Política MT

Max Russi destina R$ 150 mil para castração de animais em Cáceres

Published

on

A causa animal ganhou mais um importante reforço em de Cáceres. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (PSB), destinou uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil para ações de bem-estar animal na cidade. As ações serão executadas pela Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC), entidade pública do município.

O objetivo é viabilizar a castração de cães e gatos por meio de procedimentos como a ovário-histerectomia e a microchipagem. A prioridade do projeto é atender animais em situação de abandono, bem como os que estão sob os cuidados de protetores independentes ou tutores de baixa renda, com renda familiar de até dois salários mínimos.

“A prefeita Eliene trouxe essa demanda para mim, junto com o pessoal da Associação, e estamos fortalecendo essa iniciativa que também faz parte dos trabalhos da nossa gestão à frente da Assembleia Legislativa”, afirmou o o presidente da ALMT.

“Fico feliz de saber do pagamento da emenda em meio à campanha Abril Laranja, mês em que tratamos sobre a conscientização, sobre a prevenção contra a crueldade animal. Cuidar dos animais também é cuidar das pessoas. Essa ação impacta diretamente na saúde coletiva e no bem-estar da população”, completou Russi.

Leia Também:  Modelo de gestão do Hospital Central é discutido em audiência pública

A prefeita Eliene Liberato recebeu com alegria a notícia. “Quero agradecer ao nosso deputado e presidente da assembleia, Max Russi, pela sensibilidade em relação a uma causa tão importante: a proteção aos animais. A associação do município de Cáceres agradece de coração ao deputado Max pela sua sensibilidade e compromisso com essa causa”, declarou.

Com a verba já disponível, a prefeitura de Cáceres deve iniciar em breve o programa de castração, em parceria com clínicas veterinárias e organizações locais de proteção animal. A estimativa é que possam ser atendidos mais de 300 animais.

Abril Laranja – A campanha Abril Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção contra a crueldade animal, foi instituída pela Lei estadual nº 12.646/2024, de autoria do deputado Max Russi.

Além de ações no Legislativo, o deputado Max Russi também tem criou o Grupo de Trabalho para Proteção dos Animais, com reuniões mensais. Como parte das ações de apoio ao mês, o GT está distribuindo laços na cor laranja e cartilhas em defesa da causa animal com informações direcionadas a crianças de até 12 anos.

Leia Também:  ALMT firma parceria com Intermat para revisar divisas dos 142 municípios de Mato Grosso

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Governador endossa exoneração de capitão investigado por morte de aluno bombeiro

Published

on

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), acatou o parecer do Conselho de Justificação (CJ) que considerou o capitão do Corpo de Bombeiros, Daniel Alves de Moura e Silva, conhecido como D’Alves ou D’Louco, inapto para permanecer na corporação militar. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15).

O processo administrativo é paralelo à ação penal que apura o homicídio qualificado do aluno bombeiro Lucas Veloso Peres, de 27 anos, que morreu afogado durante um treinamento aquático sob o comando de D’Alves, em fevereiro deste ano, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Segundo o documento, a decisão foi tomada com base no entendimento de que o capitão procedeu de forma incorreta no desempenho do cargo, teve conduta irregular e praticou ato que afeta a honra e o decoro da classe, conforme previsto nos artigos 2º e 13 da Lei Estadual nº 3.993/1978.

Com o aval do governador, os autos do processo de justificação serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deverá abrir prazo para a defesa do capitão e decidir, de forma definitiva, sobre sua permanência ou exclusão dos quadros da corporação.

“Os elementos constantes dos autos demonstram a materialidade e autoria das acusações imputadas ao servidor militar processado”, consta na publicação.

Atualmente, D’Alves encontra-se em licença médica, iniciada em 10 de março, com término previsto para 24 de abril.

Leia Também:  Estabelecimentos de comércio e serviço podem ter pranchas de comunicação para autistas

A próxima audiência do processo criminal está marcada para o dia 22 de maio, na Vara da Justiça Militar, em Cuiabá. Serão ouvidos dois peritos médicos da Perícia Oficial do Estado, responsáveis pela assinatura do laudo de necropsia que confirmou a morte por afogamento do aluno bombeiro.

O comando-geral do Corpo de Bombeiros foi cientificado da decisão, mas não se manifestou oficialmente até o fechamento desta edição.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA