Mato Grosso

Com foco em sustentabilidade, Projeto ABC+ em Ação finaliza etapa 2025 em Cuiabá

Published

on

A segunda edição do Projeto ABC+ em Ação foi encerrada nesta segunda-feira (17.11), durante evento realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá. A iniciativa é resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de ampliar o acesso a informações técnicas e incentivar práticas agropecuárias sustentáveis no estado.

A etapa 2025 do projeto teve início em agosto e, ao longo de três meses, percorreu 16 municípios mato-grossenses com uma programação voltada à capacitação de produtores rurais, profissionais do setor e demais integrantes da cadeia produtiva. As atividades incluíram palestras, orientações técnicas, apresentações de tecnologias sustentáveis e esclarecimentos sobre linhas de crédito disponíveis para impulsionar a produção. A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,57 milhão.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o foco do programa é estratégico: equilibrar a alta performance econômica com a conservação dos recursos naturais, posicionando o Estado como um líder na produção verde.

“Este programa chega para levar ao campo novas tecnologias, apresentar técnicas de utilização do solo que podem otimizar o rendimento do produtor e, obviamente, preservar o planeta. Nós vamos continuar trabalhando, continuar apoiando projetos como esse, para continuar produzindo com sustentabilidade.”

O ABC+ em Ação integra o Plano ABC+, política pública nacional voltada à redução de emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e à adaptação das atividades produtivas às mudanças climáticas. Em Mato Grosso, a execução das ações é coordenada pela Sedec, em diálogo com entidades representativas do setor rural. A primeira edição do projeto, realizada em 2024, percorreu 10 municípios.

De acordo com o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, Mato Grosso já consolidou uma posição de vanguarda mundial em práticas de conservação do solo e responsabilidade ambiental.

“Mato Grosso é hoje o campeão em plantio direto, uma prática que consolidamos ano a ano. Quase 100% do que plantamos é feito dessa forma, uma prática sustentável que consiste em não movimentar o solo. Com isso, buscamos sequestrar o máximo de carbono possível para cumprirmos a nossa tarefa de casa. Temos a agricultura mais sustentável do planeta, e a pecuária não fica atrás.”

Além da difusão de tecnologias, o projeto também promoveu dias de campo, produção de conteúdos educativos e visitas a propriedades que já adotam práticas sustentáveis como referência. As atividades buscaram reforçar a importância da adoção de técnicas que ampliem a produtividade e, ao mesmo tempo, contribuam para o uso racional dos recursos naturais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Polícia Civil prende mulher suspeita de matar o companheiro em Alta Floresta

Published

on

A Polícia Civil realizou nesta segunda-feira (17.11), em Alta Floresta, a Operação Álibi de Sangue, para cumprir um mandado de prisão preventiva contra a companheira de Renato da Silva Rosa, 31 anos, assassinado no dia 22 de outubro, além de ordens de busca e apreensão domiciliar e afastamento de sigilo de dados.

O crime ocorreu na residência do casal, no Bairro Boa Nova III, onde a vítima foi atingida por um golpe único de faca na região supraclavicular. O laudo de necrópsia apontou que o ferimento teve trajetória oblíqua, transfixando o esterno e atingindo o tronco braquiocefálico, sendo aplicado com “força considerável”, o que provocou hemorragia interna maciça e choque hipovolêmico agudo.

A investigação, realizada pela Delegacia de Alta Floresta, indica que, após uma discussão, a suspeita desferiu o golpe fatal e deixou o local, confessando o ato a familiares.

Ela compareceu à Delegacia da Polícia Civil apenas dois dias depois, acompanhada de um advogado, alegando legítima defesa. Contudo, não foram identificadas lesões nela, tampouco sinais de luta no ambiente, e a natureza do golpe, único, profundo, direcionado a região vital e aplicado com força intensa, contradiz a versão apresentada.

“Relatos colhidos apontam histórico de conflitos e agressões anteriores praticadas pela suspeita contra a própria vítima, e um familiar chegou a afirmar que a apresentação tardia ocorreu deliberadamente para evitar a prisão em flagrante”, disse o delegado André Victor de Oliveira Leite.

Diante da gravidade do crime, do risco de reiteração e da necessidade de resguardar a instrução, já que familiares omitiram o paradeiro da suspeita para evitar o flagrante e não entregaram seu aparelho celular, considerado essencial à investigação, o delegado André Victor representou pela prisão preventiva da companheira de Renato da Silva Rosa, que foi decretada pela Justiça e cumprida nessa segunda-feira (17).

As investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias e possíveis tentativas de interferência na investigação.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA