Mato Grosso

Governo de Mato Grosso entrega novo Palácio das Artes Marciais totalmente reformado e modernizado

Published

on

O Governo de Mato Grosso entregou, na noite desta terça-feira (23.9), o novo Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, totalmente reformado e modernizado. Executada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a obra contou com investimentos de cerca de R$ 5 milhões para proporcionar mais funcionalidade, segurança e conforto a atletas e público.

“A missão que dei ao secretário David Moura, de transformar esse espaço em um dos três melhores do Brasil para as artes marciais, foi cumprida. Tenho certeza de que essa belíssima estrutura vai trazer não só oportunidades de práticas esportivas, competições, de formação de atletas e de campeões, mas acima de tudo de formação de grandes cidadãos”, destacou o governador Mauro Mendes.

Ex-atleta profissional de judô, o secretário da Secel, David Moura, falou sobre a união, disciplina e valores transmitidos pelas artes marciais.

“As artes marciais ensinam disciplina e honra, valores que a gestão Mauro Mendes prega no seu governo. São valores que me transformaram e que me fizeram estar aqui hoje, em uma posição honrada de poder ajudar a cultura, o esporte, e a arte marcial que fez muito por mim”.

O secretário ressaltou também o Palácio das Artes Marciais como legado de transformação para jovens, ensinando-os a perseverar e a se levantar após quedas.

Leia Também:  Sema alerta que prazo para cadastros dos relatórios de logística reversa termina na próxima semana

“A partir de agora, esse espaço será muito usado, em treinamentos, eventos, em projetos. E muitas vidas serão transformadas nessa jornada, nessa construção dos valores aprendidos com a luta. Aprender a cair e levantar. Cada queda nas artes marciais mostra que esse atleta, esse jovem levantou e continuou lutando”, reforçou David.


Levantamentos após as quedas fizeram parte das apresentações das 14 modalidades de artes marciais do Estado, durante a solenidade de reinauguração do espaço. Atletas deram um show à parte mostrando rapidamente algumas habilidades no boxe, capoeira, jiu-jitsu, jiu-jitsu esportivo, judô, judô paralímpico, karatê, karatê do, kungfu, kickiboxing, muay thai, sambo, taekwondo e wrestling.

Além dos presidentes das Federações Mato-grossenses dessas modalidades, participaram do evento diversas autoridades, entre as quais o suplente de senador, Mauro Carvalho, os deputados Beto Dois a Um, Júlio Campos, Paulo Araújo e Wilson Santos. Do município de Cuiabá, estiveram presentes o secretário de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, e o vereador Dilemário Alencar.

Fizeram também parte da cerimônia o Secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, o Diretor Geral da Politec, Jaime Trevizan, e os comandantes da Polícia Militar, Ernesto Xavier Lima Júnior (1º Comando Regional) e Hugo Roberto Silva Reis (Bope). A reinauguração contou ainda com a presença de Pedro Luiz Sinohara, filho de Iusso Sinohara, que leva o nome do Palácio das Artes Marciais.

Leia Também:  Compras até dia 30 de setembro concorrem a R$ 900 mil em prêmios

O novo Palácio das Artes Marciais

Localizado no Complexo Arena Pantanal, em Cuiabá, o Palácio das Artes Marciais passou por uma reforma completa que possibilitou diversas melhorias, como a recuperação da cobertura e a aprimoramento do conforto acústico com a aplicação de forro de lã de vidro no teto, que ajuda a absorver os ruídos.

O espaço conta agora com sistema de ar-condicionado, garantindo o conforto térmico. Outra novidade são os assentos na arquibancada que proporcionam mais comodidade para os espectadores das atividades e eventos.

As benfeitorias abrangem ainda a substituição do sistema de iluminação e recuperação, impermeabilização e tratamento dos pisos com manta específica. Destacam-se ainda as adequações para assegurar a acessibilidade, que incluem rampas, elevador e sanitários adaptados.

Do lado de fora, o prédio também foi reformado, com a revitalização completa da fachada, urbanização e requalificação do pátio, estacionamento e escadaria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Boletim de balneabilidade da Sema traz opções seguras para quem quer se refrescar neste fim de semana

Published

on

Para driblar o clima quente e ainda se divertir, o banho de rio no fim de semana é uma boa pedida. Mas antes de fazer a programação, que tal dar uma olhada no boletim da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) divulgada esta semana sobre a qualidade da água em 41 pontos de Mato Grosso?

A boa notícia é que em alguns locais considerados impróprios na análise realizada no ano passado conseguiram reverter o cenário. No município de Diamantino, por exemplo, os moradores já podem frequentar as praias Ribeirão Vermelho, Frei Manoel e Areial. Em Nova Marilândia, a Praia dos Cachorros também saiu da classificação de imprópria para própria.

A estudante de cinema, Lívia Fiuza, disse que sempre que pode vai a Chapada dos Guimarães para se refrescar nas cachoeiras localizadas no parque. Ela destacou a importância do trabalho realizado pela Sema e disse se sentir mais segura em acessar os locais que passaram pela análise.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta em seis presos por embriaguez ao volante e 47 veículos removidos

“A divulgação do boletim de balneabilidade é uma prestação de serviço de saúde pública à população. Eu me sinto muito mais segura em frequentar os locais que estão próprios para banhos. Chapada dos Guimarães tem muitos atrativos que precisam cada vez mais ser cuidados e conservados”, afirmou a estudante.

O coordenador de Monitoramento da Água e do Ar da Sema, Sérgio Figueiredo, explica que a coleta da balneabilidade consiste na realização de amostras, durante 5 semanas consecutivas, em locais utilizados por banhistas para recreação de contato primário (balneabilidade), no trecho onde é possível atingir a isóbata de 1 metro.

São coletadas amostras para análise microbiológica e medido o pH. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e enviadas para análise no Laboratório da Sema, em Cuiabá, onde são processadas. Esse processo vai se repetir uma vez por semana, durante 5 semanas.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

Leia Também:  Sema alerta que prazo para cadastros dos relatórios de logística reversa termina na próxima semana

Conforme o boletim, também estão próprias para banho as seguintes praias:

Várzea Grande: Passagem da Conceição

Cuiabá: Comunidade Aguaçú, Ponte de Ferro da Guia, Ponte de Ferro no Rio Coxipó, Mutuca, Rio Claro, Balneário Soberbo (Coxipó Açú), Coxipó do Ouro e , Salgadeira.

Chapada dos Guimarães: Cachoeira dos Namorados e Lago de Manso (marinas).

Barra do Garças: Praia da Primavera/Rio Araguaia – do Pontal do Araguaia, Bosque Rio Garças e a Cachoeira Pé da Serra.

Nobres: Rio Estivado (Bom Jardim) e Aquário Encantado

Jaciara: Cachoeira da Mulata e Rio Tenente Amaral (Água Jaciara).

Nortelândia: Rota do Sol

Colíder: Balneário Rancho Baixadão, Cachoeira Mercúrio e Cachoeira da Família;

Guarantã do Norte: Balneário Cachoeirinha, Balneário do Cláudio e Balneário Stregue;

Matupá: Cachoeirinha E-60, Ponte Peixotinho, Captação Rio Peixoto de Azevedo e Lago 1;

Peixoto de Azevedo: Cachoeira da Onze;

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA