Tribunal de Justiça

Como vincular um autenticador ao PJe: guia em 4 etapas

Published

on

A imagem apresenta o logotipo do sistema PJe – Processo Judicial Eletrônico, acompanhado do texto “Dupla Autenticação”. À esquerda, há um ícone de documento com um cadeado laranja, simbolizando segurança digital. O fundo é branco com uma faixa laranja na base.Com a obrigatoriedade do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA) determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) orienta usuários(as) externos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) a realizarem, o quanto antes, a configuração de um aplicativo autenticador.

Essa etapa é imprescindível para garantir o acesso contínuo e seguro ao sistema a partir do dia 3 de novembro.

Siga as etapas abaixo:

1️⃣ Instale o aplicativo autenticador de sua preferência: FreeOTP, Google Authenticator ou Microsoft Authenticator;
2️⃣ Acesse o PJe e clique em Entrar;
3️⃣ Escaneie o QR Code que aparecerá na tela com o aplicativo autenticador;
4️⃣ Digite o código de seis dígitos gerado pelo app e clique em Cadastrar.

Após essa configuração inicial, o sistema passará a reconhecer o dispositivo e, nos próximos logins, bastará informar o código exibido no aplicativo.

No caso do Gov.br:

Usuários(as) externos(as) com conta Gov.br de nível Ouro e verificação em duas etapas ativada podem acessar o PJe sem a necessidade de configurar o autenticador interno.

Leia Também:  Feriado municipal: comarca de Colniza suspende expediente na sexta-feira (dia 31)

O processo é rápido:

1️⃣ Instale o app Gov.br (Android/iOS);

2️⃣ Ative a “Verificação em duas etapas”;

3️⃣ Escolha “Entrar com Gov.br” no PJe;

4️⃣ Confirme o login diretamente no aplicativo Gov.br.

O acesso é validado de forma segura, com autenticação biométrica e verificação cruzada com bancos e outros órgãos públicos.

Transição definitiva

Com essa atualização, passam a valer aplicativos autenticadores, que oferecem mais segurança e autonomia ao usuário.

O uso desses aplicativos, segundo o CNJ, é a forma mais eficiente de garantir confirmação de identidade em tempo real e prevenir fraudes eletrônicas.

Segurança e integridade dos dados processuais

O novo modelo reforça a blindagem das informações que circulam no PJe.
Cada código gerado é único, criptografado e válido por poucos segundos, impossibilitando o acesso de pessoas não autorizadas.

Página de Ajuda MFA – TJMT

👉 Acesse a página do MFA no PJe: https://www.tjmt.jus.br/pagina/acesso-ao-pje

📘 Consulte também os manuais disponíveis em:

Manual 2FA PJe TJMT – GOVBR

Manual 2FA PJe TJMT – Autenticadores

Suporte técnico

Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso com autenticação multifatorial, os usuários poderão entrar em contato com os canais de suporte exclusivos da CTI, disponíveis a partir de 3 de novembro:

Leia Também:  Incorporadora deverá pagar taxas condominiais após venda de imóveis não registrada

– OAB-MT: (65) 3617-3909

– MPMT / PGE-MT / Defensoria Pública de MT: (65) 3617-3910

Autor: Talita Ormond

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

Governador Mauro Mendes recebe kit especial e confirma presença na 7ª Corrida do Judiciário

Published

on

A comissão organizadora da 7ª Corrida do Judiciário, composta pelo desembargador Rodrigo Curvo e pela presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli, convidaram o governador Mauro Mendes a participar do evento esportivo, que ocorrerá no dia 9 de novembro, e entregaram a ele uma caixa com o kit atleta. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), no Palácio Paiaguás.

“Com muita alegria, recebi o convite para participar desta 7ª Corrida do Judiciário. Parabenizo o Poder Judiciário, a AMAM e todos os parceiros. Com certeza, estaremos lá para participar dessa grande confraternização, uma atitude belíssima que confraterniza, pratica esporte e valoriza a atuação do nosso Judiciário, se inserindo numa ação tão relevante como essa dentro do contexto da nossa capital’, disse o governador.

Durante a visita, o coordenador do evento, desembargador Rodrigo Curvo explicou ao chefe do Executivo estadual a proposta, o percurso e as categorias da corrida. “A largada será às 6 horas porque geralmente, na corrida de rua, os atletas prezam muito por correr bem cedo por conta do sol e também para evitar as dificuldades para o trânsito. Então, teremos caminhada de 2km e corrida de 5km e 10km. Vamos sair do Fórum da Capital. Quem for fazer a caminhada, dá a volta na 13ª Brigada. Quem corre sai em direção à 13ª Brigada, desce a Avenida do CPA, em frente à Praça das Bandeiras sobe, passa em frente ao Tribunal. Quem vai fazer os 5 km já retorna para o Fórum e completa a prova. Quem vai fazer os 10km, vira à esquerda, segue até as proximidades do TRT23, retornar, entra no Parque das Águas, passa pelo Detran, volta em direção ao Fórum de Cuiabá e termina os 10km”, detalhou.

Leia Também:  Último dia de prova oral marca reta final do concurso para juiz substituto do TJMT

Rodrigo Curvo e Jaqueline Cherulli também aproveitaram a oportunidade para agradecer ao governador por todo apoio logístico recebido de órgãos do Executivo, como a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A juíza Jaqueline Cherulli ressaltou a importância de fazer o convite pessoalmente às autoridades para a 7ª Corrida do Judiciário. Na sexta-feira (31 de outubro), o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, foi o primeiro a receber a caixa com o kit da corrida, das mãos da comissão organizadora. Na manhã desta segunda-feira (3), também foram visitados o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, e o desembargador Hélio Nishiyama.

“A nossa corrida também busca esse momento de reencontro, de descontração, de congraçamento com os chefes dos outros poderes. E hoje a gente tirou a agenda para fazer a entrega da caixa com o kit para essas autoridades. O governador confirmou que estará conosco no dia 9 de novembro, na nossa 7ª Corrida do Poder Judiciário”, disse a presidente da AMAM.

O kit atleta é composto por camiseta com tecido tecnológico e biodegradável, mochila, sacola sustentável, garrafa reutilizável (squeeze), número de peito e chip eletrônico. Além disso, todos os participantes que concluírem a prova receberão medalha.

Leia Também:  TJMT participa de congresso sobre aprimoramento da cooperação internacional climático-ambiental

A corrida – A 7ª Corrida do Judiciário tem o objetivo de promover integração social, saúde e cidadania. A prova terá modalidades de 2 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), com as seguintes categorias: público geral, magistrados (as) / servidores (as) e pessoas com deficiência (PCD), todas divididas em masculino e feminino.

A largada e a chegada serão em Frente ao Fórum de Cuiabá, às 6h do dia 9 de novembro.

O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) em parceria com a Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM).

Lei também:

Reeducandos de MT produzem sacolas sustentáveis para a 7ª Corrida do Judiciário

Presidente do TJMT recebe o primeiro kit atleta da 7ª Corrida do Judiciário

Tudo pronto para a Corrida do Judiciário 2025: medalhas a postos, troféus à espera dos vencedores

Autor: Celly Silva

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA