Mato Grosso

Cidades de Mato Grosso vão receber teste de alerta da Defesa Civil neste sábado (27)

Published

on

A Defesa Civil de Mato Grosso vai realizar, no próximo sábado (27.9), o teste de demonstração do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. A ferramenta, que está em fase de implementação no Estado, tem como objetivo aprimorar a comunicação com a população em situações de risco e emergência.

O teste será realizado a partir das 14h e será direcionado à população que estiver nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta poderá ser recebido também por moradores de cidades próximas, de acordo com a cobertura das operadoras de celular.

A mensagem enviada será: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.

Todos os aparelhos com conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.

Não há necessidade de cadastro prévio e a mensagem de alerta aparece na tela do celular sobreposta aos demais aplicativos que possam estar em uso. Além disso, a mensagem é acompanhada de sinal sonoro.

Leia Também:  Desenvolve MT leva orientações e linha de crédito a empreendedores em Campo Verde e Nobres

A Defesa Civil reforça que não há motivo para pânico durante o teste.

A nova ferramenta

O sistema Defesa Civil Alerta é uma tecnologia nacional que envia mensagens de emergência diretamente aos celulares das pessoas que estiverem em uma área de risco, ainda que o telefone esteja no modo silencioso.

A ferramenta possui dois tipos de alerta:

  • O extremo, considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento. É este alerta que será testado em Mato Grosso.

  • Já o alerta severo emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.

A Defesa Civil ressalta que o sistema de alerta complementa outros canais já existentes, como envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.

Para se cadastrar para receber os alertas via SMS, basta enviar o CEP de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

Leia Também:  Associação LGBTQIA+ e Defensoria Pública acionam Justiça contra lei que proíbe atletas trans em competições femininas em Cuiabá

A população também pode se informar pelo Instagram da Defesa Civil Estadual: @defesacivilmt.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Published

on

Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?

A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.

A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre motociclista após colisão com carro

“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.

O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

Leia Também:  Projeto selecionado em edital da Secel oferece sessões gratuitas de cinema a comunidades do interior de MT

Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:

Várzea Grande: Passagem da Conceição

Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.

Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).

Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.

Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado

Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).

Nortelândia: Rota do Sol

Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;

Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;

Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;

Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA