TCE

Instituto Memória celebra 72 anos do TCE-MT com documentário, hotsite e homenagem institucional

Published

on

Ilustração

O aniversário de 72 anos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) é celebrado com um olhar voltado à história e à identidade da instituição. Para marcar a data, o Instituto Memória (IME) promoveu uma série de ações que resgatam o passado, valorizam o presente e projetam o futuro da instituição.

Entre as iniciativas, destaca-se o lançamento do primeiro documentário da série “Fundadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso”, produzido em parceria com a TV Contas. A obra retrata a trajetória do contador e professor Sebastião Oliveira, o Dr. Paraná, um dos idealizadores e primeiros técnicos do Tribunal. 

“Cada documento, cada depoimento e cada registro histórico são parte de uma trajetória construída com trabalho e compromisso público. Celebrar 72 anos é reafirmar nossa identidade e mostrar que o TCE-MT segue evoluindo sem esquecer suas origens”, destaca o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.

Foi o que também ressaltou a secretária do IME, Esther de Mello Menezes. “O material reúne depoimentos, registros históricos e imagens raras que revelam o perfil humano, técnico e visionário desse pioneiro da contabilidade pública, responsável por lançar as bases do TCE-MT na década de 1950.”

Leia Também:  Sérgio Ricardo é empossado e vai conduzir TCE no biênio 26/27

Outra novidade é o lançamento do hotsite do Instituto Memória, desenvolvido em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI). O portal digital reúne documentos, imagens, objetos catalogados, depoimentos e publicações que narram a trajetória do controle externo desde sua criação. Clique aqui e confira o hotsite.

O hotsite integra o projeto permanente de valorização da memória institucional, alinhado ao Plano Estratégico do TCE-MT. Aberto à pesquisa e à visitação, o ambiente digital também abrigará exposições virtuais, publicações e produções audiovisuais dedicadas à trajetória de conselheiros, servidores e colaboradores.

Encerrando o conjunto de ações, o Instituto Memória, em parceria com a TV Contas e a Secretaria de Comunicação (Secom), promoveu uma homenagem aos 72 anos do TCE-MT, celebrando as conquistas e o legado de gerações que ajudaram a consolidar o Tribunal como referência em transparência, eficiência e cidadania.

“A principal mensagem é que a história do TCE-MT é feita pelo trabalho de servidores, conselheiros e colaboradores que, com ética e dedicação, sustentam os valores da Corte. “O tempo passa, mas os princípios que regem esta Casa permanecem: justiça, ética e serviço ao cidadão”, conclui Esther.

Leia Também:  Presidente e vice do TCE-MT lançam obras jurídicas nesta quarta-feira

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TCE

TCE-MT promove debate sobre direitos humanos e proteção da mulher na era digital em MBA em Gestão de Cidades

Published

on

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Palestratanes reforçaram que combate à violência contra a mulher deve ser política pública permanente. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta sexta-feira (07), no auditório da Escola Superior de Contas, o 22º módulo do MBA em Gestão de Cidades, com o tema “Direitos humanos e proteção da mulher na era digital”. A aula contou com palestras da deputada estadual Janaina Riva, da promotora de Justiça Januaria Dorilêo, da defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro, e da procuradora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Francielle Claudino Brustolin.

Abrindo o encontro, a deputada Janaina Riva, que foi a primeira mulher a presidir a ALMT, ressaltou a importância do debate promovido pelo Tribunal de Contas e defendeu a inclusão do combate à violência contra a mulher como critério na distribuição de recursos estaduais.

“É possível sim implementar políticas efetivas nos municípios, com salas de acolhimento e ações de prevenção e conscientização. Mato Grosso é o estado que mais cresce economicamente no país, mas também lidera índices de violência contra mulheres e crianças. Precisamos repensar o destino dos recursos e incluir a proteção à mulher como prioridade, inclusive nos repasses de ICMS, assim como já ocorre com esporte, cultura e educação”, destacou a deputada.

Janaina também alertou para as novas formas de violência decorrentes do uso indevido da tecnologia. “Hoje, a mulher é violentada também no ambiente digital, por meio de deepfakes, cyberbullying e uso de inteligência artificial para ataques à imagem. Precisamos de uma regulamentação efetiva das plataformas, que ainda se omitem diante desse problema, sob o argumento de que a responsabilidade é apenas do autor”, completou.

Leia Também:  TCE-MT emite parecer favorável às contas de São Pedro da Cipa e Barão de Melgaço
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
A promotora e subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januaria Dorilêo. Clique aqui para ampliar

Durante sua explanação, a promotora e subprocuradora-geral de Justiça Administrativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Januaria Dorilêo, reforçou que a violência contra a mulher é estrutural e precisa ser tratada como política pública permanente.

“Tudo o que já acontecia no mundo real agora também acontece no mundo virtual. A extorsão sexual e a divulgação de imagens íntimas sem consentimento são exemplos de crimes que causam sofrimento psicológico intenso e precisam de respostas rápidas. Ainda que leis tenham representado avanços, é fundamental que o Legislativo avance na tipificação de novas condutas criminosas voltadas à proteção da mulher”, pontuou.

A defensora pública-geral Maria Luziane Ribeiro de Castro, presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), destacou a necessidade de ações práticas nos municípios, voltadas ao acolhimento das vítimas.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
A defensora pública-geral Maria Luziane Ribeiro de Castro. Clique aqui para ampliar

“Cerca de 75% das mulheres já sofreram algum tipo de crime digital. É urgente que os gestores criem espaços de acolhimento e redes de enfrentamento à violência. Esse acolhimento precisa ser humano e integral, com apoio psicológico, social e jurídico. A Defensoria pode ser parceira nesse processo”, afirmou. A defensora também apresentou iniciativas exitosas em outras regiões, como o projeto Defensoras Populares, que leva informação e conscientização às comunidades. 

Leia Também:  TCE-MT realiza visita técnica em empresa responsável pela alimentação do sistema prisional de Cuiabá

Já procuradora Francielle Claudino Brustolin, subprocuradora especial da mulher da Procuradoria da Mulher da ALMT, abordou o uso da inteligência artificial tanto como ameaça quanto como ferramenta de combate à violência.

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
A subprocuradora especial da mulher da Procuradoria da Mulher da ALMT, Francielle Claudino Brustolin. Clique aqui para ampliar

“Apesar de ser usada indevidamente para violar direitos e alterar imagens femininas, a inteligência artificial também pode atuar a favor das vítimas. Já existem sistemas capazes de impedir a reinserção de conteúdos ofensivos removidos por decisão judicial. Precisamos investir nesse tipo de tecnologia para evitar a revitimização das mulheres”, explicou Francielle.

Realizada em parceria com a Fadisp, a pós-graduação em Gestão de Cidades integra a estratégia da atual gestão do TCE-MT, sob presidência do conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. Com carga horária de 360 horas, o curso é coordenado pelo procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, e conta mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA