Mato Grosso

Corregedoria investiga juíza por sumir da comarca e travar mais de mil processos

Published

on

A juíza Tatiana dos Santos Batista, titular da comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá), está sendo investigada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso por supostas irregularidades na condução dos trabalhos do fórum local. A sindicância foi instaurada após uma inspeção apontar falhas graves na tramitação de processos e indícios de ausência frequente da magistrada da comarca, inclusive fora do estado.

De acordo com o relatório assinado pelo corregedor-geral, desembargador José Luiz Leite Lindote, mais de dois mil processos tramitam atualmente na comarca, sendo que 1.347 ainda estão na fase de conhecimento. Desses, muitos estão paralisados há mais de mil dias no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), o que evidencia grave lentidão na prestação jurisdicional.

Um dos principais pontos levantados pela corregedoria diz respeito à prática dos chamados “despachos balão” — decisões genéricas utilizadas para simular movimentação processual e burlar os prazos legais. Segundo Lindote, os atos da juíza consistiam em devolver os autos à secretaria com orientações vagas e sem efetivo andamento, como forma de evitar a conclusão processual no prazo de 100 dias.

“Trata-se da infeliz prática de ‘despacho balão’ para burlar conclusões dos cem dias e impedir a entrega da prestação jurisdicional”, diz trecho do documento.

Além da morosidade, a corregedoria também identificou indícios de ausência constante da juíza na comarca, com relatos de que ela estaria fora do estado de forma recorrente, sem autorização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A suspeita foi reforçada por reclamações institucionais e pelo monitoramento do cumprimento da carga presencial da magistrada.

“Chamou atenção deste Corregedor […] apontamentos que a Magistrada não permanece na Comarca, inclusive com relatos de que permanece a maior parte do tempo fora desta Unidade da Federação, sem, aparentemente, qualquer autorização do TJMT”, cita o relatório.

Outros pontos que serão apurados na sindicância incluem:

  • Processos pendentes de envio ao gabinete;

  • Número excessivo de audiências redesignadas;

  • Audiências de custódia realizadas por videoconferência, o que é vedado pelo TJMT, salvo em exceções;

  • Descumprimento de prazos legais para julgamento de incidentes e expedição de guias de execução penal.

Leia Também:  Paixão de Cristo emociona público em Cuiabá: "Um momento único nas nossas vidas", afirma espectadora

Como medida imediata, o corregedor determinou o apoio do juiz auxiliar João Filho de Almeida Portela ao procedimento correicional, além da solicitação de imagens das câmeras de acesso ao Fórum e ao gabinete da juíza, a partir do dia 7 de janeiro de 2025.

A magistrada será formalmente notificada e poderá apresentar defesa durante o andamento da sindicância. Caso as irregularidades sejam confirmadas, ela poderá ser alvo de sanções administrativas, que vão desde advertência até eventual afastamento do cargo.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Luiz Pereira Carlos

    15 de abril de 2025 at 6:55 pm

    Com é que uma juíza pode ter mais de 1000 processos sob sua administração. Não tem como humanamente fazer justiça assim.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“É a primeira vez que vejo um espetáculo dessa grandeza aqui em Cuiabá”, afirma espectadora do Auto da Paixão de Cristo

Published

on

Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.

Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.

Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.

Leia Também:  Três novas escolas se transformam em espaços de convivência e diversão para pais e alunos

Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.


Foto: Darlene Marques | Setasc-MT

“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.

O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:

“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Câmeras do Vigia Mais MT ajudam a recuperar carro roubado em Várzea Grande


Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT

O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.

Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo

Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.

A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025

Local: Arena Pantanal (Setor Oeste)

  • Sexta-feira (18/04) – 18h30 e 21h
  • Sábado (19/04) – 19h
  • Domingo (20/04) – 19h

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA