Tribunal de Justiça

Visita ao TJMT amplia experiência prática de acadêmicos de Direito em Cuiabá

Published

on

Estudantes do 8º ao 10º semestre de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic Campus Pantanal) puderam conhecer in loco o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Cinquenta alunos, guiados pelo coordenador do programa Nosso Judiciário, Neif Feguri, visitaram a Corte na tarde desta terça-feira (23 de setembro).

Os acadêmicos acompanharam a sessão da Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pelo desembargador Mário Kono. Na ocasião, o magistrado ressaltou a importância da iniciativa, destacando que esse é um momento em que os estudantes vivenciam o direito de forma prática.

“É sempre muito boa essa iniciativa de algumas universidades de trazer os alunos, pois oferece um pouco do conhecimento prático, não apenas aquela questão da teoria que vemos no livro ou ouvimos do professor”, pontuou Kono.

O desembargador também explicou como funcionam os julgamentos coletivos no Tribunal de Justiça e destacou a relevância dos diferentes pontos de vista dos julgadores.

“Verão aqui que, às vezes, existem divergências nas decisões, porque o Direito não é uma matéria exata. Há teses diferenciadas, avaliações de provas analisadas sob a ótica de cada julgador. Por isso, muitas vezes as decisões não são unânimes”, explicou.

O juiz auxiliar da vice-presidência, Antonio Veloso Peleja, recepcionou os estudantes no Espaço Memória e destacou a relevância da visita para a formação dos futuros operadores do Direito.

Leia Também:  Discussão banal em frente a comércio termina em morte e acusado vai a Júri Popular em Sorriso

“É necessário que os estudantes fomentem sonhos, mas também conheçam a realidade. Essas visitas traduzem essa realidade. Eles têm acesso ao prédio físico, a algumas sessões, audiências e ainda podem conversar com profissionais da área. Isso é muito importante”, ressaltou o magistrado.

O estudante do 9º semestre Gabriel Madalosso, de 22 anos, salientou que o contato com o Tribunal amplia a perspectiva dos alunos para além da sala de aula.

“A gente passa a ter contato com o que acontece de fato com o nosso Direito. Isso faz florescer o sentimento de querer trabalhar na área, seja na advocacia, seja um dia como aprovado em concurso. Esse contato muda a nossa perspectiva”, declarou o acadêmico.

Quem compartilha da mesma impressão é a acadêmica do 8º semestre Ana Beatriz Dias, também de 22 anos. Para ela, visitar o Tribunal faz o estudante “sair um pouco da parte teórica e se inspirar a crescer cada vez mais. Porque, estando em um lugar como esse, a gente se inspira em pessoas”.

A advogada e professora Laila Allemond, representante do Núcleo de Prática Jurídica da universidade, elogiou a iniciativa do TJMT, destacando a democratização do ensino.

“O Tribunal de Justiça vem fazendo um trabalho maravilhoso ao longo desses anos. Não é à toa que hoje é referência em democratização do ensino e no acesso ao Poder Judiciário como um todo, à medida que o acadêmico participa de todos os processos que ocorrem dentro do Judiciário”, reforçou a professora.

Leia Também:  Corregedoria-Geral do TJMT publica provimento que atualiza custas judiciais

Ao final da visita, os estudantes receberam o Glossário Jurídico, editado e publicado pelo TJMT. Trata-se de um guia, atualizado anualmente, criado para facilitar a compreensão dos termos do mundo jurídico e explicá-los de forma clara e acessível.

Como solicitar ou agendar uma visita

O Judiciário tem parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que indica quais unidades devem receber as palestras. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, também podem solicitar a visita.

O programa vai até as instituições, mas também recebe grupos na sede do Tribunal de Justiça, em Cuiabá. Na visita guiada, acadêmicos de Direito têm a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento, conhecer as dependências do prédio e, ao final, participar de uma conversa descontraída com um magistrado no Espaço Memória. Todos recebem, ainda, o Glossário Jurídico editado e publicado pelo TJMT.

Para agendar uma visita ao Palácio da Justiça de Mato Grosso ou a instituições de ensino, basta telefonar para (65) 3617-3032 ou 3617-3516.

Autor: Vitória Maria

Fotografo: Álvaro Ricca

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tribunal de Justiça

Inscrições abertas: Seminário de Polícia Militar será realizado dia 13

Published

on

Atenção magistrados! Estão abertas as inscrições para o Seminário de Polícia Judiciária Militar, realizado em 13 de outubro, das 8h às 17h30, presencialmente, na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso e, virtualmente, pelo aplicativo Teams. As inscrições estão abertas e, para juízes do interior do Estado, seguem até 2 de outubro. Já para os magistrados de Cuiabá e Várzea Grande, as inscrições seguem até 9 de outubro.
O evento reunirá autoridades do Poder Judiciário e especialistas da Justiça Militar para debater temas relevantes à atuação policial e à jurisdição militar. Nesse dia, serão discutidos os seguintes temas: Reflexões sobre a Institucionalização da Polícias Judiciária Militar; Revista Pessoal e Busca Domiciliar, 1200 do STF – Alcance da Competência da Justiça Militar ou Tribunal de Justiça para Decretar a Perda do Posto e Patente; e Limites e Responsabilidades da Atuação Policial: Análise Jurisprudencial sobre a Legítima Defesa e o Estrito Cumprimento do Dever Legal.
A ação é uma iniciativa conjunta da Esmagis-MT, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). O evento contará com a presença de magistrados de diferentes tribunais, que irão compartilhar suas experiências e reflexões sobre temas jurídicos atuais e sensíveis à prática da Polícia Judiciária Militar.
Inscrições
Após o seminário do dia 13/10, será dada sequência ao conteúdo com o Curso da Polícia Militar. A capacitação, começa dia 14 e segue até 24 de outubro, sempre das 8h às 18h.
Os juízes do interior têm três formas de participação: 1) participar do Seminário presencial e do curso no formato virtual; 2) participar, virtualmente, tanto do seminário quanto do curso ou 3) participar apenas do Seminário, no formato virtual ou presencial.
Integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e OAB podem se inscrever até 9 de outubro, em suas respectivas instituições.
As inscrições podem ser realizadas no seguinte link: https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa4-0a58-5393-08ddef9a87d6
Clique aqui e conheça a programação completa. https://esmagis.tjmt.jus.br/eventos/68c882ae774df1001b89dc2e%20%C2%A0
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.

Autor: Keila Maressa

Leia Também:  Plano de saúde é obrigado a custear bomba de insulina para criança em MT

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis – MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA