Tribunal de Justiça

TJMT participa da Semana Nacional da Conciliação com ações em todo o estado

Published

on

De 3 a 7 de novembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) se une a todos os tribunais do país na XX Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o tema “Conciliar é Legal”.

Durante o período, cidadãos com processos em andamento podem buscar acordos mediados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), presentes nas comarcas do estado.

Ao longo da semana, audiências pré-processuais, mediações e atendimentos em áreas como família, consumo e vizinhança serão realizados em todo o estado.

A proposta é oferecer ao cidadão uma via rápida, simples e acessível para resolver conflitos sem precisar recorrer a processos judiciais demorados.

O desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que coordena a ação em Mato Grosso, ressalta que a iniciativa do CNJ é também um convite para repensar a forma de fazer Justiça.

“A Semana de Conciliação tem um papel importante que é mostrar ao sistema de justiça que é possível obter melhores resultados do que a justiça tradicional. Apesar de ser algo temporário, ela reforça a eficiência da conciliação, mostrando para a sociedade que essa é uma das possibilidades do sistema de justiça.”

Leia Também:  Círculo de Paz fortalece vínculos e aproxima Judiciário da comunidade escolar em Jacaré Valente

Para ele, o diálogo é a ferramenta mais poderosa para pacificar conflitos e reconstruir relações sociais.

Cultura da pacificação

Mais do que uma mobilização anual, a Semana de Conciliação representa a consolidação de uma Justiça que dialoga e transforma, priorizando o entendimento e a cooperação entre as partes. A coordenadora do Nupemec, juíza Cristiane Padim, destaca que se trata de um caminho eficaz para a pacificação social.

“Quando as pessoas dialogam e constroem a própria solução dentro da realidade que cada uma das partes convive, há uma celeridade maior e há uma possibilidade de cumprimento muito mais efetivo. A gente vê efetividade, celeridade e, o melhor de tudo, a pacificação.”

Líder em conciliação

Os resultados conquistados ao longo dos últimos anos confirmam que o TJMT está no caminho certo. Em 2025, o Tribunal alcançou o 1º lugar nacional na Meta 3 (da conciliação) do CNJ, com 154,85% de desempenho, de acordo com o painel DataJud.

O índice reflete o esforço coletivo de magistrados, servidores e conciliadores em consolidar uma política pública permanente de autocomposição, que encurta distâncias e devolve às partes o poder de decisão sobre seus conflitos.

Leia Também:  Cesima: Esmagis-MT conhece inovação da UFMT com potencial transformador para edificações

Desde sua criação, em 2011, o Nupemec vem ampliando o alcance dos métodos consensuais. Hoje, são 49 Cejuscs em funcionamento, que garantem atendimento a todo o território mato-grossense e promovem milhares de audiências de conciliação e mediação todos os anos.

Leia também:

Em vinte minutos, acordo firmado reforça o poder do diálogo na Semana da Conciliação

Centro Judiciário de Cáceres e universidades locais participam da Semana da Conciliação

Cejusc da Capital participa da XX Semana Nacional da Conciliação com meta de 350 audiências

Presidente destaca papel do Judiciário na pacificação social na abertura da Semana da Conciliação

Autor: Vitória Maria Sena

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

ReciclaJUD mobiliza servidores no Complexo dos Juizados Especiais

Published

on

Engajados na mudança de comportamento e na promoção de práticas ambientalmente responsáveis, os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) iniciaram mais uma edição da Competição ReciclaJUD, agora no Complexo dos Juizados Especiais.

“Queremos aproveitar esta iniciativa e transformá-la em rotina, estimulando todos os servidores a adotarem o hábito de trazer o material reciclável de casa”, explica Maria de Lourdes Duarte, gestora do Complexo dos Juizados.

Segundo ela, o objetivo é arrecadar resíduos recicláveis e, assim, reforçar a cultura da sustentabilidade por meio da reciclagem, aproveitando a estrutura já existente — que conta com uma central de resíduos. “Nossa meta inicial é mudar a cultura, fazer com que o servidor perceba a importância de destinar corretamente o material reciclável. Este é um passo significativo, pois evita que materiais reutilizáveis acabem no meio ambiente e contribui para uma cidade mais limpa e consciente”, completa.

Além do aspecto ambiental, a competição também promove o desenvolvimento social, pois todo o material arrecadado será destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Mato Grosso Sustentável (ASMATS), fortalecendo o trabalho dos catadores, especialmente neste fim de ano, e possibilitando o aumento da renda familiar dos trabalhadores que integram a associação, além de estimular a economia circular.

Leia Também:  Reforma tributária: Carta de Cuiabá apresenta clamor pela preservação dos estados e municípios

Nesta edição, os setores do Complexo participarão em formato de gincana ambiental, com divisões por unidade e incentivo à competição saudável entre equipes. As unidades com maior arrecadação serão premiadas com troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar, além de brindes. A proposta é engajar todos os colaboradores, estimulando a cooperação e o senso coletivo.

Ao transformar a coleta seletiva em uma atividade colaborativa e educativa, o ReciclaJUD reforça o compromisso do Poder Judiciário com a gestão adequada de resíduos sólidos e com a integração de valores ambientais às rotinas administrativas, em consonância com o Plano de Logística Sustentável (PLS) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do TJMT.

Idealizado pelo Núcleo de Sustentabilidade, o programa soma-se a outras ações que visam à construção de um coletivo socioambiental mais consciente e comprometido com o futuro do planeta.

A coordenação do Núcleo de Sustentabilidade é do desembargador Rodrigo Curvo.

ODS

O ReciclaJUD está totalmente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, pois reúne ações que integram as dimensões ambiental, social e institucional da sustentabilidade.

Leia Também:  Magistrados de MT destacam importância do Fonajus para aprimorar atuação judicial na área da saúde

O programa contribui com o ODS 12, ao incentivar o consumo consciente e a destinação correta dos resíduos; com o ODS 11, ao promover cidades mais sustentáveis; e com o ODS 8, ao gerar inclusão social e renda aos catadores da ASMATS, que recebem o material arrecadado.

Além disso, o ReciclaJUD também apoia o ODS 13, ao reduzir os impactos ambientais e as emissões associadas à destinação incorreta de resíduos, e o ODS 17, por fortalecer parcerias entre o Poder Judiciário, a sociedade e organizações locais.

Autor: Patrícia Neves

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA