.

Voz Pet

Medo de anestesiar seu animal é mais perigoso do que a própria anestesia

Publicados

em

image_pdfimage_print

A anestesia é uma especialidade médica que é pouco conhecida pelas pessoas e, quase sempre, o personagem esquecido nos filmes e séries de hospitais, nos quais, normalmente, o salvador é o cirurgião. Porém, me desculpem meus colegas cirurgiões, mas na vida real, o grande herói do centro cirúrgico é o anestesista!

É ele o responsável por cuidar de todo o manejo pré, trans e pós cirúrgico. É ele o responsável por administrar os fármacos que produzem a anestesia e, muito importante, a analgesia durante esse período. Nesse momento crítico, o anestesista também é o responsável por manter as constantes vitais: o coração batendo num ritmo adequado, a pressão arterial estável, a respiração levando oxigênio às células.

Em outras palavras, é ele quem mantém a vida. Todos os procedimentos cirúrgicos incríveis que realizamos hoje, como cirurgias cardíacas, ou transplantes de órgãos, só são possíveis por causa da anestesia.

O anestesista veterinário tem as mesmas funções do anestesista humano e, da mesma maneira, também é frequentemente esquecido. Durante as conversas com donos de animais antes do procedimento, algumas vezes já me perguntaram: “você também é veterinário, ou só anestesista?” ou “muito legal sua profissão, mas você pretende fazer faculdade de veterinária um dia?”. Para ser um anestesista veterinário, você tem que ser, antes de mais nada, veterinário.

Leia Também:  Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Esse desconhecimento da especialidade e da anestesia em si, acaba despertando um medo relacionado a ela. No dia a dia dos hospitais veterinários, isso é muito frequente. Porém, em alguns casos, esse medo acaba sendo muito exagerado e leva a algumas situações prejudicais aos animais. Em algumas especialidades veterinárias, como a oncologia, isso é muito evidente.

Trabalhando como anestesista, perdi as contas de quantas remoções de tumores enormes já participei (o recorde é um tumor de 4 quilos, em um cão que pesava 16 quilos antes da cirurgia).

De maneira inusitada, ao longo do tempo, vi esses casos acontecendo com os animais de dois tipos de donos, que são completamente opostos entre si: os relapsos, que não cuidam adequadamente dos seus bichos, e os que amam seus animais a ponto não conseguir imaginar viver sem eles.

Nesse segundo grupo, a soma do amor exagerado ao animal com o medo da anestesia leva a uma combinação muito perigosa. Com medo de perder seu “filho” durante a cirurgia, esses donos vão adiando o procedimento, e aquela bolinha que no começo tinha o tamanho de uma azeitona vai crescendo até o tamanho de uma noz, um limão, uma laranja, uma bola de futebol (sim, já vi cães com tumores de mamas do tamanho de bolas de futebol).

Leia Também:  Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

 

Por UOL Bichos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Voz Pet

Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Publicados

em

image_pdfimage_print

Um cãozinho da raça spitz por nome Bolt sumiu de sua residência neste último final de semana. Sua dona, Sandra Goulart está inconsolada pois ela recém perdeu os pais pela covid-19 e se apegou mais ao pet.

A família oferece recompensa para quem encontrá-lo. Pelas câmeras de segurança da casa, verificaram que no sábado, quando a família saiu de casa deixou o portão aberto e ele fugiu. Eles o procuraram pela cidade onde moram, Terra Nova do Norte (643 km de Cuiabá), mas não o encontraram.

A dona de Bolt conta que ele nunca foi de andar muito, “quando saíamos para andar com ele, na metade do caminho tínhamos que carregá-lo no colo por que ele não aguentava andar”, além disso, ele tem problemas de saúde e quando “atacada” precisa tomar um medicamento específico.

A filha de Sandra finaliza, “Ele é como se fosse da família, o vazio que ele deixou em nós. Dói muito e precisamos muito encontrar ele. Ele é tão pequenino e medroso, deve estar assustado, com medo”, afirma Paola.

Leia Também:  Cão desaparece e dona está inconsolável; oferece recompensa

Este site faz a função social na procura cães e qualquer animais desaparecidos, é só entrar em contato com o VOZMT.

 

Jornalista: Fabiane Serra

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA