Saúde

Quer perder peso? Evite comer em restaurantes, diz estudo

Published

on

Quer perder peso e não consegue? Pare de comer fora. Um estudo com duração de um ano apresentado durante o American Heart Association, descobriu que as pessoas têm 60% de chance de sair da dieta quando estão em restaurantes ou na presença de várias pessoas.

“Você pode pensar que todo mundo sabe que ao comer fora existe um maior risco, mas alguns entram nesses ambientes tóxicos e esquecem”, disse Lora Burke, principal autora do estudo e professora de enfermagem na Universidade de Pittsburgh, à revista americana Time. 

Monitoramento por aplicativo

Com a ajuda de um aplicativo, os pesquisadores analisaram a relação entre alimentos tentadores e o comportamento que eles despertam nas pessoas. Eles acompanharam 150 pessoas acima do peso que tentavam manter alguma rotina de dieta. Os participantes, cuja maioria eram mulheres, entravam no aplicativo cinco vezes por dia para avisar onde e com quem estavam, e se haviam escapado da dieta (ou ficaram tentados a fazê-lo). Além disso, eram recomendados a compartilhar quais alimentos e porções comiam, mesmo sabendo que eram inconsistentes com o plano alimentar que seguiam.

Os resultados mostraram que, além da maior parte das recaídas acontecerem em bares ou restaurantes, os participantes sentiam menos vontade de sair da dieta quando comiam em casa ou no trabalho, por exemplo, e um desejo ainda menor quando estavam no carro ou na casa de amigos e parentes. Esses locais representaram uma chance de 30% e 40%, respectivamente.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Saúde

Professor de 59 anos se joga de obra do Pronto-Socorro em Várzea Grande

Published

on

Um professor de 59 anos foi socorrido na manhã desta terça-feira (28) após se jogar de uma estrutura em obras no Pronto-Socorro de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Esta é a segunda tentativa de suicídio registrada em dois dias envolvendo o mesmo homem.

De acordo com informações da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados imediatamente após o ocorrido. O professor foi retirado do local em uma maca e, conforme vídeos registrados pelos agentes, aparentava estar consciente no momento do resgate. Ele foi encaminhado para atendimento emergencial na própria unidade hospitalar.

Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

Histórico recente

No último domingo (26), o mesmo homem já havia mobilizado uma grande operação de resgate ao subir na torre da caixa d’água do Supermercado Comper, em Várzea Grande, onde permaneceu por cerca de 14 horas ameaçando tirar a própria vida.

O Corpo de Bombeiros informou que, durante a ação, o professor apresentava comportamento instável, alternando entre momentos de calma e agitação. Uma rede de segurança foi montada ao redor da torre, e os militares conseguiram imobilizá-lo e retirá-lo do local sob chuva, por volta das 18h50.

A operação contou com 28 profissionais, incluindo equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Samu, além de oito viaturas. Após o resgate, o homem foi encaminhado a uma unidade de saúde para receber acompanhamento médico e psicológico.

Motivação e situação familiar

De acordo com familiares, o professor sofre de depressão e vinha enfrentando dificuldades emocionais ligadas à vida pessoal. As filhas informaram que ele tentava reatar o relacionamento com a mãe delas, de quem está separado desde 2013.

O relacionamento, no entanto, não foi retomado. A ex-companheira possui uma medida protetiva contra ele.

Atenção e prevenção

Autoridades e profissionais de saúde reforçam a importância da atenção aos sinais de sofrimento emocional e à busca por ajuda especializada.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional gratuito e confidencial 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Vídeo:

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA