Lucas do Rio Verde

Referência: Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde serve de modelo para estruturação da GCM de Sinop

Published

on

O secretário de Segurança Pública e Trânsito de Sinop, coronel Wesney Sodré, visitou Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (29) para conhecer de perto a estrutura da Guarda Civil Municipal Armada, considerada referência no estado de Mato Grosso. A comitiva foi recebida pelo prefeito em exercício, Joci Piccini, no Paço Municipal, acompanhado do presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Callai e do secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha.

Durante o encontro, o secretário, Cel. Marcos Cunha destacou o papel de destaque de Lucas do Rio Verde na segurança pública.

“A nossa Guarda Civil é hoje uma referência no estado. Recebemos o coronel Sodré e sua equipe para apresentar toda a estrutura organizacional da nossa Guarda, tanto administrativa quanto operacional. Eles vão conhecer programas importantes como a Patrulha Maria da Penha, o Projeto ROPE (Ronda Ostensiva Preventiva Escolar) e o sistema de videomonitoramento do CIOSP. Nosso objetivo é compartilhar essa experiência bem-sucedida para que possa contribuir na implantação da guarda armada em Sinop”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Novembro Azul terá ações em todas as unidades básicas de saúde

O coronel Wesney Sodré elogiou a gestão municipal e ressaltou que a visita busca fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os municípios.

“Agradeço a recepção do coronel Cunha e do prefeito em exercício, Joci Piccini. Lucas do Rio Verde tem se destacado em várias áreas, e na segurança pública não é diferente. Estamos aqui para conhecer os procedimentos adotados pela instituição e levar esse conhecimento para aplicar em Sinop. Nosso município já está no processo de implantação da Guarda Armada — a empresa responsável pelo curso já foi contratada e estamos aguardando a homologação pela Polícia Federal. Além disso, estamos construindo a primeira sede própria da Guarda, com quase mil metros quadrados, e planejando um novo concurso para ampliar o efetivo, acompanhando o crescimento da cidade”, explicou o secretário de Sinop.

Lucas do Rio Verde é pioneira em Mato Grosso ao implantar a primeira Guarda Civil Municipal Armada com autorização da Polícia Federal. Após intensos treinamentos e capacitações, a corporação passou a atuar integrada às forças de segurança em 2023, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com a PF.

Leia Também:  Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Com 64 guardas civis e equipamentos modernos – como pistolas PT92, carabinas CT9 e espingardas calibre 12 –, a Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde tem se destacado pelo impacto positivo na segurança da população, consolidando o município como modelo em gestão e inovação na segurança pública municipal.

Também participaram da visita os guardas municipais de Sinop, o comandante Campagnaro, o subcomandante Cruz e Ralf Figueiredo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lucas do Rio Verde

Novembro Azul terá ações em todas as unidades básicas de saúde

Published

on

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde prepararam uma programação especial para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem.

A campanha, realizada em todo o Brasil, tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que o grande desafio, é mudar o pensamento do homem em relação a própria saúde, fazendo com que ele procure o serviço médico com mais frequência.

A gente entende a dificuldade do homem em deixar o trabalho para procurar o serviço de saúde, em alguma ação de prevenção. Na maioria das vezes, eles só procuram uma unidade, quando já estão doentes”.

Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, orientações, testes rápidos, atualização vacinal e consultas voltadas ao cuidado e diagnóstico precoce de doenças, como também hipertensão e diabetes.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 16 mil mortes por ano. É o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, com mais de 70 mil novos casos por ano.

Leia Também:  Dia de Finados: familiares prestarão homenagens no Cemitério Jardim da Paz neste domingo (2)

Entre os principais fatores de risco estão a idade, especialmente após os 60 anos, histórico familiar, obesidade e a exposição a agentes químicos, como ocorre com trabalhadores que lidam com produtos utilizados em fundição ou agrotóxicos.

A supervisora destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo elevar as chances de cura a até 95%. O diagnóstico é feito por meio de exames, como o PSA e o toque retal.

Um câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, por isso, a importância de procurar o serviço médico pelo menos uma vez ao ano. As nossas unidades estão preparadas para acolher os homens o ano inteiro”, finaliza Gabrielle.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA