo, para que nós tenhamos noção da nossa população, da economia, do nosso PIB, desenvolvimento humano, necessidade da nossa população. E é importante inclusive para investimentos, atração de empresas, estímulo e geração de renda e emprego. A Assembleia está preocupada com isso”, disse Janaína Riva.

Leia Também:  Profissionais de Administração são homenageados em sessão especial

Ela revelou ainda que o valor proposto pela Fecomércio para realização da pesquisa é cerca de metade do estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A proposta foi apresentada a Janaína e ao deputado estadual Carlos Avallone.

A deputada irá repassar a proposta ao governador Mauro Mendes (DEM) e ao presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB). Em reunião com os dois, ela irá defender a necessidade desse investimento para o estado.

 

Da Redação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

“Feminicida nenhum ficará impune; acreditamos na Justiça!”, afirma Janaina

Published

on

A deputada estadual Janaina Riva afirmou que continuará intensificando seu trabalho parlamentar para garantir com que as autoridades não descansem para punir feminicidas. Ela própria tem usado suas redes sociais para denunciar criminosos do tipo, postando fotos dos criminosos procurados. Uma das postagens exibe foto de Wendel dos Santos, suspeito de matar a esposa, Leidiane Ferro da Silva, 43, a facadas, em MT. Ele se encontra foragido.

As postagens de Janaina têm sido compartilhadas maciçamente. A deputada explica que seu objetivo de luta política está focado paralelamente em garantir com que as mulheres tenham máximo amparo legal e que seus algozes sejam punidos exemplarmente pela Justiça.

“É revoltante, doloroso, comprovar que o feminicídio ainda está em alta no Brasil. E MT, infelizmente, não foge à regra. Daí nossa luta na ALMT para que os criminosos dessa espécie também sejam alcançados pelas mãos da Justiça e paguem por seus atos insanos, covardes”.

Conforme a parlamentar, que é vice-presidente da Casa de Leis de MT, ao tirar a vida de mulher, o assassino está destruindo também a de seus filhos e demais familiares, que passam a conviver com esse trauma.

Leia Também:  Audiência pública com ministra das Mulheres debate violência de gênero

“Vários casos de feminicídio – dentre a diversidade espantosa de ocorrências criminosas desse tipo – foram praticados na presença dos filhos e de outros parentes. Ou seja: crianças assistiram suas mães serem brutalmente mortas pelos pais. Justamente os que tinham, por dever, protegê-las. É um trauma que carregarão pelo resto dos seus dias”.

Janaína citou que, por questão cultural, há pessoas que preferem não se intrometer quando constatam haver desentendimentos entre um casal, mesmo que isso incida em pancadaria, gritos, confusão geral. Não é o procedimento correto, aponta, posto que omissões favorecem a prática de feminicídio.

“Se ouvir uma mulher gritando por socorro, ou perceber algo estranho, que evidencie alguma situação suspeita, de perigo, acione imediatamente a Polícia. Omitir-se pode ser tarde demais para salvar uma vida. É preciso, então, estarmos todos atentos; mulheres não são recipientes de descarrego de raiva de quem quer que seja. Denunciem os feminicidas!” – instrui a parlamentar.

Da Redação

 

Leia Também:  Juíza derruba bloqueio de chácara vendida por mulher de ex-deputado

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA