Tribunal de Justiça

Confira as dez metas que podem ser avaliadas na consulta pública do CNJ

Published

on

A consulta pública aberta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá ao cidadão a oportunidade de opinar em dez metas para serem desenvolvidas nacionalmente pelo Poder Judiciário em 2026. Até o próximo dia 2 de novembro toda a sociedade, magistrados, servidores e membros de entidades representativas podem participar do processo.
Esta é a segunda vez que o CNJ realiza o estudo, que busca reunir informações sobre o acesso ao sistema de Justiça, acompanhamento de processo e efetividade dos serviços jurisdicionais. As informações coletadas servirão de base para construção de um planejamento voltado à melhoria das ações do Poder Judiciário.
O formulário pode ser respondido de forma online, acessando o endereço eletrônico https://formularios.cnj.jus.br/consulta-publica-das-propostas-de-metas-nacionais-2026/. Veja abaixo quais são as metas que podem ser avalizadas e os objetivos de cada uma delas.
Meta 1: Julgar mais processos que os distribuídos – é considerada de monitoramento contínuo da Estratégia Nacional 2021-2026, conforme Resolução CNJ n. 325 de 2020.
Meta 2: Julgar processos antigos – esta tem como objetivo diminuir os processos antigos que se encontram sem julgamento na Justiça.
Meta 3: Estimular a conciliação – busca promover a resolução de conflitos por meio de acordos, como a conciliação e mediação.
Meta 4: Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais – pretende dar prioridade aos processos relacionados aos crimes contra o patrimônio público, desvio de conduta, corrupção e fraudes nas eleições.
Meta 5: Reduzir a taxa de congestionamento – visa diminuir o número de processos acumulados e sem solução de um ano para o outro.
Meta 6: Impulsionar os processos ações ambientais – tem como objetivo garantir a rapidez no julgamento dos processos relacionados às violações contra o meio ambiente.
Meta 7: Priorizar o julgamento dos processos relacionados aos direitos das comunidades indígenas, quilombolas e aos crimes de racismo e injúria racial – busca acelerar o julgamento dos processos relacionados aos enfrentamentos às violações contra os indígenas e os quilombolas e o julgamento dos processos relacionados aos crimes de racismo, crimes de injúria racial e aos crimes de ódio, violência e discriminação.
Meta 8: Priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres – contempla a priorização de julgamento dos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher e de assassinatos quando estes envolvem violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima, garantindo uma resposta rápida e eficaz.
Meta 9: Estimular a inovação no Poder Judiciário – destina-se ao aprimoramento das atividades dos órgãos judiciários, por meio da difusão da cultura da inovação, com a modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário, de forma coletiva e em parceria, com ênfase na proteção dos Direitos e Garantias Fundamentais previstos na Constituição Federal.
Meta 10: Promover os direitos da criança e do adolescente – para a Justiça Estadual, a meta tem o objetivo de acelerar o andamento do julgamento dos processos de crianças e adolescentes. Para a Justiça Federal e o Superior Tribunal de Justiça, a meta busca rapidez no julgamento dos casos de subtração internacional de crianças.

Autor: Bruno Vicente

Leia Também:  Sessão de posse de Ricardo Gomes de Almeida como desembargador do TJMT será hoje às 10h

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

8ª Corrida do Fórum de Cáceres transforma inscrições em alimentos para quem precisa

Published

on

Arte colorida divulga a 8ª Corrida do Fórum de Cáceres, evento beneficente em prol do Natal Feliz. Mostra corredores e traz informações sobre data, horário, local, taxa e doação de alimentos para inscrição.A Comarca de Cáceres volta a unir esporte e solidariedade com a 8ª Corrida do Fórum – Natal Feliz, que terá parte do valor da taxa de inscrições revertida em alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. A largada do evento será no dia 29 de novembro de 2025, às 7h, em frente ao Fórum da cidade, e mais uma vez demonstrará o compromisso do Poder Judiciário com o bem-estar e a cidadania da comunidade local.

Com o valor simbólico de R$ 30,00 e a doação de 5 kg de alimentos não perecíveis, os participantes garantem a inscrição na corrida e contribuem diretamente para a ação solidária. Os produtos arrecadados serão destinados a instituições e famílias carentes do município, reforçando o espírito natalino de cooperação e empatia.

O juiz diretor do Fórum, José Eduardo Mariano, destacou o caráter social e integrador do evento. “A tradicional Corrida do Fórum é mais do que uma competição esportiva. Ela representa um movimento de promoção da saúde e do bem-estar, que também se transforma em ação social concreta. O engajamento da sociedade, dos servidores e dos atletas é revertido em alimento e esperança para quem mais precisa.”

Leia Também:  Reforma tributária: Carta de Cuiabá apresenta clamor pela preservação dos estados e municípios

Tradição de solidariedade

Desde sua criação, em 2016, a Corrida do Fórum de Cáceres tem se consolidado como um evento de impacto social positivo. Na 7ª edição, realizada em 2024, a iniciativa arrecadou 1,5 tonelada de alimentos, que beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade da região. Já em 2023, a 6ª Corrida resultou na doação de uma tonelada de alimentos, evidenciando o comprometimento da comarca e da comunidade local com a solidariedade.

O evento conta com apoio institucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e de diversos parceiros, entre eles o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o Departamento de Trânsito de Cáceres, garantindo segurança e estrutura em todo o percurso.

Categorias e premiação

A 8ª Corrida do Fórum de Cáceres contempla as categorias Geral Masculino e Feminino, Servidores da Justiça Estadual e Federal, Militares (PM/BM), servidores do Ministério Público (MP) e PCDs (cadeirantes). Os cinco primeiros colocados na categoria geral receberão troféus, além de premiações específicas para as faixas etárias e subcategorias.

Os primeiros inscritos ainda receberão a camiseta oficial do evento, que integra o kit do atleta. A entrega será realizada nos dias 27 e 28 de novembro, na Central de Administração do Fórum de Cáceres.

Leia Também:  Defensores públicos estão convidados a responder pesquisa nacional de percepção do Poder Judiciário

Inscrições abertas

As inscrições seguem até o dia 18 de novembro de 2025, pelo site https://i9cronometragem.com.br. O valor arrecadado será destinado à cobertura dos custos com cronometragem e troféus.

Serviço:
Data: 29 de novembro de 2025, às 7h
Local: Fórum da Comarca de Cáceres – Rua São Pedro, 257, bairro Cavalhada
Inscrições: até 18/11/2025 pelo site https://i9cronometragem.com.br

Autor: Adellisses Magalhães

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA