Política MT

Mauro Mendes se posiciona contra PEC da Blindagem e defende igualdade perante a lei

Published

on

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (24) ser “totalmente contra” a PEC da Blindagem, proposta de emenda à Constituição que será analisada pelo Senado Federal.

O texto, aprovado anteriormente na Câmara dos Deputados, prevê que o Supremo Tribunal Federal (STF) só poderá abrir ação penal contra parlamentares com autorização do Congresso Nacional, em votação secreta.

“Sou totalmente contra. Não dá para criar – para ninguém nesse país – uma blindagem quando se comete um crime”, declarou Mendes. Ele acrescentou que “todos são iguais perante a lei, isso está na nossa Constituição e não seria possível e nem razoável querer tratar os parlamentares dessa forma”.

Questionado sobre a percepção de que o Congresso às vezes age em desacordo com os interesses da sociedade, Mendes reforçou sua posição: “Eu, como cidadão e como governador, sou contra criar essa blindagem seja para quem quer que seja”.

A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que ainda pode rejeitar a proposta nesta quarta-feira. A aprovação do texto na Câmara provocou manifestações em várias capitais do país.

Leia Também:  Espaço Cidadania da ALMT informa suspensão dos atendimentos nesta sexta-feira (26)

Os defensores da PEC afirmam que a medida seria uma reação à suposta “perseguição política” do Judiciário brasileiro, enquanto críticos, como Mendes, destacam que a iniciativa fere o princípio da igualdade perante a lei.

Vídeo:

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Deputados defendem duplicação da MT-010 para o desenvolvimento do Distrito da Guia

Published

on

O deputado Wilson Santos (PSD) participou, na quinta-feira (25), de audiência pública realizada no ginásio de esportes da Praça Central, do distrito de Nossa Senhora da Guia , para discutir a duplicação de aproximadamente 35 km da MT-010, rodovia Arquiteto Helder Cândia, que conecta a Capital ao distrito de Nossa Senhora da Guia. A reunião foi solicitada pelo deputado Paulo Araújo (PP), que acredita na possibilidade de atendimento do pleito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

“Essa é uma reivindicação aguardada há mais de quatro décadas pelos moradores do distrito. A necessidade da duplicação é inquestionável, diante do alto número de acidentes e das vidas já perdidas nessa estrada. Com o aumento significativo do fluxo de veículos ao longo dos anos e o deslocamento diário de muitos moradores para Cuiabá a trabalho, torna-se urgente um olhar especial para a região, que integra a história e a formação do Estado de Mato Grosso”, destacou o deputado Wilson Santos.

Leia Também:  CCJR aprova 15 projetos de lei em reunião ordinária

O parlamentar ressaltou ainda que já existe um projeto executivo para que o governo estadual possa pavimentar 100% o distrito da Guia. “Acredito que essa duplicação deve avançar até Acorizal e Rosário Oeste. O distrito possui importantes indústrias e, com a duplicação, tende a receber novos investimentos, valorizar os imóveis, ampliar o comércio e impulsionar o turismo, fortalecendo a economia da região”, destacou.

O secretário da Sinfra, Marcelo Padeiro, explicou que, para viabilizar a duplicação, será necessária a restauração completa do asfalto da rodovia com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Ele acrescentou que também serão construídos postos de fiscalização e policiamento, visando aumentar a segurança e melhorar a mobilidade no trecho, com investimento superior a R$ 2 milhões”.

Paulo Araújo reforçou que há um compromisso da gestão estadual em não implantar pedágios no percurso, considerando o grande número de moradores que se deslocam diariamente para Cuiabá. Ele também disse acreditar que a duplicação será anunciada antes do final deste ano.

Com a mobilização da comunidade, o apoio de lideranças políticas e a cobrança firme de parlamentares, a duplicação da MT-010 deixa de ser apenas um sonho distante e se torna uma pauta concreta em discussão com o Governo Estadual.

Leia Também:  Profissionais que atuam em defesa da saúde mental são homenageados na ALMT

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA