Política MT

Michelle Bolsonaro participa de reunião com autoridades em Cuiabá

Published

on

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) esteve em Cuiabá neste sábado (12), onde participou de uma reunião com autoridades políticas do estado e da capital no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura. Durante o encontro, Michelle orou com os presentes, foi homenageada e reforçou compromissos sociais em parceria com lideranças locais.

Entre os participantes da reunião estavam a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o prefeito Abilio Brunini (PL), a vice-prefeita coronel Vânia (Novo), a presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), a primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Iris (PL), o senador Wellington Fagundes (PL), além de vereadores do município.

Michelle recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal e foi presenteada por Virginia Mendes e Samantha Iris em reconhecimento ao trabalho social que vem desenvolvendo. O principal momento do encontro foi a assinatura do termo de compromisso para a criação da Casa do Autista em Cuiabá, projeto que visa ampliar o atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital mato-grossense.

Leia Também:  "Custo Mato Grosso" é discutido pela Frente Parlamentar da Agropecuária

“Juntas, assinamos o termo de compromisso para o tão sonhado Centro do Autista — um passo enorme rumo à inclusão e ao acolhimento de famílias cuiabanas. Também tive a alegria de entregar os livros do programa SER Família, projeto que carrego com tanto amor e que tem transformado vidas em todo o nosso estado”, escreveu Virginia Mendes nas redes sociais.

Michelle deve seguir com agenda em Mato Grosso com uma visita ao município de Primavera do Leste, onde participa ainda neste fim de semana de um evento do PL Nacional Mulher.

Bolsonaro adia visita ao estado por motivos de saúde

A visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Mato Grosso, que era esperada nos próximos dias, precisou ser adiada após ele sentir fortes dores abdominais durante agenda no Rio Grande do Norte. Bolsonaro deu entrada em um hospital em Santa Cruz (RN) na sexta-feira (11) e foi transferido para Natal, onde permanece sob observação. Segundo informações médicas, o quadro de saúde é estável.

Leia Também:  Parlamento Jovem: Estudantes eleitos tomam posse para mandato de dois anos

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Comissões de Relações Internacionais e de Fiscalização orienta sobre novas regras para apresentação de emendas parlamentares

Published

on

A Comissão de Relações Internacionais e a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa, trouxeram uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), para realizar um treinamento online sobre as novas regras para apresentação e indicação de emendas parlamentares ao Orçamento do Estado de Mato Grosso. O curso direcionado para assessores dos 24 gabinetes parlamentares, foi ministrado nesta segunda-feira (28) na Sala das Comissões “Deputado Oscar Soares”, na da Casa de Leis.

O presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB), lembrou que o objetivo é aumentar a transparência e garantir o uso eficiente dos recursos públicos, bem como adequar as normas ao plano de trabalho acertado entre Legislativo, Executivo e Judiciário, acompanhando as orientações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, conforme Resolução 1/2025 do Congresso, para adequar o rito de apresentação e indicação de emendas parlamentares.

“A Sefaz criou um sistema novo de cadastramento de emendas, acompanhando as orientações do ministro Flavio Dino e veio mostrar como isso tem que ser feito, para os assessores de gabinete”, afirmou Avallone acrescentar que o trabalho vai melhorar a qualidade da apresentação e prestação de conta das emendas.

Leia Também:  Audiência pública discute situação da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt

“E neste caso nós estamos tratando do cadastramento das associações, prefeituras, cooperativas, entidades religiosas com fins sociais e outras entidades que recebem recursos públicos e que precisam dar transparência aos seus resultados e aplicações destes recursos”, completou o deputado.

O representante da Coordenadoria de Celebração e Acompanhamento de Convênios de Descentralização (CCAC) da Sefaz, Jasson Gabriel de Moraes Neto, explicou que o treinamento de hoje foi relacionado à parte técnica, onde foi mostrado aos assessores e deputados, como anexar documentos, certidões, atos e estatutos, dentro do Sistema de Regularidade Fiscal e Institucional (Sifi-MT).

“Nós tentamos sempre acompanhar o que é novo e moderno dentro do mundo digital e uma das opções é que o próprio assessor parlamentar consiga inserir as informações tanto de regularidade fiscal quanto institucional, para que celebrem seus objetos, planos de trabalho e objetivos gerais”, disse o coordenador da CCAC.

Para àqueles que não tiveram a oportunidade participar, ou quiserem complementar informações quando surgirem dúvida durante a execução da emenda, Jasson disse que é possível buscas mais informações no suporte do SIGCON, por meio do WhatsApp (65) 99989-8429.

Leia Também:  Procuradoria Especial da Mulher discute formas de combate do uso de inteligência artificial e a indústria pornográfica

A consultora legislativa da ALMT, Janaina Polla, destacou a importância dos sistemas Sigcon e SIFI-MT, que é o suporte onde o deputado faz a indicação da dotação orçamentária e as entidades vêm sua qualificação, sua habilitação. para oferecer a parceria que foi proposta.

“É muito importante que as assessorias tenham o domínio desses sistemas, sabendo quais documentações são exigidas, porque é no gabinete do deputado que muitas vezes as entidades vêm pedir apoio, auxílio financeiro. E nós sabemos que não adianta o parlamentar fazer a destinação do recurso se a entidade não estiver com a habilitação plena”, explicou. Janaina afirmou que o novo sistema da Sefaz atende todos os requisitos propostos nas atuais regras de emendas parlamentares.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA