.

Voz Pet

Maus-tratos e abandono de animais aumentam na pandemia em Cuiabá

Publicados

em

image_pdfimage_print

Em Cuiabá, apenas nos três primeiros meses deste ano, já foram registradas cerca de 300 denúncias contra maus-tratos e abandono de animais. Além disso, a estimativa é que a capital tenha em média 14 mil animais abandonados.

Os casos vêm aumentando gradativamente desde 2018 e tem aumentado ainda mais devido o coronavirus. As informações são da Diretoria de Bem-estar Animal.

Ainda de acordo com a diretoria, as denúncias saíram de 98 ligações no primeiro trimestre dos anos 2018 e 2019, para atualmente a instituição receber o dobro de reclamações desde 2020.

E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cidades de grande porte, calcula-se que para cada cinco habitantes há um cachorro. A partir desta projeção, em Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, teríamos então 140 mil animais domésticos. Deste montante, a estimativa é de que 10% deles estejam abandonados, ou seja, na realidade de Cuiabá, teríamos 14 mil animais abandonados.

De acordo com a diretora da Bem-estar Animal, Daniele Saad, abril é o mês de da prevenção contra a crueldade animal. O levantamento da Diretoria aponta um crescimento no número de denúncias e animais resgatados ano a ano. Em 2018, primeiro ano de funcionamento do órgão, foram contabilizadas 513 denúncias, uma média de 42 por mês e 117 animais resgatados.

Leia Também:  Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Segundo Daniele, “a pandemia deixou as pessoas inseguras, muitos perderam o emprego e acredito que isso tenha contribuído para o aumento nos casos de abandono de animais. Mas aumentaram também os casos de maus-tratos, temos encontrado muitos animais acorrentados, doentes, machucados, situações causadas por falta de cuidado e responsabilidade dos tutores mesmo. Estamos trabalhando em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que é quem conduz a investigação contra os tutores nos casos necessários, para realmente punir esse tipo de atitude que é um crime de acordo com a legislação”, explica a diretora.

 

Jornalista: Fabiane Serra com Assessoria.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Voz Pet

Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Publicados

em

image_pdfimage_print

Um cãozinho da raça spitz por nome Bolt sumiu de sua residência neste último final de semana. Sua dona, Sandra Goulart está inconsolada pois ela recém perdeu os pais pela covid-19 e se apegou mais ao pet.

A família oferece recompensa para quem encontrá-lo. Pelas câmeras de segurança da casa, verificaram que no sábado, quando a família saiu de casa deixou o portão aberto e ele fugiu. Eles o procuraram pela cidade onde moram, Terra Nova do Norte (643 km de Cuiabá), mas não o encontraram.

A dona de Bolt conta que ele nunca foi de andar muito, “quando saíamos para andar com ele, na metade do caminho tínhamos que carregá-lo no colo por que ele não aguentava andar”, além disso, ele tem problemas de saúde e quando “atacada” precisa tomar um medicamento específico.

A filha de Sandra finaliza, “Ele é como se fosse da família, o vazio que ele deixou em nós. Dói muito e precisamos muito encontrar ele. Ele é tão pequenino e medroso, deve estar assustado, com medo”, afirma Paola.

Leia Também:  Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Este site faz a função social na procura cães e qualquer animais desaparecidos, é só entrar em contato com o VOZMT.

 

Jornalista: Fabiane Serra

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA