Política MT

Thiago Silva avalia impacto positivo da sala 24 horas no acolhimento de vítimas em Rondonópolis

Published

on

Desde que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, em 2019, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem sido uma das principais vozes no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso. A inauguração da primeira sala de atendimento 24 horas no interior do Estado, em Rondonópolis, é mais um reflexo de sua luta incansável por mais políticas públicas que garantam a segurança, os direitos e a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídio.

Além de ser defensor da implantação de delegacias da mulher 24 horas nos polos regionais do Estado – com a Lei de n.° 11.061/2019 de sua autoria, o parlamentar tem uma trajetória marcada pela criação de outras importantes leis e iniciativas voltadas para a proteção feminina. Em 2022, ele foi o autor da Lei nº 11.810, que oficializou o Dia de Combate à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio no calendário estadual, celebrado em 25 de novembro. A data tem como objetivo intensificar ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência, além de promover debates e campanhas educativas.

Leia Também:  Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT

Outro avanço significativo promovido por Thiago Silva é a Lei nº 12.456/2024, que institui a Patrulha Maria da Penha na Polícia Militar de Mato Grosso. O programa realiza visitas periódicas a mulheres em situação de violência doméstica, além de oferecer atendimento emergencial. “A Patrulha Maria da Penha é uma proposta para proteger mulheres em risco. Felizmente, demos mais um passo na luta pela segurança de nossas mulheres”, destacou o deputado.

Para ele, a criação da sala de atendimento 24 horas, em Rondonópolis, demonstra como políticas públicas bem estruturadas podem proteger as mulheres e salvar vidas. Ele enfatiza, que ainda há muito trabalho a ser feito. “Enquanto houver mulheres sendo violentadas, seguiremos propondo e lutando por medidas que garantam a proteção. A sala de atendimento em Rondonópolis é um avanço e precisamos expandir esse modelo para outros polos regionais do estado”, defendeu.

Os números alarmantes de feminicídios em Mato Grosso reforçam a urgência de iniciativas como as propostas por Thiago Silva. Entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas 40 mortes por violência doméstica em 27 cidades do Estado, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). “Esses números são inaceitáveis. Precisamos de ações concretas para mudar essa realidade. Meu compromisso é continuar lutando por mais delegacias especializadas, leis mais rígidas e programas que garantam a segurança e os direitos das mulheres”, afirmou.

Leia Também:  CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Emoção e homenagens marcam despedida do presidente da Câmara . Veja vídeo

Published

on

Na manhã deste domingo (19), foi sepultado no Cemitério Municipal de Sorriso o corpo de Gerson Bicego, conhecido como Professor Gerson (PL), presidente da Câmara de Sorriso e ex-vice-prefeito da cidade. A despedida foi marcada por uma grande comoção, reunindo cerca de 10 mil pessoas no velório, que ocorreu no Clube de Eventos Sorriso.

O cortejo fúnebre percorreu locais que simbolizam a trajetória de vida e dedicação de Gerson, incluindo a Câmara Municipal, a Prefeitura, a Escola Vila Bela, o Horto Municipal e o Parque Ecológico. O caixão, coberto com a bandeira do Brasil, foi conduzido até o caminhão do Corpo de Bombeiros pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

No cemitério, as homenagens continuaram. A Guarda Fúnebre da Polícia Militar prestou uma salva de tiros, enquanto o Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) sobrevoou o local e lançou pétalas de rosas.

Legado político e pessoal

Gerson Bicego, que morreu aos 54 anos na madrugada de sábado (18), foi vítima de um AVC isquêmico sofrido dois dias antes. Internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital 13 de Maio, o parlamentar não resistiu. Professor de História e vereador em seu segundo mandato, Gerson estava à frente da presidência da Câmara de Sorriso após ser o vereador mais votado nas últimas eleições.

Leia Também:  Botelho propõe instalação de telas de proteção em passarelas e viadutos

Emocionado, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (PL), destacou as qualidades de Gerson como líder e ser humano. “Um exemplo de pai, amigo, esposo e político que deixa um legado para as próximas gerações”, afirmou. O vice-presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), também lamentou a perda, ressaltando o amor que Gerson recebia da população. “A tristeza é grande, mas a certeza de que ele está no céu aquece nossos corações”, declarou.

Autoridades e homenagens

O velório reuniu prefeitos de cidades vizinhas, como Roberto Dorner (PL), de Sinop, Miguel Vaz (Republicanos), de Lucas do Rio Verde, e Calebe Francio (MDB), de Boa Esperança do Norte. O ex-prefeito Ari Lafin (PSDB) e o vice-prefeito Acacio Ambrosini (Republicanos), que estavam em viagem, enviaram mensagens de condolências.

Em sinal de respeito, a Prefeitura e a Câmara Municipal decretaram luto oficial.

Família e saudades

Gerson deixa a viúva, Edilamar Bicego, professora, e duas filhas, Maria Angélica e Gabrielly Nava Bicego. Seu compromisso com a educação e com a comunidade de Sorriso o tornaram uma figura querida e admirada, cuja memória será preservada por gerações.

Leia Também:  CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

Veja vídeo:

.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA