.

Política MT

Prefeito defende que população quem deve escolher transporte: VLT ou BRT; Veja a diferença

Publicados

em

image_pdfimage_print

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defende a realização de um plebiscito com a população de Cuiabá e Várzea Grande para consultar sobre a preferência do modal de transporte, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ou Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Para o chefe do Executivo Municipal, a iniciativa visa inserir a vontade da população na escolha. A realização do plebiscito já foi aprovada pela Câmara de Vereadores, com 17 votos favoráveis. Pinheiro, nos próximos dias, deve procurar o Tribunal Regional Eleitoral para tratar do assunto.

“O povo se manifestar nas ruas tem valor democrático, ético e popular, pois quem manda é o povo. Quem decide sobre a melhor opção é a população, pois é ela quem vai utilizar o transporte coletivo”, declarou o prefeito.

O prefeito já solicitou agenda com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná para a definição da forma que será feito o plebiscito. “Os usuários do transporte coletivo devem ser ouvidos. O que acontece no Brasil é não existe a cultura da democracia participativa. A realização de plebiscitos e referendos estão previstos em lei”, defendeu Pinheiro.

Leia Também:  Câmara Municipal de Várzea Grande realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre

O gestor lembrou ainda que quando foi realizada a nova licitação do transporte coletivo, em 2016, já constava no planejamento de execução das empresas vencedoras, que o sistema a ser instalado fosse híbrido e serviria  tanto para o VLT como o BRT.

Entenda a diferença:

VLT (Veículo Leve sobre Trilhos)

O VLT é uma composição ferroviária com trilhos de superfície que precisa de energia elétrica. Trata-se de um sistema de transporte que atende a oferta de transporte existente entre o ônibus e o metrô subterrâneo.

 

 

 

 

BRT (Bus Rapid Transit)

BRT é um termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, que são alvo de consideráveis melhorias na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais que resultam em uma qualidade de serviço mais atrativa. Pode ser compreendido como um ônibus de grande capacidade que opera em faixas segregadas na superfície.

 

 

 

 

Jornalista: Fabiane Serra com Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política MT

Governo deixou Sputnik V em ‘stand by’ afirma Gilberto com avanço de vacinação em MT

Publicados

em

Gilberto Figueiredo
image_pdfimage_print

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que com o avanço da vacinação e possibilidade de doses para todos, o governo de Mato Grosso deixou a compra da Sputnik em ‘stand by’.

“Não logramos êxito na aquisição, pois é uma vacina que ainda não tem a garantia da Anvisa. Imputou aos estados um nível de responsabilidade muito grande. Agora, com o indicativo do governo federal que teremos vacina para toda a população, a gente coloca em stand by essa iniciativa, aguardando os próximos desdobramentos”, disse Gilberto.

No mês de março, o governador Mauro Mendes (DEM) fez um anuncio afirmando que a assinatura de contrato para compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik V, que viriam direto para Mato Grosso caso o Governo Federal não pagasse ou reembolsasse o Estado.

A expectativa era de que a primeira remessa chegasse já no dia 20 de abril. O governador chegou a dizer que com as 1,2 milhão de doses seria possível imunizar todos os mato-grossenses com mais de 30 anos de idade.

Leia Também:  Câmara Municipal de Várzea Grande realiza sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no entanto, não autorizou a importação do imunizante, e deu somente o aval para que viessem ao estado 71 mil doses (1% da população), e com uma série de restrições em relação a quem poderia recebê-las

Da Redação

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA