Lucas do Rio Verde

Programa Saúde com Agente forma mais 40 profissionais em Lucas do Rio Verde

Published

on

Na tarde desta sexta-feira (29), foi realizada no auditório do Espaço Saúde, no bairro Jardim das Palmeiras, a formatura de 19 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e 23 Agentes de Combate às Endemias (ACEs), dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, como um dos incentivadores da atualização em saúde, aderiu ao programa e atendeu a todas as contrapartidas implementadas como, por exemplo, a compra de kits que é composto por chapéu, colete e mochila, e aquisição de esfigmomanômetro, glicosímetro e termômetro conforme as determinações do Ministério da Saúde.

Os cursos tiveram início em agosto de 2022 e finalizaram em julho de 2023. Durante esse período, os profissionais, de forma intercalada, focaram nos objetivos do programa que são: formação técnica com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuir para a melhoria da saúde da população, fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) em seus atributos essenciais, fortalecer a Vigilância em Saúde e aperfeiçoar as ações de combate às endemias, visando à promoção da saúde.

“Essa formação técnica foi muito positiva. O curso veio do Ministério de Saúde, do Conasems, e ajudou muito os agentes a entenderem mais sobre os serviços que são prestados nas casas das famílias”, explicou a preceptora da turma de ACEs, Simone Silva.

Leia Também:  Dia de Finados: familiares prestarão homenagens no Cemitério Jardim da Paz neste domingo (2)

Os cursos técnicos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com ênfase no combate às endemias tiveram uma carga horária mínima de 1.200 horas para habilitação nas atividades. A capacitação foi cumprida na forma presencial, durante a jornada de trabalho, e na modalidade de Educação a Distância, que contou com 26 disciplinas.

“Sem dúvida foi um desafio tremendo, mas nós conquistamos muitas vitórias. E realmente quem ganha com isso é a população. Nós recebemos uma capacitação de extrema importância para a comunidade e agora vamos entrar em campo e mostrar tudo o que nós aprendemos em benefício para a sociedade”, contou o agente de combate às endemias, Ronaldo Lima.

Um dos grandes objetivos do programa é que os profissionais de saúde tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências, e saibam orientar os pacientes que necessitem de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo.

“Esses profissionais passaram por esse processo de formação, com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e após esse processo de qualificação, estarão ainda mais preparados para atuar nas suas respectivas funções. Com isso, a nossa saúde ganha muito. Nossa gestão tem incentivado muito o processo de educação, principalmente educação permanente. A gente vê o resultado desse processo de qualificação na ponta, onde a nossa população está cada vez melhor assistida, então realmente é um dia muito feliz para nós”, ressaltou a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

A qualificação trata-se de uma iniciativa para melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. A partir das informações coletadas nos atendimentos, o Ministério da Saúde terá à disposição, uma base de dados de extrema relevância para a gestão e construção de políticas da área.

Também estiveram presentes na cerimônia de conclusão dos cursos o presidente em exercício da Câmara Municipal, Daltro Figur, a supervisora da Atenção Primária em Saúde, Gláucia Accordi, e a supervisora da Vigilância em Saúde Municipal, Cláudia Engelman.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Novembro Azul terá ações em todas as unidades básicas de saúde

Published

on

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde prepararam uma programação especial para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem.

A campanha, realizada em todo o Brasil, tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que o grande desafio, é mudar o pensamento do homem em relação a própria saúde, fazendo com que ele procure o serviço médico com mais frequência.

A gente entende a dificuldade do homem em deixar o trabalho para procurar o serviço de saúde, em alguma ação de prevenção. Na maioria das vezes, eles só procuram uma unidade, quando já estão doentes”.

Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, orientações, testes rápidos, atualização vacinal e consultas voltadas ao cuidado e diagnóstico precoce de doenças, como também hipertensão e diabetes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 16 mil mortes por ano. É o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, com mais de 70 mil novos casos por ano.

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Entre os principais fatores de risco estão a idade, especialmente após os 60 anos, histórico familiar, obesidade e a exposição a agentes químicos, como ocorre com trabalhadores que lidam com produtos utilizados em fundição ou agrotóxicos.

A supervisora destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo elevar as chances de cura a até 95%. O diagnóstico é feito por meio de exames, como o PSA e o toque retal.

Um câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, por isso, a importância de procurar o serviço médico pelo menos uma vez ao ano. As nossas unidades estão preparadas para acolher os homens o ano inteiro”, finaliza Gabrielle.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA