O vereador Abílio Brunini (PSC) desencadeou uma campanhas nas mídias sociais contra a realização das festas de carnaval de ruas com patrocínio público em Cuiabá.
Na campanha, o parlamentar ressalta que não é obrigação da Prefeitura Municipal realizar este tipo de festividade. O novato na Câmara tem conquistado engajamento de pessoas que compartilham do posicionamento.
Uma postagem na qual afirma que no ano passado Cuiabá investiu R$ 200 mil com a realização da festa e pagamento de premiação tem mais de cinco mil visualizações. “Não é função da prefeitura custear festas como o carnaval. Ainda mais em momento de crise como o que passamos”, enfatiza a postagem.
Procurado, o parlamentar esclareceu ao Hipernotícias que a campanha está direcionada a conscientizar a população sobre o mau uso do dinheiro público e também as autoridades para que repensem sobre a realização desse tipo de evento com recursos do povo.
“Não há vantagem para o município nestas realizações. Não há caráter turístico no carnaval em Cuiabá. Todo o dano causado com acidentes e pessoas envolvidas em brigas que acabam indo para as unidades médicas da cidade não compensam o valor investido na festa. Até porque não tem para onde encaminhar esses pacientes já que Pronto-Socorro e outros hospitais estão lotados”, ressaltou o vereador. “Incentivar uma atividade que irá aumentar o número de pacientes nos hospitais, sendo que não temos mais capacidade para atender é loucura”, completa.
Ele afirma que a realização é indiferente, uma vez que quem gosta de carnaval vai fazer sua festa em área particular. “A festa será feita do mesmo jeito. Vai captar recurso da mesma forma”, frisa.
O vereador ressalta que uma alternativa para a realização da festa sem o emprego de dinheiro público seria parceria com empresas, assim como foi feito com a vinda da cantora Anitta para Cuiabá, na inauguração da Orla do Porto. O show da artista foi pago por uma empresa cervejeira.
Muitas pessoas têm compartilhado e deixado mensagens de apoio ao vereador em sua publicação.
Carnaval 2017
A Prefeitura de Cuiabá divulgou, na semana passada, que o orçamento para a festa deste ano é de R$ 270 mil. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Renato Anselmo Vilela, já iniciou as visitas aos ensaios dos blocos carnavalescos e ressaltou que este ano não haverá festas descentralizadas.
Os locais que vão abrigar as festas carnavalescas serão apenas a Praça da Mandioca, pela tradição, a Orla do Porto, pela estrutura e Nossa senhora da Guia para fomentar a economia e o turismo da região.
A Prefeitura informou que nos próximos dias irá abrir o edital para inscrições dos concorrentes a Rei Momo e a Rainha do Carnaval.
O tradicional desfile de blocos, na Orla do Porto, vai acontecer no dia 28 de fevereiro.
Vereador polêmico
Recém-empossado, o vereador Abílio causou polêmica assim que assumiu. Com a proposta de livre acesso da população ao seu gabinete, o parlamentar quebrou as paredes de sua sala e publicou o vídeo em rede social.
“Neste lugar não quero barreiras. Não quero privacidade. Não quero que digam “o vereador não está”, e depois o cara está escondido numa salinha. Quero ver todo mundo trabalhando e quero que todos me vejam. Então… Vamos quebrar tudo, chega de paredes”, descreveu Abílio com uma marreta nas mãos.