Policial

PF deflagra operação contra fraudes de mais de R$ 45 milhões na Caixa; Cuiabá é um dos alvos

Published

on

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Agloe, com o objetivo de investigar e combater crimes financeiros praticados contra a Caixa Econômica Federal (CEF). As fraudes envolvem a obtenção irregular de financiamentos habitacionais e empréstimos bancários, com Cuiabá entre as cidades alvo da ação.

Cerca de 50 policiais federais participaram da operação, que cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra um funcionário da Caixa suspeito de intermediar os desvios.

Além da capital mato-grossense, a operação teve alvos em Barcarena (PA), Luís Eduardo Magalhães (BA) e Brasília (DF). A Justiça também determinou o sequestro de bens de 84 pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.

Investigação partiu de alerta da Caixa

As investigações começaram após comunicação interna da CEF, que identificou inconsistências na documentação de comprovação de renda apresentada por novos correntistas durante a contratação de produtos financeiros — especialmente financiamentos habitacionais.

Segundo a PF, os contratos eram intermediados por um mesmo responsável técnico, e tinham como destino empreendimentos de aquisição de terrenos em condomínios fechados, associados à construção de imóveis residenciais.

Leia Também:  Ex-servidor que atacou deputada Janaina Riva pregava valores religiosos e pautas bolsonaristas nas redes sociais

As apurações revelaram desvirtuamento de políticas habitacionais, uso de laranjas, triangulação de empréstimos e fraudes na comprovação de renda, gerando um prejuízo superior a R$ 45 milhões à instituição financeira.

“Método” era oferecido como curso nas redes sociais

De acordo com a investigação, o principal suspeito divulgava em redes sociais uma suposta metodologia para obtenção de financiamentos, prometendo aos clientes a possibilidade de investir no mercado imobiliário sem possuir recursos próprios.

O investigado afirmava que o banco seria “sócio” dos investidores e vendia cursos com nomes de apelo comercial, nos quais explicava suas técnicas para “mapear” o sistema de crédito habitacional e obter aprovação de financiamentos de forma fraudulenta.

Objetivo da operação

As medidas cautelares cumpridas nesta terça-feira visam recolher provas e documentos que auxiliem a PF a esclarecer o alcance das fraudes e identificar todos os envolvidos.

A Operação Agloe recebeu esse nome em referência a uma cidade fictícia criada em um mapa, usada para detectar plágio — uma alusão à falsa aparência de legitimidade que os suspeitos davam às transações fraudulentas.

Leia Também:  Servidor é exonerado após ataques de cunho sexual contra a deputada Janaina Riva

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular


COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Alunos do Projeto de Jiu-Jitsu da Rotam conquistam 11 medalhas em campeonato internacional

Published

on

Quatro alunos do projeto social de Jiu-Jitsu do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), conquistaram 11 medalhas durante o Brasília International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2025, realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, em Brasília (DF).

Os atletas Renato de Oliveira Campos, de 32 anos; Marcos Vinícius de Assunção Costa Lobo, de 23 anos; Giovanna Letícia da Costa Lima e João Victor Araújo Oliveira da Silva, ambos de 18 anos; competiram nas categorias com kimono e sem kimono, tanto no peso quanto no absoluto, acumulando medalhas de ouro, prata e bronze.

Renato conquistou o maior número de medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, Marcos Vinícius levou duas medalhas de ouro e uma de prata. Os competidores mais jovens também foram premiados, Giovanna conquistou um ouro e um bronze, já João Victor garantiu duas medalhas de ouro, totalizando onze pódios para a equipe.

Para Renato, que há três anos faz parte do projeto de Jiu-Jitsu da Rotam, estar em competições desse nível foi transformador. “Entrei buscando melhorar minha saúde e ter melhor qualidade de vida. Fui muito bem recebido por todos. Comecei a treinar e acabei gostando muito do esporte. Logo tive a vontade e a experiência de competir, foi então que participei do Campeonato Estadual de Mato Grosso, onde fiquei em segundo lugar. A partir dali, não parei mais, disputei torneios em Goiás, São Paulo e até o Campeonato Europeu No-Gi, em Roma, representando o projeto e o nosso Estado”, contou.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeitos de tentar matar vendedor de lanches em emboscada

“O Jiu-Jitsu mudou minha vida. Me ensinou disciplina, foco e me mostrou que, com esforço, dá para chegar longe. Representar Mato Grosso e a Rotam em competições nacionais e internacionais é uma alegria e uma responsabilidade enorme. Cada medalha é resultado de muito treino, dedicação e da força que o projeto nos dá para continuar acreditando”, completou.

Para o terceiro-sargento PM Victor Carvalho Paz, um dos coordenadores e professores do projeto, o resultado reforça a importância do esporte como instrumento de transformação social.

“Cada medalha representa mais do que um resultado no tatame, é a conquista de jovens que acreditaram em um caminho de disciplina, respeito e superação. O projeto nasceu com o propósito de formar cidadãos, e ver esses atletas levando o nome da Rotam e de Mato Grosso a um campeonato internacional é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou o sargento.

Criado para promover a inclusão social, bem-estar e cidadania, o projeto Jiu-Jitsu da Rotam atende jovens e adultos, oferecendo aulas gratuitas e acompanhamento técnico especializado. “Por meio do esporte, a Rotam reforça seu compromisso com a sociedade, e incentiva a prática de esportes e a busca por uma vida saudável e de qualidade”, finalizou terceiro-sargento Victor Carvalho Paz.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeita envolvida em sequestro em Várzea Grande

Fonte: PM MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA