TRE

Nova Santa Helena recebe mutirão eleitoral para coleta biométrica

Published

on

O município de Nova Santa Helena, distante 600 km de Cuiabá, vai receber dois servidores da Justiça Eleitoral para promover atendimento itinerante à população. O mutirão terá início na próxima segunda-feira, dia 03 de novembro, e segue até dia 07 do mesmo mês, sempre das 9h às 16h. A ação ocorre no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal, localizado na Praça João Alberto Zanetti, na Avenida Brasil, s/nº, Centro. Com 138 eleitores e eleitoras sem biometria no município, a iniciativa terá como foco o cadastramento da digital. 

 

Além da coleta biométrica, são oferecidos os serviços essenciais, como alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via, emissão de guias para quitação de multas e a regularização da situação eleitoral. É importante ressaltar que não é necessário residir nem votar em Nova Santa Helena para usufruir dos serviços. 

 

O objetivo da ação é promover mais acessibilidade e praticidade ao eleitorado. Segundo o chefe de Cartório da 23ª Zona Eleitoral, Carlos Gomes dos Santos, levar a Justiça Eleitoral até as localidades que não contam com postos de atendimento é uma forma de garantir o acesso à cidadania. “Nessa iniciativa, vamos aproveitar o fluxo de pessoas para oferecer os serviços eleitorais, com foco na coleta da biometria. Nossa meta é reduzir ao máximo o número de eleitores sem cadastro biométrico”, declarou. 

Leia Também:  Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026

 

Para usufruir do atendimento, é preciso apresentar o documento oficial com foto e o comprovante de residência, em versão física ou digital. Homens maiores de 18 anos devem levar o comprovante de quitação militar para realizar o alistamento eleitoral. 

 

Biometria 100% 

 

O foco na coleta biométrica integra a campanha Biometria 100%, plano estratégico da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT) para atingir o mínimo de 98% dos eleitores e eleitoras estaduais com a biometria regularizada em 2025. Nova Santa Helena conta com 3.286 pessoas aptas a votarem, em que 3.148 (95,8%) já prestaram o serviço e 138 (4,2%) não. 

 

Na 23ª Zona Eleitoral, que contempla, além de Nova Santa Helena, os municípios de Colíder (sede), Itaúba e Nova Canaã do Norte, o eleitorado é de 40.632 pessoas. Deste montante, 37.626 (92,6%) eleitores(as) realizaram o cadastro biométrico e 3.006 (7,4%) não cadastraram. 

 

Balanço parcial 

 

Em outubro, a 23ª Zona Eleitoral também promoveu mutirões eleitorais no distrito de Colorado do Norte, pertencente ao município de Nova Canaã do Norte, e em Itaúba. Os servidores do cartório realizaram cerca de 20 atendimentos durante um dia em Colorado do Norte, além de, aproximadamente, 100 atendimentos no município de Itaúba. 

Leia Também:  Justiça Eleitoral promove mutirão de atendimento em Pontal do Araguaia

 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão de Nara Assis) 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um panorama do centro da cidade. É possível ver áreas verdes, além de construções e ruas com asfalto. No canto esquerdo, a Praça João Alberto Zanetti conta com duas tendas azuis e uma área livre para exercício físico. O céu está azul, com nuvens espalhadas.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TRE

Cláudia: Justiça Eleitoral foca no público idoso

Published

on

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso atua de forma estratégica para ampliar o cadastramento biométrico no município de Cláudia. A 32ª Zona Eleitoral realizará um mutirão de atendimento externo no próximo domingo, 09 de novembro. A estrutura será montada no Clube dos Idosos, com atendimento programado das 10h às 14h. 

A iniciativa é um exemplo da política de aproximação da instituição com a sociedade. “A Justiça Eleitoral não espera o cidadão, ela vai até ele. Nossa meta é garantir que todos, especialmente aqueles com mobilidade reduzida, tenham seus direitos políticos assegurados com dignidade. A biometria é segurança para o processo eleitoral, e essa busca ativa é nosso compromisso”, destaca a presidente do TRE-MT, Desembargadora Serly Marcondes. 

Durante o mutirão no Clube dos Idosos, os cidadãos de Cláudia poderão acessar um portfólio completo de serviços. Estarão disponíveis a transferência de domicílio, a revisão de dados cadastrais e a regularização de títulos cancelados. O foco principal será a coleta de dados biométricos. 

Leia Também:  Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026

Para garantir o atendimento, o eleitor deve apresentar documentos essenciais. É necessário portar um documento oficial de identificação com foto (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e um comprovante de residência recente. 

 

Daniel Dino 

Assessoria TRE-MT 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA