Politica 1 (um)

TCE multa ex-prefeito de MT e manda Prefeitura cobrar dele valores não repassados ao INSS

Published

on

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) multou o ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger (à 35 km de Cuiabá), Valdir Ribeiro, e ainda determinou que a Prefeitura instaure procedimento administrativo contra ele, pelo não repasse de contribuições previdenciárias dos servidores públicos municipais ao INSS.

De acordo com o TCE, Adriano Garcia da Costa, controlador interno da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, protocolou uma Representação de Natureza Externa contra Valdir Ribeiro apontando diversas irregularidades durante o seu mandato à frente do município, entre 01 janeiro de 2013 a 06 de outubro de 2015.

Conforme o procedimento, as irregularidades são: inadimplemento de contribuições previdenciárias da parte patronal devidas para o INSS; atrasos e inadimplências nos pagamentos da parte patronal, e não repasse da cota dos segurados para o Fundo Municipal de Previdência Social; Previ-Leverger; e descontos realizados na folha de pagamento dos servidores públicos municipais a título de empréstimos consignados, porém, não repassados às instituições financeiras contratadas.

Os autos apontam que a inadimplência das contribuições previdenciárias da parte patronal devidas ao INSS, referente ao período de março/2013 a agosto/2015, são no montante de R$ 2.250.994,66 milhões.

Leia Também:  Audiência pública discute situação da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt

Em sua defesa, Valdir Ribeiro argumentou que foram tomadas medidas para parcelar os débitos previdenciários com o INSS, a exemplo do Projeto de Lei 21/GP/2015.

O Ministério Público de Contas, por intermédio do procurador William de Almeida Brito Júnior, emitiu o parecer opinando pelo conhecimento da presente Representação de Natureza Externa e, no mérito, pela sua parcial procedência.

O relator do processo, conselheiro Valter Albano, julgou parcialmente procedente a Representação contra o ex-prefeito Valdir Ribeiro e o multou em R$ 5.211,60 pelas irregularidades cometidas em sua gestão.

Recomendou a atual administração promova imediatamente, a regularização da situação dos servidores que não tiveram seus valores à título de empréstimo consignado repassados às instituições financeiras credoras; providencie os repasses das cotas dos segurados dos meses de junho a agosto/2015 para o Previ-Leverger.

Além disso, recomendou que atual gestão da Prefeitura diligencie imediatamente, no sentido de apurar os juros, as multas e a correção monetária, incidentes sobre o valor das contribuições previdenciárias mensais da parte patronal que não foram pagas ao INSS no período de março/2013 a novembro/2014, como também dos valores devidos ao Previ-Leverger, referentes a atrasos e inadimplências nos pagamentos da parte patronal dos meses de dezembro/2014 a agosto/2015, e não pagamento das Parcelas 21 e 28 do Termo de Acordo de Parcelamento e Confissão de Débitos Previdenciários 1073/2015, a fim de promover junto ao RGPS e RPPS, a regularização dos débitos previdenciários devidamente atualizados, cobrando os encargos financeiros, regressivamente, do ex-prefeito Valdir Ribeiro, mediante Processo Administrativo Disciplinar.

Leia Também:  Deputado Juca do Guaraná cobra ações que combatam feminicídios no estado

Vale lembrar que Valdir Ribeiro foi cassado em outubro de 2015, após ficar dois anos e 10 meses à frente da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger. Ele foi cassado pelos vereadores do município, sob a acusação de não ter prestado informações sobre as atividades do município desde 2014.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Politica 1 (um)

Botelho diz que domingo (6) promete ser uma data histórica em sua vida

Mauro Mendes também disse que este domingo, dia das eleições, sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará à capital e todo o município.

Published

on

Postulante à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil) informou que não vê a hora de depositar seu voto na Escola Djalma Ferreira de Souza, onde chegará às 9h em ponto, juntamente com o governador Mauro Mendes (União). O educandário fica situado na Avenida Djalma Ferreira de Souza, no Morada do Ouro.

“Vamos estar lá às 9h, já combinamos. Não deixa de ser um momento único, precioso, e certamente será mais uma data a ser guardada com especial carinho na minha história de vida, a exemplo de votações anteriores, onde foi reconduzido ao cargo parlamentar”.

Também se pronunciando, o governador Mauro Mendes reiterou que domingo sinaliza as mudanças positivas que a gestão de Botelho trará para a capital e todo o município.

Governador Mauro Mendes reafirmou que administração de Botelho contará com apoio do Governo do Estado

“Posso assegurar que Botelho não estará sozinho nesta jornada, pois contará com apoio pontual do governo estadual e da própria Assembleia Legislativa de Mato Grosso, órgão em que deixou legado dinâmico de trabalho pelo Estado e seus habitantes”.

Leia Também:  Dr Eugênio se reune na ANTT para discutir licitação da FICO

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA