TCE

Fórum reúne auditores e controladores para discutir estratégias de fortalecimento do controle na gestão pública

Published

on

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
O encontro reuniu mais de 330 profissionais. Clique aqui para ampliar

Com quatro painéis temáticos ao longo desta quarta-feira (29), o 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de Mato Grosso reuniu especialistas de diferentes órgãos de controle no auditório da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir o fortalecimento das políticas públicas, o impacto da reforma administrativa sobre as prerrogativas, o uso de inteligência artificial na gestão pública e os desafios do enfrentamento ao crime organizado.

Abrindo a programação técnica, o primeiro painel do Fórum abordou o papel do controle como instrumento de garantia das políticas públicas. Com mediação da auditora de controle externo do TCE-MT e presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (AUDIPE-MT), Simony Jin, os painelistas Vanessa Paixão, Patrícia Alvares e Volmar Bucco Júnior enfatizaram a importância da intersetorialidade e dos eixos estratégicos para efetiva garantia das normativas, bem como os desafios encontrados pelos auditores. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
O 1° painel abordou o papel do controle como instrumento de garantia das políticas públicas. Clique aqui para ampliar

Coordenadora-geral do evento, Simony Jin defendeu que a correta aplicação das políticas públicas deve ser o foco principal do controle interno e externo. “É através delas que os resultados e serviços públicos de qualidade chegam para a população”, defendeu. Ela reforçou ainda a relevância das auditorias se basearem em indicadores mensuráveis.

Durante sua fala, o auditor de controle externo do TCE-MT Volmar Bucco Júnior apresentou o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizado pela Corte de Contas mato-grossense em conjunto com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com ele, para além de aprimorar a transparência, o programa fortalece a carreira dos controladores internos uma vez que a primeira etapa é a autoavaliação realizada internamente. “Assim, valorizamos a carreira de quem está em um ponto estratégico da gestão e melhor conhece todas as áreas.”

Leia Também:  Levantamentos sobre transporte escolar e unidades de saúde estão na pauta do Plenário Virtual desta semana

O segundo painel discutiu os impactos da Reforma Administrativa sobre o controle e as auditorias. Os auditores federais de Finanças e Controle na Corregedoria-Geral da União (CGU) Thiago Meokarem Andrade Godoy e Rudinei Marques, ao lado do vice-presidente regional para Assuntos dos Tribunais de Contas Estaduais, Distrital e Municipais da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC), Ismar Viana, defenderam a preservação das prerrogativas dos servidores, demonstrando a importância da função para o controle da máquina pública e pontuando a articulação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 38/2025.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
O 2° painel discutiu os impactos da Reforma Administrativa sobre o controle e as auditorias. Clique aqui para ampliar

Representando o presidente Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, o coordenador jurídico da instituição, Marcus Mundim, mediou a discussão ao lado da presidente da Associação dos Auditores da Auditoria Geral do Estado de Mato Grosso (ASSAE-MT), Priscila Alves Ferreira.

Para Mundim, a reflexão em torno da proposta deve ser norteada pela melhoria da eficiência. “A carreira de auditor é de suma importância e é necessário que se tenham essas prerrogativas asseguradas. Se há riscos, é razoável que se unam para debater e cobrar melhorias e garantias”, pontuou.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A aplicação da inteligência artificial (IA) na gestão pública foi tema do 3° painel. Clique aqui para ampliar

A aplicação da inteligência artificial (IA) na gestão pública foi tema do terceiro painel. Com mediação de Rodrigo Amorim, auditor interno da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), os especialistas Ricardo Plácido, da Controladoria-Geral da União (CGU), Rainério Leite, do Tribunal de Contas da União (TCU) e Vanessa Campos, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentaram iniciativas que vêm modernizando o setor público em diferentes áreas, como o ChaTCU e CapitoTCU e CGU-Insight, AuditPesquisa e LIA.

Leia Também:  TCE-MT reúne lideranças femininas nesta sexta-feira para discutir direitos humanos e proteção digital

“A IA generativa é baseada em modelos de linguagens e especializada em produzir texto. De forma resumida, a máquina aprendeu a escolher, matematicamente, a próxima palavra a ser entregue. Por isso, para produzir uma resposta ela depende de informações que você fornece antes”, argumentou Rainério Leite, auditor de controle externo e secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
O último painel discutiu o avanço das organizações criminosas na administração pública e os desafios enfrentados pelos órgãos de controle para prevenir e combater a corrupção.Clique aqui para ampliar

Encerrando o evento, o último painel discutiu o avanço das organizações criminosas na administração pública e os desafios enfrentados pelos órgãos de controle para prevenir e combater a corrupção. Ministraram o debate os promotores de Justiça Marcos Bulhões e Gustavo Dantas, que trataram das formas de atuação de organizações criminosas que buscam se infiltrar no Estado em busca de poder e influência, destacando estratégias de enfrentamento baseadas na cooperação e na cultura de integridade. As falas foram mediadas pelo presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT), Robson Máximo.

“As organizações criminosas atuam em rede, como se possuíssem diferentes departamentos. Isso dificulta seu enfraquecimento, porque mesmo quando um crime é detectado e um criminoso é condenado, a organização o substitui e segue operando. Por isso, o Poder Público precisa mapear toda a organização para agir em rede, da mesma forma, no combate”, disse Gustavo Dantas, que também atua como coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Mato Grosso (CAOPP-MPMT).

Organizado em parceria pela AUDIPE-MT, ASSAE-MT e Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT), o evento ainda foi marcado pela entrega de certificados e sorteios de brindes.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE

Sérgio Ricardo participa da posse do novo desembargador e fortalece parceria institucional

Published

on

Crédito: Josi Dias
Ilustração
Procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar; desembargador Ricardo Almeida; e o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo.. Clique aqui para ampliar.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, e o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, prestigiaram a posse do advogado Ricardo Gomes de Almeida no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta segunda-feira (10). Almeida foi eleito pelo Quinto Constitucional, destinado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), na vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, destacou a importância da integração entre o Tribunal de Contas e o Judiciário para o fortalecimento das instituições e para a promoção da cidadania em Mato Grosso.

“O Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas caminham lado a lado em defesa da transparência, da boa gestão e da justiça social. A posse do desembargador Ricardo Almeida representa mais um capítulo dessa história de cooperação entre instituições que, cada uma em seu papel, trabalham pelo mesmo propósito, de servir bem à sociedade mato-grossense”, afirmou o conselheiro-presidente.

Sérgio Ricardo também parabenizou o novo magistrado pela trajetória e pela contribuição à advocacia. “O Quinto Constitucional tem essa virtude de trazer ao Judiciário a sensibilidade de quem vivencia o cotidiano da advocacia. Tenho certeza de que o desembargador Ricardo Almeida levará ao TJMT esse olhar humano e equilibrado, que é fundamental para o fortalecimento da Justiça”, completou.

Leia Também:  TCE-MT reúne lideranças femininas nesta sexta-feira para discutir direitos humanos e proteção digital

O procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, também destacou a relevância do diálogo permanente entre as instituições que compõem o sistema de Controle e de Justiça.

“O fortalecimento do Estado Democrático de Direito depende, essencialmente, da harmonia entre as instituições e da atuação ética e comprometida de seus agentes públicos. O Ministério Público de Contas se soma a essa celebração, reafirmando sua disposição em continuar trabalhando de forma integrada com o Judiciário e com o Tribunal de Contas em defesa do interesse público e da boa governança”, afirmou Alencar.

Em seu discurso de posse, Ricardo Gomes de Almeida destacou a responsabilidade e o simbolismo da chegada ao Tribunal pelo Quinto Constitucional. 
“Recebo essa missão com profundo senso de responsabilidade e humildade por uma das mais nobres pontes de diálogo institucional da República, um mecanismo que renova e humaniza os tribunais com a vivência daqueles que conhecem de perto a luta da parte mais vulnerável da Justiça e as vozes da sociedade”, declarou.

Com mais de 26 anos de experiência na advocacia, o novo desembargador é especialista em Direito Empresarial e Eleitoral. Exerceu por dois mandatos o cargo de juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e foi conselheiro estadual da OAB-MT, além de membro da Comissão de Direito Eleitoral e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas.

Leia Também:  Com equilíbrio fiscal e superávits orçamentários, contas de mais quatro municípios recebem parecer favorávell

O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, ressaltou a relevância da trajetória profissional de Almeida e o fortalecimento do diálogo institucional proporcionado pelo Quinto Constitucional.

“O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebe o desembargador Ricardo Gomes de Almeida e, ao fazê-lo, reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o diálogo institucional. Com uma trajetória de mais de duas décadas na advocacia marcada por atuação firme no Tribunal Regional Eleitoral, sua jornada revela familiaridade com os caminhos da cidadania e com os limites da norma”, afirmou Zuquim.

Compuseram a mesa de honra, além do conselheiro-presidente do TCE-MT, o vice-governador Otaviano Pivetta, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ulisses Rabaneda, o procurador-geral de Justiça Rodrigo Fonseca Costa, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Luiz Duarte Figueiredo, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), desembargador Aguimar Peixoto, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro, e a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA