Mato Grosso

Hospital Metropolitano realiza 29 cirurgias em mutirão com pacientes de vários municípios

Published

on

O Hospital Metropolitano, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Várzea Grande, realizou neste sábado (25.10), 29 cirurgias no 11º mutirão do ano. Ao todos, foram 16 procedimentos de colecistectomia (retirada de vesícula), 9 de hernioplastia (cirurgia de hérnia), 2 de exérese de cisto dermoide (retirada de cisto sebáceo), 1 de fechamento de enterostomia (no abdômen) e 1 de hemorroida.

Neste ano, foram realizadas 267 cirurgias em mutirões, com o objetivo de dar celeridade aos atendimentos realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste sábado, atendemos pacientes de nove municípios do Estado com cirurgias gerais. Eles passaram pelos procedimentos e em breve estarão recuperados para voltar às atividades de rotina com muito mais saúde e qualidade de vida”, explicou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Para a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, o mutirão foi possível graças ao planejamento de consultas com o cirurgião-geral, à realização dos exames pré-operatórios e à articulação dos agendamentos em tempo hábil.

Leia Também:  Indea oferece treinamento a médicos veterinários interessados em atuar em eventos agropecuários

“Conseguimos atender tantos pacientes simultaneamente no mesmo dia porque dispúnhamos de cinco salas cirúrgicas equipadas e profissionais muito bem preparados. Além disso, estes procedimentos foram escolhidos porque o pós-operatório deles é considerado simples”, destacou a diretora.

O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, também ressaltou a importância da iniciativa.

“Essa ação demonstrou o quanto o SUS é capaz de oferecer respostas ágeis e resolutivas à população. Nosso planejamento garantiu que os pacientes fossem operados com qualidade, segurança e dignidade, sem precisar esperar meses na fila. Isso representou gestão eficiente e compromisso com a saúde pública”, afirmou.

Foram atendidos na iniciativa moradores dos municípios de Alto Paraguai, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Cuiabá, Jauru, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda e São José dos Quatro Marcos, que aguardavam por cirurgia via Sistema de Regulação.

Os pacientes do interior contaram com o apoio logístico das prefeituras para o transporte até o hospital e, em caso de necessidade, para hospedagem em casas de apoio.

A equipe que trabalhou no mutirão foi composta por cinco médicos cirurgiões e cinco médicos residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.

Leia Também:  Saiba como será o funcionamento dos órgãos estaduais no ponto facultativo dos dias 27 e 28

Saiba mais sobre o hospital

O Hospital Metropolitano conta com 239 leitos operacionais, sendo 178 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI, cinco leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e seis leitos de estabilização, além de cinco salas cirúrgicas e 14 consultórios.

A unidade tem perfil cirúrgico e é referência em ortopedia, traumatologia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, urologia, vascular e cirurgia-geral.

É importante que os pacientes que precisam ser operados em Mato Grosso mantenham o cadastro do SUS atualizado para que, quando contemplados com a cirurgia, possam ser contactados sem dificuldades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros resgata sucuri em área de mata em Sorriso

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta terça-feira (28.10), uma sucuri que estava em uma área de mata dentro do perímetro urbano de Sorriso (a 398 km de Cuiabá). Apesar de não apresentar risco à população, o resgate foi realizado para evitar possíveis incidentes provocados pela aproximação de curiosos e também garantir a segurança da serpente.

A equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) já acompanhava a situação do animal silvestre há alguns dias. Em uma vistoria anterior, os bombeiros estiveram no local junto com uma médica veterinária para avaliar as condições da serpente. Naquela ocasião, concluiu-se que não seria necessário remover a sucuri, já que o ambiente possuía características de seu habitat natural, pois se tratava de uma área de mata com a presença de um córrego. Além disso, o animal não representava risco à população.

Entretanto, com o aumento da movimentação e da curiosidade popular, além de relatos de pessoas tentando interagir, agredir ou até ameaçar matar o animal, a situação passou a oferecer risco tanto à segurança pública quanto à integridade da sucuri. Por isso, a equipe realizou a captura do animal seguindo nova orientação técnica da veterinária. A sucuri foi resgatada sem ferimentos e posteriormente solta em uma área segura e distante da zona urbana.

Leia Também:  "Investimentos em infraestrutura que o governo tem feito estão mudando a realidade de toda Região Oeste de MT", afirma prefeita de Glória D'Oeste

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA