Cidades

Renan critica 'abusos' do MP e diz não temer 'absolutamente nada'

Published

on

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou a atuação do MP (Ministério Público) e disse não temer “absolutamente nada” ao comentar, na noite desta quarta (14) em Brasília, a decisão do ministro do STF Teori Zavascki de devolver à PGR (Procuradoria-Geral da República) a denúncia contra o senador por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
“Cada decisão que eles pedem contra senador, cada constrangimento, cada busca e apreensão que fazem com a cobertura da imprensa, isso precisa ser melhor observado”, disse Renan. “De abuso em abuso como este, estão construindo uma névoa no país que não fará bem à nossa democracia.”
Em uma cena pouco comum, Renan desceu do seu posto habitual, no centro da mesa do Senado, e ocupou a tribuna da Casa para se defender e atacar a atuação do MP. O presidente do Senado disse lamentar que o MP, em situações como esta, perca “a condição de ser o fiscal da lei”.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não esperou a conclusão do inquérito da Polícia Federal em Brasília para denunciar Renan na segunda (12). Diante disso, o ministro Teori, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, devolveu a denúncia a Janot para que ele complemente com as informações da investigação policial.
A iniciativa de Janot contradiz o próprio prazo solicitado pelo procurador-geral para a conclusão das investigações envolvendo Renan. No dia 24 de outubro, o procurador-geral pediu ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, que o prazo das investigações fosse prorrogado por mais 60 dias para o cumprimento de diligências da Polícia Federal, o que foi acatado pelo ministro.

Leia Também:  CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

‘Estou há nove anos sob devassa’

Em sua fala, Renan afirmou estar “há nove anos sob devassa intensa, sob investigação”.  O presidente do Senado comentou o caso em que é réu por peculato (desvio de dinheiro público) no STF. A denúncia da PGR acusa Renan de ter desviado parte de sua verba parlamentar, a que todo senador tem direito para pagar por atividades do mandato, para pagar a pensão alimentícia de uma filha. O desvio teria ocorrido, segundo a denúncia, por meio da simulação do aluguel de carros para o gabinete do senador. Esta noite, Renan afirmou ter provado que a empresa existe e os serviços foram prestados.
“É esta denúncia que ensejou o pedido da Procuradoria e de um partido político [a Rede] do meu afastamento da Presidência do Senado porque réu não pode ficar na linha sucessória”, disse. “Eu não temo absolutamente nada. A minha vida foi devassada e continua sendo devassada. Eu não tenho nenhum problema na minha vida pública e na minha vida pessoal.”
Depois de sua fala, Renan foi cumprimentado pelo senador Fernando Collor (PTC-AL) e aplaudido por diversos colegas.

Leia Também:  Alunos ganham festa de formatura após empresa contratada não cumprir contrato

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cuiabá

Prefeitura firma parceria pela inclusão com ouvidor da Defensoria Pública

Published

on

O advogado Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, visitou nesta semana Andrico Xavier, futuro secretário de Inclusão e Acessibilidade da Prefeitura de Cuiabá. A reunião teve como objetivo firmar parcerias estratégicas e dar as boas-vindas ao novo representante da comunidade de pessoas com deficiência na capital.

Andrico, conhecido por sua atuação em prol das pessoas com deficiência, também expressou entusiasmo com a parceria. “Estamos com as portas abertas e é uma honra poder contar com o apoio da Defensoria Pública, que é um órgão próximo das pessoas em maior vulnerabilidade econômica. Além disso, a Defensoria exerce um papel social fundamental ao promover a defesa de direitos de forma gratuita, contribuindo para a inclusão e o acesso à cidadania.”

Getúlio destacou a relevância de Andrico para o fortalecimento das políticas inclusivas. “É muito importante para a sociedade cuiabana ter o Andrico como representante dessa secretaria. Ele é uma pessoa que entende profundamente o tema e sabe, na prática, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Vejo essa escolha como um verdadeiro avanço na construção de uma Cuiabá mais inclusiva e justa. Além disso, a composição da equipe da secretaria, que conta com pessoas surdas, autistas, cadeirantes e com outras deficiências, representa um empoderamento real da comunidade.”

Leia Também:  Após fortes chuvas, Botelho mobiliza ajuda emergencial para Rio Branco e Salto do Céu

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública é reconhecida por ser o principal canal de diálogo entre a instituição e a população, promovendo melhorias contínuas nos serviços prestados. Getúlio, como novo ouvidor-geral, assumirá a responsabilidade de ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções efetivas.

A gestão do prefeito Abilio Brunini reforça seu compromisso com uma Cuiabá inclusiva e acessível, empenhando-se em firmar parcerias que consolidem a capital como uma cidade justa e acolhedora para todos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA