Saúde

Seis idosos morrem de gripe em Várzea Grande em 2025; Saúde reforça alerta para vacinação

Published

on

Seis idosos morreram, em 2025, vítimas de gripe em Várzea Grande. A informação é da Prefeitura Municipal, que confirmou os óbitos por meio da Vigilância Epidemiológica. Cinco das mortes ocorreram no Pronto-Socorro e Hospital Municipal da cidade, todas envolvendo pacientes com comorbidades. O sexto óbito foi registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ipase, de um paciente de 68 anos.

Diante do cenário, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou os alertas sobre a importância da vacinação contra a gripe (influenza), sobretudo entre os públicos mais vulneráveis: crianças, idosos, gestantes e puérperas. O alerta se torna ainda mais urgente com a chegada do tempo frio, quando aumentam os casos de doenças respiratórias.

“Esses números são alarmantes, principalmente porque a vacina está disponível gratuitamente para a população. É fundamental que os moradores procurem as unidades de saúde e se imunizem contra a influenza e contra a covid”, alerta Alessandra Carreira, gerente da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a prefeitura, entre os dias 20 de abril e 24 de maio, foram registrados mil atendimentos por síndromes respiratórias nas UPAs do Ipase e do Cristo Rei, além das Unidades Básicas de Saúde. No Pronto-Socorro, houve 344 registros no mesmo período.

Além do vírus influenza, o coronavírus segue circulando em Várzea Grande e preocupa as autoridades, já que os sintomas de ambas as doenças são semelhantes.

“Este ano, as temperaturas devem cair mais do que o habitual, aumentando o risco de agravamento de doenças respiratórias. Infelizmente, muitos ainda subestimam os perigos da gripe, que podem levar a óbito e sobrecarregar as unidades de saúde. Ainda temos o vírus da covid circulando na cidade e que tem quase os mesmos sintomas”, alerta o superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares.

A vacinação contra a gripe está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A recomendação é que a população procure os postos o quanto antes.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Saúde

Professor de 59 anos se joga de obra do Pronto-Socorro em Várzea Grande

Published

on

Um professor de 59 anos foi socorrido na manhã desta terça-feira (28) após se jogar de uma estrutura em obras no Pronto-Socorro de Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá). Esta é a segunda tentativa de suicídio registrada em dois dias envolvendo o mesmo homem.

De acordo com informações da Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados imediatamente após o ocorrido. O professor foi retirado do local em uma maca e, conforme vídeos registrados pelos agentes, aparentava estar consciente no momento do resgate. Ele foi encaminhado para atendimento emergencial na própria unidade hospitalar.

Ainda não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.

Histórico recente

No último domingo (26), o mesmo homem já havia mobilizado uma grande operação de resgate ao subir na torre da caixa d’água do Supermercado Comper, em Várzea Grande, onde permaneceu por cerca de 14 horas ameaçando tirar a própria vida.

O Corpo de Bombeiros informou que, durante a ação, o professor apresentava comportamento instável, alternando entre momentos de calma e agitação. Uma rede de segurança foi montada ao redor da torre, e os militares conseguiram imobilizá-lo e retirá-lo do local sob chuva, por volta das 18h50.

A operação contou com 28 profissionais, incluindo equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Samu, além de oito viaturas. Após o resgate, o homem foi encaminhado a uma unidade de saúde para receber acompanhamento médico e psicológico.

Motivação e situação familiar

De acordo com familiares, o professor sofre de depressão e vinha enfrentando dificuldades emocionais ligadas à vida pessoal. As filhas informaram que ele tentava reatar o relacionamento com a mãe delas, de quem está separado desde 2013.

O relacionamento, no entanto, não foi retomado. A ex-companheira possui uma medida protetiva contra ele.

Atenção e prevenção

Autoridades e profissionais de saúde reforçam a importância da atenção aos sinais de sofrimento emocional e à busca por ajuda especializada.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional gratuito e confidencial 24 horas por dia, pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Vídeo:

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA