Mato Grosso

Mato Grosso conquista mais de 50 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Published

on

Mato Grosso encerra a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), nesta segunda-feira (27.10), com mais de 50 medalhas conquistadas, sendo 18 na série ouro, a principal da competição nacional, que reúne cerca de 5 mil atletas, com idade entre 12 e 14 anos, em Uberlândia (MG). Mais 33 medalhas mato-grossenses vieram nas séries prata e bronze.

Divididas em blocos de modalidades, as viagens foram custeadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também organizou as seletivas regionais e estaduais da competição escolar no Estado. Ao todo, a delegação mato-grossense contou com 216 estudantes oriundos de escolas públicas e privadas de diversos municípios.

O primeiro grupo competiu entre os dias 7 e 10 de outubro, nas modalidades de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia. De 13 a 18 de outubro, ocorreram as disputas de atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo.

O terceiro bloco teve início no dia 19 de outubro, abrangendo as competições de basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez. Os estudantes desse último grupo chegam em Cuiabá na terça-feira (28.10).

Leia Também:  Alunos participam de palestra sobre cidadania fiscal e oficina de produção de vídeos do projeto Estudante - Cidadão do Futuro

Pódios mato-grossenses


Foram campeões dos Jogos Escolares Brasileiros os atletas David Henrique Gomes, no Judô; Maria Eduarda de Noronha, no Taekwondo; Luiz Felipe Brasil e Wislaine Moares Rocha, do Atletismo; Miguel Moreira Barbosa, do Atletismo Adaptado; e também a equipe da Escola Fernando Leite, de Várzea Grande, no Futsal Feminino.

Mato Grosso ainda esteve presente em outros 12 pódios da série ouro, sendo um na segunda posição e mais 11 na terceira colocação. As conquistas vieram das modalidades de judô e atletismo.

Na série prata, foram 17 pódios mato-grossenses, alcançados nas modalidades de atletismo, karatê, Wrestling, xadrez, natação, voleibol masculino, vôlei de praia e xadrez.

Mais 16 medalhas foram conquistadas na série bronze, com atletas das modalidades de karatê, Wrestling, atletismo, atletismo adaptado e taekwondo.

Os Jogos Escolares Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A participação mato-grossense na competição nacional é coordenada pela Secel em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).

Leia Também:  Documentário sobre gordofobia selecionado em edital da Secel tem mostra exclusiva no Cine Teatro Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Mato Grosso leva cultura, sabores e arte pantaneira à Galeria Visit Brasil

Published

on

A partir desta quarta-feira (29.10), o Pantanal será o protagonista em Nova York com a abertura da Galeria Visit Brasil – Pantanal, uma experiência imersiva promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no distrito de Chelsea, um dos polos culturais mais prestigiados da cidade.

A mostra, que segue até domingo (2.11), transforma o bioma em arte viva, reunindo fotografia, gastronomia, música e debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo.

O espaço recebe convidados, imprensa e público norte-americano para conhecer o Pantanal como destino de safári e observação da vida selvagem, um dos grandes ativos turísticos do Brasil. A programação inclui exposições, cooking shows, rodas de conversa e apresentações culturais.

Entre os destaques da programação estão o fotógrafo mato-grossense José Medeiros, que divide a exposição “Quatro Estações: Um Pantanal” com o premiado documentarista Filipe DeAndrade, e a chef cuiabana Ariani Malouf, que comanda o cooking show ao lado do chef Paulo Machado (Mato Grosso do Sul) nos dias 30 de outubro e 2 de novembro, levando à plateia internacional os sabores e aromas da culinária pantaneira, com pratos como o macarrão de comitiva com aioli de pequi, o ceviche de tilápia com mandioca e o doce de leite com queijo.

Leia Também:  Último dia para pagamento da parcela de outubro do IPVA é nesta sexta-feira (31)

A cultura também estará em evidência com a apresentação do grupo Flor Ribeirinha, símbolo da tradição mato-grossense e reconhecido mundialmente pela preservação das raízes populares do estado, que se apresenta na cerimônia de abertura da galeria.

Além das atrações artísticas, a programação traz rodas de conversa sobre “Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica”, “Pantanal em Foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira” e “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”. O evento também contará com encontros de negócios e degustações de caipirinha, promovendo conexões entre operadores internacionais e empreendedores do turismo sustentável.

Representando o Governo de Mato Grosso, participam do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, que acompanham as ações de promoção do destino junto à Embratur e à imprensa internacional.

“Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. O Pantanal é um dos nossos maiores patrimônios e a Galeria Visit Brasil é uma vitrine extraordinária para mostrar ao mundo o que temos de melhor: um turismo que une natureza, cultura e sustentabilidade. É uma honra ver artistas e profissionais do nosso estado representando o país neste palco global”, afirmou César Miranda.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado contra jovem investigado por agredir e ameaçar ex-mulher em VG

Galeria Visit Brasil

Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.

Segundo a Embratur, o mercado norte-americano é o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA