Saúde

Hospital universitário reabre triagem de grávidas após superlotação em MT

Published

on

O Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), em Cuiabá, reabriu nesta segunda-feira (6) o atendimento de triagem obstétrica. A unidade havia suspendido o atendimento temporariamente desde terça-feira (31) por problema de superlotação. A medida foi tomada porque Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do prédio, que tem 15 leitos, estava atendendo 18 casos graves, sem condição de alta.

Em nota, o Hospital Universitário Júlio Müller comunicou que reabriu a triagem. Ainda de acordo com o hospital, a liberação da triagem foi possível em função de transferências e altas médicas de bebês que estavam internados na UTI Neonatal e no setor semi-intensivo (UCINCO).

A suspensão da triagem foi decidida na semana passada para evitar novos nascimentos na maternidade do hospital que poderiam precisar de cuidados intensivos. Dessa forma, ficou garantido o atendimento de qualidade aos pacientes que já estavam internados.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Saúde

Professor de 59 anos se joga de obra do Pronto-Socorro em Várzea Grande

Published

on

Um professor de 59 anos foi socorrido na manhã desta terça-feira (28) após se jogar de uma estrutura em obras no Pronto-Socorro de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Esta é a segunda tentativa de suicídio registrada em dois dias envolvendo o mesmo homem.

De acordo com informações da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados imediatamente após o ocorrido. O professor foi retirado do local em uma maca e, conforme vídeos registrados pelos agentes, aparentava estar consciente no momento do resgate. Ele foi encaminhado para atendimento emergencial na própria unidade hospitalar.

Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

Histórico recente

No último domingo (26), o mesmo homem já havia mobilizado uma grande operação de resgate ao subir na torre da caixa d’água do Supermercado Comper, em Várzea Grande, onde permaneceu por cerca de 14 horas ameaçando tirar a própria vida.

O Corpo de Bombeiros informou que, durante a ação, o professor apresentava comportamento instável, alternando entre momentos de calma e agitação. Uma rede de segurança foi montada ao redor da torre, e os militares conseguiram imobilizá-lo e retirá-lo do local sob chuva, por volta das 18h50.

A operação contou com 28 profissionais, incluindo equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Samu, além de oito viaturas. Após o resgate, o homem foi encaminhado a uma unidade de saúde para receber acompanhamento médico e psicológico.

Motivação e situação familiar

De acordo com familiares, o professor sofre de depressão e vinha enfrentando dificuldades emocionais ligadas à vida pessoal. As filhas informaram que ele tentava reatar o relacionamento com a mãe delas, de quem está separado desde 2013.

O relacionamento, no entanto, não foi retomado. A ex-companheira possui uma medida protetiva contra ele.

Atenção e prevenção

Autoridades e profissionais de saúde reforçam a importância da atenção aos sinais de sofrimento emocional e à busca por ajuda especializada.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional gratuito e confidencial 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Vídeo:

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA