Ataque cibernético

Hackers invadem sistema da Saúde de Cuiabá e Prefeitura fica sem acesso a dados; pagamento de servidores pode ser afetado

Published

on

O sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi alvo de um ataque cibernético de alto nível na última quarta-feira (5), deixando a Prefeitura sem acesso a informações essenciais até o momento. A invasão está sob investigação da Polícia Judiciária Civil (PJC) e levantou alerta sobre a vulnerabilidade digital da administração municipal.

Segundo apuração do Estadão Mato Grosso, há indícios de que todos os dados do sistema tenham sido perdidos e, pior, não há backup atualizado disponível para restaurá-los. A situação pode gerar impactos imediatos no pagamento de servidores da saúde, além de comprometer serviços essenciais da pasta.

O ataque expõe a fragilidade na segurança cibernética da gestão pública, levantando preocupação sobre a proteção de dados sensíveis de cidadãos e funcionários. A Prefeitura ainda não detalhou quais serviços estão comprometidos, mas a paralisação do sistema é considerada grave e sem precedentes.

A investigação da PJC busca identificar os responsáveis e conter os danos, enquanto técnicos da Prefeitura trabalham 24 horas para tentar restabelecer o acesso aos sistemas críticos.

Leia Também:  Antero Paes de Barros será candidato a deputado federal pelo PV e reforça federação de esquerda em Mato Grosso

A população e os servidores estão em alerta, enquanto a cidade enfrenta uma ameaça inédita à administração digital e à continuidade dos serviços de saúde.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATÉ ZUNIL

Secretário Lucas Chapéu do Sol pede demissão e não deve retornar à Câmara de Várzea Grande

Published

on

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Lucas Ductievicz, conhecido como Lucas Chapéu do Sol, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda-feira (10), alegando motivos pessoais. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, por meio de nota oficial.

Além de comandar a pasta, Lucas é vereador eleito pelo Partido Liberal (PL), mas estava licenciado desde março, quando assumiu o posto no Executivo municipal.

Com a saída, o cargo será assumido pelo subsecretário Gerson Scarton, enquanto Milton Dall Pizzolo passa a ocupar a subsecretaria.

Segundo apurado pela reportagem, Lucas não deve retornar à Câmara Municipal, mesmo após deixar o secretariado. A vaga continua sendo ocupada pelo suplente Samir Japonês (PL).

Eleito com 1.717 votos nas eleições de 2024, Lucas chegou a ser líder do Executivo na Câmara no início da nova legislatura, período marcado por atritos entre vereadores e a prefeita Flávia Moretti (sem partido), quando a base de sustentação do governo ainda era instável.

Leia Também:  Delegada denuncia ter sido apagada de foto oficial da Polícia Civil em homenagem na Câmara de Cuiabá; Vídeo

A saída de Lucas ocorre em meio a ajustes internos na gestão municipal, mas até o momento, não há indicação de que o rompimento tenha motivação política.

Jornalista: Mika Sbardelott

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA