Tribunal de Justiça

Sistema de Justiça Criminal de MT discute estratégias contra avanço do crime organizado

Published

on

Na noite de quinta-feira (29 de outubro), em Cuiabá, integrantes de diversas instituições que compõem o Sistema de Justiça Criminal no Estado deram início ao “VI Encontro do Sistema de Justiça Criminal do Estado de Mato Grosso – Ideários entre a Lei e a Realidade”. Idealizado e coordenado pelo desembargador Marcos Machado (TJMT), o evento é uma realização da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA/OAB-MT), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público Estadual (MPMT) e Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

“Esse é mais um evento que reúne as escolas superiores de Direito: a Escola da Magistratura, a Escola do Ministério Público, a Escola da Advocacia, da Defensoria, e isso já mostra a importância do diálogo, da convergência, dos pontos de equilíbrio. Os temas desse encontro envolvem a acentuada violência que nós estamos vivendo, sobretudo uma atuação até cruel por parte de facções criminosas. É uma preocupação que ultrapassa a atividade pedagógica e acadêmica, mas, como todos aqui são operadores do direito, com responsabilidades sociais, individuais e funcionais, acredito que teremos mais um momento de compreensão, de firmarmos entendimentos, de aperfeiçoarmos a aplicação da legislação processual penal e penal”, destacou o magistrado.

Segundo o desembargador, a realização do sexto encontro demonstra que, mais do que nunca, o Sistema de Justiça Criminal mato-grossense se organiza, dialoga e busca alternativas ao crescente avanço do crime organizado em todo o país. “Esse é o grande balanço que tem possibilitado ao Tribunal, à Procuradoria-Geral de Justiça, à Ordem dos Advogados, à Defensoria Geral, a se empenharem e, juntos, patrocinarem esse evento. Pessoas que se destacam no Brasil todo já estiveram conosco nos cinco eventos anteriores e não será diferente nesta sexta edição, que nós realizamos conjuntamente com as demais escolas”, acrescentou.

Parceiros institucionais

Para a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, esse é um dos momentos mais ricos no estado de Mato Grosso quando se fala em Justiça Criminal. “Quando a gente reúne em um único espaço todos os órgãos do sistema de justiça para debater mecanismos, instrumentos, formas de atuação, a gente está tendo um ganho bastante significativo, um ganho que eu não tenho dúvida que vai chegar efetivamente a quem mais precisa, que é a nossa população, as pessoas que são atendidas pelo sistema de justiça aqui no estado. Toda essa cooperação é muito válida, especialmente quando a gente fala de uma justiça mais eficiente.”

Leia Também:  8ª Corrida do Fórum de Cáceres transforma inscrições em alimentos para quem precisa

Já o procurador de justiça e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do MPMT, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, afirmou ser um entusiasta da educação e que a academia tem um papel preponderante na formação do pensamento jurídico. “Essa interlocução, essa interface do sistema de justiça com a academia, é fundamental. A academia tem, por escopo, o aprimoramento das instituições e dos institutos. Ela não tem uma finalidade em si mesmo, ela busca a melhoria da sociedade, a evolução, o avanço. Então, cada instituição – o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Advocacia, a Defensoria Pública – juntamente com as universidades, com a academia, promoverá um evento extremamente relevante e importante e teremos frutos para uma atuação melhor e mais próxima da sociedade”, assinalou.

Para o advogado Josemar Carmerino dos Santos, secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), representante da Presidência da OAB/MT, as expectativas com relação ao VI Encontro são as melhores possíveis. Segundo ele, são vários atores empenhados em debater o mesmo assunto: o combate à criminalidade. “É importante a visão de cada ator: advogado, defensor, promotor, juiz, julgador. E o tema é muito relevante também, que é a realidade e o ideário. O que é o ideário? Nada mais é que levar a ideia realmente à realidade, que nós sabemos que é uma utopia, mas quanto mais perto chegar, melhor será. Então, esse sexto encontro será importante não somente trazer conhecimento, mas extrair dali alguns fundamentos para poder aplicar à realidade”, opinou.

Leia Também:  Comarca de Juscimeira reabre seleção para credenciamento de psicólogos

Respostas à criminalidade

Representando a Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT) no evento, a juíza Gabriela Knaul de Albuquerque e Silva destacou a relevância da capacitação de todos os atores do sistema de justiça, preocupados com a crescente criminalidade, “na luta contra a violência que está tomando conta das nossas cidades, que está ameaçando as nossas crianças, mulheres, adultos, as nossas instituições e, ao mesmo tempo, esse olhar cuidadoso também com a proteção da vítima”, asseverou. “Essa capacitação, que busca um equilíbrio de sanção e reparação, me parece extremamente oportuna e é isso que esse evento vem propiciar: esse olhar diferenciado de capacitação qualificada para todos nós profissionais do direito.”

Também presente ao evento, a desembargadora Maria Erotides Kneip enfatizou que, diante dos acontecimentos recentes na cidade do Rio de Janeiro, esse encontro não poderia ser tão oportuno e cabível, “oportunizando um debate sobre a vítima, sobre o Estatuto da Vítima, sobre organizações criminosas e sobre o próprio sistema de justiça.”

“Vejo como resposta a acontecimentos como esse somente eventos como o de hoje, com capacitação, em todos os sentidos e integral, de cada um dos nossos dos atores e sobre cada uma das temáticas do Sistema de Justiça Criminal para que a gente possa apresentar uma resposta. É só o Sistema de Justiça Criminal que pode trazer uma resposta equânime, justa e cabível para acontecimentos como o do Rio de Janeiro”, enfatizou.

Confira aqui a programação completa do VI Encontro.

Clique neste link para ver todas as fotos do primeiro dia do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Lígia Saito

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

8ª Corrida do Fórum de Cáceres transforma inscrições em alimentos para quem precisa

Published

on

Arte colorida divulga a 8ª Corrida do Fórum de Cáceres, evento beneficente em prol do Natal Feliz. Mostra corredores e traz informações sobre data, horário, local, taxa e doação de alimentos para inscrição.A Comarca de Cáceres volta a unir esporte e solidariedade com a 8ª Corrida do Fórum – Natal Feliz, que terá parte do valor da taxa de inscrições revertida em alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. A largada do evento será no dia 29 de novembro de 2025, às 7h, em frente ao Fórum da cidade, e mais uma vez demonstrará o compromisso do Poder Judiciário com o bem-estar e a cidadania da comunidade local.

Com o valor simbólico de R$ 30,00 e a doação de 5 kg de alimentos não perecíveis, os participantes garantem a inscrição na corrida e contribuem diretamente para a ação solidária. Os produtos arrecadados serão destinados a instituições e famílias carentes do município, reforçando o espírito natalino de cooperação e empatia.

O juiz diretor do Fórum, José Eduardo Mariano, destacou o caráter social e integrador do evento. “A tradicional Corrida do Fórum é mais do que uma competição esportiva. Ela representa um movimento de promoção da saúde e do bem-estar, que também se transforma em ação social concreta. O engajamento da sociedade, dos servidores e dos atletas é revertido em alimento e esperança para quem mais precisa.”

Leia Também:  Projetos sociais podem receber recursos de penas pecuniárias da 2ª Vara Criminal de Cuiabá

Tradição de solidariedade

Desde sua criação, em 2016, a Corrida do Fórum de Cáceres tem se consolidado como um evento de impacto social positivo. Na 7ª edição, realizada em 2024, a iniciativa arrecadou 1,5 tonelada de alimentos, que beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade da região. Já em 2023, a 6ª Corrida resultou na doação de uma tonelada de alimentos, evidenciando o comprometimento da comarca e da comunidade local com a solidariedade.

O evento conta com apoio institucional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e de diversos parceiros, entre eles o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o Departamento de Trânsito de Cáceres, garantindo segurança e estrutura em todo o percurso.

Categorias e premiação

A 8ª Corrida do Fórum de Cáceres contempla as categorias Geral Masculino e Feminino, Servidores da Justiça Estadual e Federal, Militares (PM/BM), servidores do Ministério Público (MP) e PCDs (cadeirantes). Os cinco primeiros colocados na categoria geral receberão troféus, além de premiações específicas para as faixas etárias e subcategorias.

Os primeiros inscritos ainda receberão a camiseta oficial do evento, que integra o kit do atleta. A entrega será realizada nos dias 27 e 28 de novembro, na Central de Administração do Fórum de Cáceres.

Leia Também:  TJMT alerta para nova autenticação obrigatória no PJe: veja como ativar o duplo fator de segurança

Inscrições abertas

As inscrições seguem até o dia 18 de novembro de 2025, pelo site https://i9cronometragem.com.br. O valor arrecadado será destinado à cobertura dos custos com cronometragem e troféus.

Serviço:
Data: 29 de novembro de 2025, às 7h
Local: Fórum da Comarca de Cáceres – Rua São Pedro, 257, bairro Cavalhada
Inscrições: até 18/11/2025 pelo site https://i9cronometragem.com.br

Autor: Adellisses Magalhães

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA