Destaque

PF e TCE usarão software para cruzar bancos de dados e combater fraudes em MT

Published

on

A polícia Federal está desenvolvendo um software que será utilizado para análise e cruzamento da base de dados do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Nesta quarta (01), o Superintendente Regional da PF em Mato Grosso, Delegado Federal – Áderson Vieira Leite, e o Presidente do TCE/MT, Conselheiro – Antônio Joaquim, firmaram acordo de cooperação técnica que permitirá a descoberta de indícios de fraudes e de desvios de recursos públicos em licitações, contratações, compras governamentais, pagamentos e transferências de recursos da União para estados, municípios e entidades do terceiro setor, com a finalidade facilitar as investigações policiais.

O acordo firmado tem o objetivo de desenvolverem projetos e ações de interesse comum, por meio do desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias, do intercâmbio de informações e do acesso a sistemas de informações constantes em bases mútuas, em especial o fornecimento periódico, pelo TCE/MT à PF, das bases de dados de execução orçamentária estadual e municipal, licitações e contratos e registros de servidores públicos estaduais e municipais.

Segundo a polícia federal,o software otimizará e diminuirá o tempo de conclusão das investigações policiais em andamento, através da identificação, por meio de uma única consulta, de transferências de recursos públicos federais, com indícios de fraudes ou desvios, a pessoas físicas, jurídicas ou entidades do terceiro setor, quer sejam realizadas diretamente pela União, quer sejam por intermédio dos estados ou municípios, através transferências constitucionais, voluntárias legais e fundo a fundo.

Leia Também:  Wilson Santos questiona irregularidades e requer audiência pública para debater situação no Detran-MT

Também será possível orientar a atuação proativa da Polícia Federal através da identificação de licitações, contratos, pagamentos, transferências irregulares e saques em espécie e do mapeamento das áreas de maior incidência de desvios de recursos, por intermédio do cruzamento de bases de dados de pessoas, empresas, licitações, contratações, compras governamentais, pagamentos,transferências de recursos, e bases de dados de execução financeira de tribunais de contas estaduais.

A bases do TCE/MT serão integradas ao conjunto de bases de dados da ferramenta tecnológica SRDP CONSULTAS, com o objetivo específico de auxiliar a investigação policial na identificação de indícios de fraudes ou desvios de recursos por pessoas e empresas que tenham recebido recursos públicos federais.

A integração da base de dados do Tribunal de Contas de Mato Grosso na ferramenta tecnológica, em desenvolvimento pela Polícia Federal, será de fundamental importância para fins de facilitação e diminuição do tempo das investigações policiais, a partir da consulta única, com uma única senha, a diversos bancos de dados que possibilitem a identificação de licitações, contratações, compras governamentais, pagamentos e transferências de recursos da União com indícios de fraudes ou de desvios de recursos.

Leia Também:  Colisão frontal entre carro e carreta mata dois indígenas em MT

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cidades

Colisão frontal entre carro e carreta mata dois indígenas em MT

Published

on

Reprodução/Informa Araguaia

Um grave acidente na noite de terça-feira (18) resultou na morte de dois indígenas na BR-158, em Nova Xavantina (649 km de Cuiabá). Eles estavam em um Uno vermelho que colidiu frontalmente com uma carreta.

A identidade das vítimas ainda não foi confirmada. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local, e a Polícia Civil investiga as circunstâncias da tragédia.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo regulamenta lei de Max Russi que exige a linguagem simples nas informações passadas pelo poder público ao cidadão
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA