Uma campanha estratégica de imunização coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação chegou ao fim em Sorriso, alcançando um resultado expressivo. Realizada ao longo de mais de quatro meses, entre 20 de junho e 24 de outubro, a iniciativa “Vacinação nas Escolas” cumpriu a sua missão de visitar todas as 37 unidades escolares da rede municipal, incluindo CEMEIS e escolas, resultando na aplicação de notáveis 3.470 doses de vacinas.
Com o tema motivador “Em matéria de vacina, Sorriso é nota 10!”, uma campanha integrada no Programa Saúde na Escola (PSE), e que se concentra em transformar as unidades de ensino em pontos de acesso facilitado à saúde preventiva, combatendo a queda nas taxas de cobertura vacinal, especialmente entre o público infantil.
O principal diferencial da estratégia foi a desburocratização e a proximidade, levando o serviço de saúde diretamente ao cotidiano das famílias.
Kátia Dal Prá, coordenadora da Central de Imunização, enfatizou o impacto direto da ação na rotina dos pais trabalhadores, um dos grupos mais beneficiados pela logística. “Esta ação se destaca pela facilidade para os pais, principalmente os que trabalham, garantindo a tranquilidade de saber que o cartão vacinal de seus filhos está atualizado sem grandes deslocamentos ou perdas de horas de trabalho.”
A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, reforça que o Programa Saúde na Escola atua como um elo fundamental na saúde dos estudantes e da comunidade.
“O Programa Saúde na Escola é uma ponte crucial entre a saúde e a educação. Ao levar os imunizantes até o ambiente escolar, não estamos apenas facilitando o acesso, mas também contribuindo de forma garantida para o cumprimento do calendário vacinal completo”, frisa.
Embora a campanha tenha sido impulsionada pela necessidade de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe, a equipe de saúde aprovou a mobilização nas escolas para fazer uma verificação minuciosa e uma atualização completa do Calendário Nacional de Imunização.
Dal Prá sublinhou que a abordagem foi total durante a campanha. “A mobilização não se limitou apenas às campanhas específicas, como a gripe. Aproveitamos o acesso facilitado para atualizar todo o calendário vacinal. Para o sucesso da iniciativa, contamos com a colaboração dos pais que enviaram na mochila dos filhos a documentação necessária para que as equipes pudessem verificar e garantir que nenhuma criança fique desprotegida contra outras doenças imunopreveníveis.”
O foco do PSE é a realização de ações educativas e de conscientização sobre a importância da vacinação, além de identificar e reduzir o número de não vacinados, visto que o público infantil é considerado o mais vulnerável a internações e complicações graves causadas por diversas doenças.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, destacou o encerramento da campanha com os números consolidados, atestando o sucesso da iniciativa em toda a rede municipal de saúde e educação.
” Concluímos com sucesso as vacinações nas escolas. Em um esforço logístico inédito, foram visitadas 37 unidades escolares e aplicadas 3.470 doses de vacinas. O balanço final reforça que a parceria entre Educação e Saúde tem sido um modelo eficaz para ampliar as coberturas vacinais e garantir a proteção coletiva, consolidando Sorriso como referência em ações de saúde preventivas também no ambiente escolar”, sintetizou o gestor da Saúde.