Política MT

Wilson Santos reforça compromisso com a inclusão de comunidade surda em Mato Grosso

Published

on

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Surdez, celebrado nesta segunda-feira (10), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) destacou as ações e leis que têm garantido mais inclusão, acessibilidade e reconhecimento à comunidade surda em Mato Grosso. Ele é autor de iniciativas que asseguram intérpretes de libras nas transmissões da Assembleia Legislativa, o acesso gratuito de tradutores em serviços públicos e o reconhecimento do esporte de surdos (surdodesporto) como prática de relevância social no estado.

A data chama a atenção para os riscos de perda auditiva, as formas de prevenção e, sobretudo, para a importância da inclusão das pessoas surdas em todos os espaços da sociedade. Para o parlamentar, o combate à surdez também passa pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas à acessibilidade e ao direito à comunicação.

Em 2019, o deputado foi responsável pela instalação da Câmara Setorial Temática (CST) de Pessoas com Deficiência, na Casa de Leis, em que reuniu mais de 70 entidades e representantes de todos os segmentos para tratar sobre o tema. A partir dessas discussões, foi feito um Requerimento n° 227/2021, de autoria dele, que solicitou a contratação de tradutores e intérpretes de libras para o cargo de assessor parlamentar, garantindo a presença desses profissionais em todas as sessões, comissões, reuniões e eventos oficiais no Parlamento Estadual.

Leia Também:  ALMT avança em debate sobre concessão e melhoria dos serviços de energia na região oeste

“Há quatro anos, todas as transmissões da Assembleia Legislativa contam com intérpretes de libras. Foi uma decisão importante da Mesa Diretora, demonstrando que o Legislativo trabalha, de fato, pela inclusão social e pela transparência com toda a sociedade mato-grossense. Também temos lutado para que haja profissionais de libras disponíveis em todas as instituições públicas do estado, assegurando o pleno acesso à comunicação e à informação para as pessoas com deficiência auditiva”, explicou Wilson Santos.

Outro passo importante feito pelo deputado, foi a apresentação do Projeto de Lei nº 363/2021, que assegura o acesso gratuito de tradutores e intérpretes de libras aos meios de transporte público e a estabelecimentos abertos ao público, quando estiverem acompanhando pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A proposta foi aprovada em primeira votação no plenário e seguiu para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) desde o dia 9 de maio deste ano, sendo que o projeto representa mais um avanço na garantia da acessibilidade em espaços públicos e privados.

Em 2024, o deputado também teve sancionada a Lei n° 12.485/2024, que reconhece o esporte de surdos – surdodesporto – como de relevante interesse desportivo e social no âmbito de Mato Grosso. A norma determina que o estado, por meio dos órgãos competentes, desenvolva políticas públicas de incentivo e apoio à prática esportiva por pessoas surdas, podendo firmar parcerias com entidades representativas do setor. Neste mesmo período, ele realizou o Congresso Estadual sobre os Direitos da Pessoa Surda, por meio da Assembleia Legislativa, que reuniu especialistas, autoridades e representantes da comunidade surda para debater avanços e desafios na implementação de políticas públicas inclusivas.

Leia Também:  Deputados de Mato Grosso votam a favor de projeto que restringe aborto legal em vítimas de estupro infantil

Já neste ano, Wilson Santos propôs e teve aprovada a Lei n° 12.821/2025, que institui o Dia Estadual do Atleta Surdolímpico, comemorado anualmente em 10 de setembro, como forma de valorizar os desportistas com deficiência auditiva que superam desafios e conquistam espaço em campeonatos regionais e nacionais.

“Em Mato Grosso há mais de 10 mil registros de pessoas surdas que enfrentam barreiras de todos os tipos. Essas pessoas merecem acolhimento e condições para desenvolver seu potencial. O Brasil reconhece a libras como segunda língua oficial e é por meio dela que milhares de cidadãos conseguem se expressar e compreender o mundo. Nosso papel é garantir que tenham direito à voz e à participação plena na sociedade”, afirmou Wilson Santos.

Com uma atuação pautada na inclusão social, o deputado tem se consolidado como um defensores dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Suas propostas reforçam o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, acessível e livre de barreiras comunicacionais.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Representando o parlamento na COP30, Avallone defende financiamento ambiental para continuidade da preservação

Published

on

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Carlos Avallone (PSDB), representa o parlamento estadual na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 – COP30.

O deputado já está em Belém, integrando a comitiva do Estado liderada pelo governador Mauro Mendes e formada também pelo vice-governador Otaviano Pivetta, secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Flávio Gledson Bezerra, e o promotor de Justiça Marcelo Vacchiano.

Na tarde desta segunda-feira (10) o deputado Avallone participou de eventos na Casa Sustentabilidade Brasil, que reúne vários painéis sobre clima e justiça social, reunindo líderes e instituições em uma agenda intensa durante a COP30. A Casa pretende se consolidar como epicentro de ideias, conexões e soluções climáticas apresentadas pelos diferentes segmentos sociais. Localizada a 600 metros do centro oficial da conferência, a Casa funcionará como um espaço estratégico de diálogo independente entre governos, empresas, ONGs, startups, universidades e sociedade civil, fortalecendo alianças em prol da ação climática.

Leia Também:  Deputado busca lternativas de crédito para reconstrução do Shopping Popular com Desenvolve MT

Promovida pelo Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), a Casa vai sediar, ao longo dos próximos dias, uma programação intensa de debates. Além disso, ela será palco de painéis e lançamentos que aproximam governos, setor privado, academia, comunidades tradicionais e sociedade civil. A secretária de Meio Ambiente Maureen Lazzaretti também foi uma das palestrantes desta tarde.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carlos Avallone, vem alertando sobre a necessidade desta Cúpula do Clima concretizar mais investimento para as comunidades tradicionais, que, segundo ele, são fundamentais para a preservação dos biomas de Mato Grosso.

“Nós estamos falando de muitas pessoas, nós estamos falando de um povo inteiro brasileiro que cuidou demais daqui. Nós precisamos dos bilhões de dólares que são anunciados a cada COP e que acabam não chegando aqui. Com esses recursos e com a capacidade da nossa sociedade em estabelecer parcerias, vamos continuar conciliando desenvolvimento com preservação ambiental, já que Mato Grosso consegue produzir 10% dos alimentos do mundo preservando 60% de sua área”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá retorna de viagem e anuncia avanços em mobilidade e inovação

As propostas de Mato Grosso foram definidas em um seminário realizado em Brasília, o Seminário Pré-COP 30 realizado pelo governo do Estado e Instituto PCI. As Comissões de Meio Ambiente da ALMT e do Senado Federal também realizaram em 20 de outubro último uma audiência pública conjunta que gerou a Carta de Mato Grosso a ser apresentada em Belém como contribuição legislativa da preservação.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA