Tribunal de Justiça

Proposta prevê criação de instituição para acolhimento de idosos em Sinop

Published

on

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) apresentou proposta de criação de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no município de Sinop. A iniciativa, que busca oferecer um espaço digno e acolhedor para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, foi explanada pelo presidente da Comissão de Amparo à Pessoa Idosa (CAPI) do Tribunal, desembargador Orlando Perri, ao prefeito Roberto Dorner.
Perri esteve no município para realizar inspeção na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite – “Ferrugem” e aproveitou a passagem pela cidade para debater com o prefeito uma pauta voltada à população idosa. De acordo com o desembargador, a intenção é que o TJMT e o Município trabalhem em parceria para a construção da estrutura.
As ILPIs são locais que oferecem abrigo, cuidados e assistência às pessoas com 60 anos ou mais. Nessas instituições, além do acolhimento, os idosos recebem alimentação, acompanhamento médico, atividades sociais e apoio psicológico, com o objetivo de lhes garantir bem-estar, segurança e qualidade de vida.
A proposta feita pelo presidente da CAPI-MT para Sinop é a de construção de um espaço para atendimento a 100 idosos de forma permanente e de outros 50 com a oferta de serviços públicos durante o dia. “Há uma demanda muito grande no estado e temos informações de que Sinop é uma das cidades que carece de abrigo”, disse.
Para tirar o projeto do papel, o Judiciário de Mato Grosso auxiliaria com a disponibilização dos recursos financeiros. “Precisamos apenas que o Município consiga um terreno, pois já existe um projeto feito pela Associação dos Municípios de Mato Grosso que pode ser utilizado em Sinop. Precisamos construir essa ILPI para atender os idosos desta maravilhosa cidade”, completou Perri.
A proposta será estudada pelo prefeito Roberto Dorner, que demonstrou interesse na parceria. “Quando recebemos autoridades, sabemos que vem benefício para a nossa cidade. A casa do idoso é muito importante e vamos continuar debatendo e trabalhando junto com a Justiça de Mato Grosso”, afirmou Dorner.
Há a previsão de construção de cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos em todo o estado, alcançando Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Rondonópolis e Sinop. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas (TCE), Governo do Estado, Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Assembleia Legislativa e prefeituras.

Autor: Bruno Vicente

Leia Também:  Reforma tributária em pauta: congresso internacional reúne autoridades e especialistas em Cuiabá

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

Judiciário de Mato Grosso recebe honraria por ações de preservação ambiental

Published

on

O compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso com a preservação ambiental foi reconhecido, nesta quinta-feira (6 de novembro), durante solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.

Os juízes Leonísio Salles de Abreu Júnior, da Comarca de Chapada dos Guimarães, e Emerson Luís Pereira Cajango, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, receberam a Medalha do Mérito Protetor Ambiental, honraria concedida pelo Governo do Estado a personalidades que se destacam na defesa do meio ambiente.

Reconhecimento à união em prol da natureza

O juiz Leonísio Salles de Abreu Júnior destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho coletivo em defesa das futuras gerações.

“A solenidade representa a união de esforços de todos os parceiros do sistema de proteção ambiental, dentre eles o Judiciário. É uma forma de mostrar à sociedade que essa união está sendo fortalecida e reconhecida”, afirmou o magistrado.

O juiz ressaltou que a atuação conjunta com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e com o Programa Verde Novo, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tem ampliado as ações de educação ambiental, reflorestamento e fiscalização na região.

Leia Também:  Reforma tributária em pauta: congresso internacional reúne autoridades e especialistas em Cuiabá

Considerada uma das áreas mais sensíveis e estratégicas para a preservação dos recursos hídricos do estado, Chapada dos Guimarães abriga nascentes que abastecem Cuiabá e influenciam o Pantanal.

A comarca tem atuado em várias frentes: palestras educativas em escolas, plantio de mudas nativas e mobilização social.

“Chapada é guardiã das águas de Mato Grosso. Proteger suas nascentes é preservar o Pantanal e garantir qualidade de vida para toda a população”, reforçou o juiz Leonísio.

Nos últimos meses, a Polícia Ambiental promoveu ações educativas em três municípios da comarca, envolvendo centenas de estudantes, só no Centro Educacional Sebastião Albernaz (CESA), cerca de 290 crianças participaram de atividades e exposições de animais taxidermizados.

Educação e cidadania ecológica

O magistrado enfatizou que o maior legado das iniciativas está na formação de novos multiplicadores ambientais.

“A educação ambiental é a semente de um futuro sustentável. Estar nas escolas é dialogar com quem pode transformar o amanhã. Cada árvore plantada representa consciência e compromisso coletivo”, afirmou.

Além da conscientização, o trabalho conjunto entre o Judiciário, a Polícia Militar Ambiental e os órgãos de fiscalização tem ajudado a identificar casos de assoreamento e ocupações irregulares em nascentes e afluentes, solicitando providências para a recuperação de áreas degradadas.

Leia Também:  PJe terá ativação do MFA com nova versão após instabilidade nacional

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA