TRE

Nesta sexta-feira (31), população de Itiquira é contemplada por mutirão eleitoral

Published

on

O Eleitorado de Itiquira (a 358 km de Cuiabá) recebe mutirão de atendimento nesta sexta-feira (31), das 9h às 16h30. A ação ocorre no Hospital Municipal Osnir Bortolini, localizado na Avenida Treze de Maio, nº 500, Centro, buscando ampliar o cadastramento biométrico no município. A iniciativa é uma parceria entre a Justiça Eleitoral e o Hospital Municipal, durante a campanha “Laços de Cuidado” dentro do movimento Outubro Rosa, que atua na conscientização sobre a prevenção de doenças junto ao público feminino. 

No município, está previsto outro mutirão: dia 6 de novembro, das 9h às 16h30, na Escola Estadual Dom Aquino Correa, localizada na Rua Doutor Fernando Correa da Costa, s/nº, Centro. Vale lembrar que eleitores e eleitoras que não residem nem votam no município também podem usufruir dos serviços oferecidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Itiquira pertence à 10ª Zona Eleitoral, com sede em Rondonópolis. 

“Essa parceria demonstra a importância da união entre órgãos públicos e sociedade civil na promoção de ações que integram saúde, cidadania e inclusão social. Além de incentivar o cuidado com a saúde da mulher, a iniciativa reforça o papel da Justiça Eleitoral como parceira ativa no desenvolvimento comunitário e na garantia do exercício pleno da cidadania”, declarou a chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe. 

Leia Também:  Alunos de Direito da Unemat/Cáceres acompanham sessão plenária e conhecem edifício-sede do TRE-MT

Além da coleta biométrica, são oferecidos os serviços: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência, emissão de guias para quitação de multas e de segunda via, além da regularização da situação eleitoral. 

A iniciativa busca aproximar a população apta a votar e a Justiça Eleitoral, promovendo atendimentos com acessibilidade e praticidade. A ação integra a campanha Biometria 100%. O projeto visa a ampliação da cobertura biométrica no estado em 2025 para, no mínimo, 98% do eleitorado. 

Atualmente, o município de Itiquira conta com um eleitorado de 9.239 pessoas aptas a votar, das quais 8.748 (94,69%) cadastraram a biometria e 491 (5,31%) ainda não o fizeram. Na 10ª Zona Eleitoral votam 87.808 pessoas, das quais 83.070 (94,6%) já realizaram a coleta biométrica e 4.738 (5,40%) não coletaram a biometria. 

Para receber atendimento da Justiça Eleitoral, basta apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado, seja em versão física ou digital. Homens maiores de 18 anos que desejam realizar o alistamento eleitoral também devem levar o comprovante de quitação militar. 

Leia Também:  Novo Santo Antônio recebe mutirão eleitoral a partir da próxima segunda (10)

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho) 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um atendimento de coleta biométrica. A servidora cadastra as impressões digitais do eleitor. Ao fundo, é possível ver outras pessoas. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TRE

Justiça Eleitoral promove mutirão de atendimento em Pontal do Araguaia

Published

on

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso, por meio da 9ª Zona Eleitoral, promove um mutirão de atendimento no município de Pontal do Araguaia. A iniciativa ocorre na sede da Prefeitura Municipal nos dias 10 e 11 de novembro. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais, como parte da Campanha “Biometria 100%”. O atendimento será realizado das 08:00 às 15:00, no horário de Brasília. 

A ação é fundamentada no Provimento n. 05/2021-CRE/MT, que estabelece os critérios para o atendimento ao eleitor em ambientes externos aos cartórios. A medida busca garantir que eleitores de Pontal do Araguaia e localidades adjacentes possam exercer a cidadania, mantendo a situação cadastral em dia com a Justiça Eleitoral. 

Dos 5.110 eleitores do munícipio, apenas 254 ainda não cadastraram a sua biometria.  

Durante os dois dias de evento, a população terá acesso a um portfólio completo de serviços. Estarão disponíveis o alistamento (primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e a regularização de títulos cancelados. A coleta de dados biométricos, parte da campanha estadual, também será realizada no local. 

Leia Também:  Alunos de Direito da Unemat/Cáceres acompanham sessão plenária e conhecem edifício-sede do TRE-MT

Documentação necessária 

Para receber atendimento, o cidadão deve comparecer ao local portando documentos de identificação. É preciso apresentar um documento oficial com foto (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e um comprovante de residência recente. 

Para os homens com idade entre 18 e 45 anos que buscam o primeiro título (alistamento), é exigida a apresentação do certificado de quitação do serviço militar. A Justiça Eleitoral informa que a CNH, por não conter nacionalidade, não é aceita para o primeiro alistamento, embora sirva para os demais serviços de transferência ou revisão. 

O evento em Pontal do Araguaia é parte do esforço do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso para alcançar 100% de cobertura biométrica no estado. A Justiça Eleitoral convida todos os eleitores da região que necessitam de regularização ou que ainda não fizeram a biometria a comparecerem. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA