.
.

Política MT

Prefeito pede que TCU inspecione in loco as obras do VLT

Publicados

em

image_pdfimage_print

A Prefeitura de Cuiabá protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de inspeção in loco do órgão de controle nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que estão paralisadas na Capital e em Várzea Grande. O procedimento foi oficializado por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a vistoria presencial de ministros e técnicos do TCU é de suma importância para que vejam os impactos causados nas duas cidades com a não continuidade das obras. De acordo com a PGM, a solicitação foi protocolada na tarde desta terça-feira (10) e, agora, o Município aguarda a análise do Tribunal para que a data da atividade seja marcada.

“Com isso, vamos acabar com esses argumentos utilizados por aqueles que querem tapar o sol com a peneira. Quando os ministros e técnicos verem os canteiros arrebentados, os trilhos largados, a central de operações que é gigante, os 34 vagões abandonados junto com os milhões de equipamentos, tenho certeza que vão dar razão ao que era um grito vazio no deserto do prefeito de Cuiabá”, disse o prefeito.

Leia Também:  Governador diz que qualquer “bocozinho” sabe que TCU não pode interferir em escolha de BRT

Emanuel Pinheiro enfatizou ainda que, como gestor de Cuiabá, está sendo coerente com uma bandeira que defende há 10 anos, por acreditar que o VLT é o modal que melhor atende às necessidades da população cuiabana. Ele reforçou que a Prefeitura de Cuiabá continuará lutando pela retomada das obras, já que o VLT é um meio de transporte moderno, sustentável, e capaz de ofertar mais dignidade e respeito ao cidadão.

“O BRT foi sucesso há 50 anos. Cuiabá tem que olhar para frente e se equiparar com as principais capitais brasileiras e do mundo. Quem tem compromisso com Cuiabá, com a modernidade, com o futuro, tem que sempre pensar no melhor para aqueles que mais precisam. Temos que lutar pelo melhor, mais inovador, por mais sustentabilidade, dignidade e respeito pelo usuário do transporte coletivo”, completou.

DECISÃO DO TCU

Na última sexta-feira (6), por meio de decisão do ministro Aroldo Cedraz, o Tribunal de Contas da União acatou o pedido de cautelar movido pela Prefeitura de Cuiabá, determinando a suspensão do processo de substituição do VLT pelo Ônibus de Rápido Transporte (BRT). Entre as justificativas para o ato, o órgão de controle apontou a “inexistência, por exemplo, do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA”.

Leia Também:  AL pede suspensão do reajuste de 22% da conta de energia

Em sua decisão, o ministro ratificou os apontamentos feitos de forma constante pelo prefeito Emanuel Pinheiro desde que a possível troca de modal foi anunciada. No recurso conduzido pela PGM, por exemplo, a Prefeitura cita que “tal decisão se deu de forma unilateral, sem qualquer espécie de participação da sociedade e dos municípios por onde o modal de transporte será implantado, qual seja, Cuiabá e Várzea Grande”.

Este é um dos fatores mencionados por Cedraz, que lembrou que o Governo do Estado já havia sido alertado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) sobre a necessidade de cooperação dos governos locais nas discussões sobre o tema. O ministro destaca ainda que a decisão de alteração do modal de transporte público intermunicipal não possui respaldo da SMDRU.

 

Da Redação com Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política MT

Elizeu Nascimento realiza sessão para entrega de comendas, títulos e moções; FOTOS

Publicados

em

Diversas personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados na sociedade mato-grossense
image_pdfimage_print

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) realizou na noite da última terça-feira (17), uma sessão solene para a entrega de comendas, títulos de cidadão e moções de aplausos no parlamento estadual.

Diversas personalidades foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados na sociedade mato-grossense. Na abertura da sessão, Elizeu falou da satisfação de estar concedendo as honrarias aos homenageados.

“Eu falo que hoje temos aqui pessoas de vários segmentos que merecem reconhecimento. É uma noite especial. É coroar aqueles que tem feito muito pelo nosso estado. Centenas de pessoas caberiam aqui neste momento, mas nós temos limitações de quantitativo de honrarias a conceder, portanto, a cada ano que se passa vamos dando a oportunidade de trazer mais pessoas aqui. Agradeço as pessoas que realmente fazem por merecer em estar aqui esta noite”, disse o deputado.

Um dos homenageados da noite com a medalha de honra ao mérito esportivo, o cabo da Polícia Militar Victor Vinicius Paz, que coordena o projeto jiu-jitsu Rotam declarou que ao lado do sargento PM Roderiky Cardoso teve a ideia de criar o projeto, para desmistificar a imagem que o Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) era apenas uma unidade policial violenta.

Leia Também:  Elizeu Nascimento realiza sessão para entrega de comendas, títulos e moções; FOTOS

“O batalhão só aparecia na televisão fazendo grandes apreensões ou trocando tiros com bandidos, e aí, porque não trazer a sociedade para dentro do batalhão e conhecer a realidade dos policiais que tem família, são pessoas de bem, pessoas que fazem tão bem para a sociedade. A partir deste momento conheceram a realidade dos familiares dos policiais militares e graças a Deus o projeto foi um sucesso e temos aí atletas e alunos de 14 anos que ganharam uma bolsa atleta do estado para viver do esporte”, detalhou o cabo Paz.

A chefe de cozinha Jaqueline Terezinha Simon agradeceu ao deputado Elizeu sobre a luta para a regulamentação da profissão de chefe de cozinha. Segundo Jaqueline, hoje a classe é reconhecida, mas ainda falta ser regulamentada.

Representando a Associação dos chefes de cozinha de Mato Grosso, Jaqueline enalteceu o trabalho do deputado com a categoria. Outro homenageado, o advogado Paulo Sérgio Barbosa que é diretor da Empresa Cuiabana de Saúde que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito agradeceu o deputado Elizeu e sua família pela homenagem recebida.

Leia Também:  Governador diz que qualquer “bocozinho” sabe que TCU não pode interferir em escolha de BRT

Além disso, Paulo relembrou do incidente que aconteceu no Hospital São Benedito e destacou a ação das forças de segurança e resgate para evacuar o hospital e transferir os pacientes com segurança para outras unidades de saúde.

“Não poderia de deixar de agradecer a todos e dizer que as forças de segurança foram imprescindíveis no atendimento. Quero dizer que é um orgulho estar aqui a seu convite recebendo essa honraria e agradecer a tudo que tem feito pelo nosso estado de Mato Grosso e eu sou grato”, pontuou.

GALERIA:

Da Redação com Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA