TRE

Eleitora de 98 anos, moradora do Jardim Florianópolis, faz biometria depois de 29 anos sem votar

Published

on

A Casa da Democracia fez um atendimento especial, em clima de “sextou”, para uma eleitora especial, que deu um show de cidadania. Dona Antônia Eugenia da Silva, de 98 anos, procurou o cartório eleitoral para regularizar sua situação perante o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Ela foi ao local, acompanhada da filha caçula, a empresária Catarina Silva, de 44 anos, para fazer revisão cadastral e o cadastramento biométrico. Antiga moradora da comunidade rural de Cabeceira do Bravo, em Acorizal (município distante 70 km de Cuiabá), ela havia votado pela última vez em 1996, há 29 anos.

Dona Antônia conta que teve 12 filhos, dos quais quatro já faleceram. Sorridente e cheia de energia, ela disse que sempre votou, mas depois que se mudou de Acorizal para Cuiabá nunca mais exerceu o direito ao voto. “A gente vivia em comunidade, muitos vizinhos amigos, gente que conhecia desde criança, então votar era uma festa. Eu não ia votar muito cedo, porque não gostava de sair de casa muito cedo, saía de casa para votar entre 8h e 10h da manhã, para o sol não esquentar muito”, disse, abrindo um sorriso que conquistou outros eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.

Leia Também:  Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026

Catarina relata que sua mãe mora com o irmão dela, no bairro Jardim Florianópolis. Dos homens, ele é o filho caçula de Dona Antônia. “Ela mora com ele, mas quem faz os “corres” de tudo sou eu. Graças a Deus, minha mãe goza de boa saúde e lucidez para seus 98 anos. Isso é uma bênção e um privilégio. Há 20 anos, quando deixou Acorizal, a mãe mora aqui no Jardim Florianópolis, mas o título de eleitora ainda era de lá”, destacou ela.

O servidor da Justiça Eleitoral, Odiles Junior, lembra que pela legislação brasileira, após os 70 anos de idade, o voto é facultativo. Ele relatou como foi o atendimento junto à eleitora idosa. “A gente recebeu uma eleitora muito especial, nascida em 1927. Ela estava com o título cancelado. Regularizamos o título dela, transferindo-o da zona rural de Acorizal para Cuiabá, para a 51ª Zona Eleitoral. Fizemos a coleta biométrica e agora está com o título de eleitor em situação regular e como eleitora de Cuiabá, apta a votar. Não é todo dia que a gente recebe uma eleitora tão ilustre e tão firme”, informou o servidor.

Leia Também:  Peixoto de Azevedo será atendido por mutirão eleitoral para biometria de estudantes e comunidade

Antes de deixar as instalações da Casa da Democracia, a nonagenária deu a receita da longevidade: “não tomar bebida alcoólica e comer mocotó no feijão”.

A Casa da Democracia está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4750, no Centro Político Administrativo (CPA), e funciona no horário das 7h30 às 13h30.

Jornalista Anderson Pinho

#PraTodosVerem – A imagem registra um momento de atendimento de uma eleitora de 98 anos na Casa da Democracia. Em primeiro plano, uma senhora idosa sorridente está sentada à frente de um terminal de atendimento, interagindo com um servidor da Justiça Eleitoral, que a auxilia com as mãos sobre a mesa. Ao lado da idosa, uma mulher a acompanha, observando o procedimento. No computador à direita, é visível a tela de um software que solicita a coleta de impressões digitais. A cena, que inclui ainda a presença de outra servidora ao fundo, transmite um ambiente de acolhimento e suporte durante o processo de atualização de dados eleitorais.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TRE

Justiça Eleitoral promove mutirão de atendimento em Pontal do Araguaia

Published

on

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso, por meio da 9ª Zona Eleitoral, promove um mutirão de atendimento no município de Pontal do Araguaia. A iniciativa ocorre na sede da Prefeitura Municipal nos dias 10 e 11 de novembro. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais, como parte da Campanha “Biometria 100%”. O atendimento será realizado das 08:00 às 15:00, no horário de Brasília. 

A ação é fundamentada no Provimento n. 05/2021-CRE/MT, que estabelece os critérios para o atendimento ao eleitor em ambientes externos aos cartórios. A medida busca garantir que eleitores de Pontal do Araguaia e localidades adjacentes possam exercer a cidadania, mantendo a situação cadastral em dia com a Justiça Eleitoral. 

Dos 5.110 eleitores do munícipio, apenas 254 ainda não cadastraram a sua biometria.  

Durante os dois dias de evento, a população terá acesso a um portfólio completo de serviços. Estarão disponíveis o alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e a regularização de títulos cancelados. A coleta de dados biométricos, parte da campanha estadual, também será realizada no local. 

Leia Também:  Guiratinga fará atendimento eleitoral noturno para ampliar coleta biométrica

Documentação necessária 

Para receber atendimento, o cidadão deve comparecer ao local portando documentos de identificação. É preciso apresentar um documento oficial com foto (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e um comprovante de residência recente. 

Para os homens com idade entre 18 e 45 anos que buscam o primeiro título (alistamento), é exigida a apresentação do certificado de quitação do serviço militar. A Justiça Eleitoral informa que a CNH, por não conter nacionalidade, não é aceita para o primeiro alistamento, embora sirva para os demais serviços de transferência ou revisão. 

O evento em Pontal do Araguaia é parte do esforço do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para alcançar 100% de cobertura biométrica no estado. A Justiça Eleitoral convida todos os eleitores da região que necessitam de regularização ou que ainda não fizeram a biometria a comparecerem. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA