TRE

Zona Eleitoral de São Félix do Araguaia realiza mutirão de atendimento na próxima segunda (03.11)

Published

on

A 15ª Zona Eleitoral (ZE) realiza uma série de mutirões em três distritos de São Félix do Araguaia, distante a 1.030 km de Cuiabá. O primeiro mutirão está marcado para o período de 03 a 05 de novembro, na Escola Municipal do distrito de Pontinópolis. Já nos dias 06 e 07.11, a Justiça Eleitoral promove atendimento no posto de saúde do distrito Trevo do Macaco. Nos dois locais, o mutirão vai ser realizado no horário das 8h às 17h.

Mais adiante, o cartório da 15ª ZE vai montar um posto eleitoral temporário durante a 7ª edição da Expedição Araguaia-Xingu, durante o fim de semana, dias 08 e 09 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na Escola Municipal “Alberto Nunes da Silveira”, localizada no distrito de Espigão do Leste. As iniciativas buscam, principalmente, ampliar o cadastramento biométrico da comunidade rural da região. 

Em todas as ocasiões, são ofertados serviços como alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral, emissão de segunda via, emissão de guias para quitação de multas, regularização da situação eleitoral e, como foco, a coleta biométrica. 

Leia Também:  32ª Zona Eleitoral programa 21 mutirões para Cláudia, Marcelândia e União do Sul com foco na biometria

Os atendimentos visam a aproximação entre o eleitorado rural e a Justiça Eleitoral, promovendo mais acessibilidade e comodidade à população. Segundo o chefe de Cartório da 15ª ZE, Marion Yudi Arai Ohira, os distritos são locais de difícil acesso, com mais de 120 quilômetros por estrada de chão até a sede do cartório. 

“Estamos fazendo uma convocação prévia dos eleitores sem biometria de Pontinópolis e Trevo do Macaco. O pessoal que mora em Espigão do Leste também não tem muito acesso aos serviços, principalmente em relação às pessoas do centro urbano. Será a primeira vez que Espigão vai ser atendido pela Expedição”, declarou. 

Para receber atendimento, é necessário apresentar o documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado, na versão física ou virtual, para usufruir dos serviços. Para realizar o alistamento eleitoral de homens maiores de 18 anos, também é preciso apresentar o comprovante de quitação militar. 

Biometria 100% 

A campanha Biometria 100% integra o planejamento estratégico da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MT), que atua com propósito de buscar a ampliação da cobertura biométrica do estado. O projeto visa atingir a meta de pelo menos 98% do eleitorado mato-grossense com biometria em 2025.  

Leia Também:  Ouvidoria Eleitoral do TRE-MT reforça novo horário de atendimento do Disque-Eleitor

No município de São Félix do Araguaia votam 8.406 eleitores (as). Deste total, 6.816 (81,08%) pessoas cadastraram a biometria e 1.590 (18,92%) ainda não. Pontinópolis conta com 220 eleitores e eleitoras, dos quais 197 (89,55%) possuem a biometria e 23 (10,45%) ainda não. Já Espigão do Leste possui um eleitorado de 1.819 pessoas, das quais 1.669 (91,75%) realizaram a coleta e 150 (8,25%) não tiveram a biometria coletada. 

 

Expedição Araguaia-Xingu 

O evento surgiu em 2019 e é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, que busca promover serviços de cidadania, saúde, educação, cultura e sustentabilidade à comunidade das zonais rurais do estado. A sétima edição ocorrerá entre os dias 03 e 14 de novembro, em três localidades rurais. 

 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho) 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um panorama geral de São Félis do Araguaia. É possível ver construções, ruas, área de mata e um rio. 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TRE

Peixoto de Azevedo será atendido por mutirão eleitoral para biometria de estudantes e comunidade

Published

on

Com o objetivo de promover a conscientização política e o exercício da cidadania, a 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo, realizará um mutirão de atendimento na Escola Estadual “19 de Julho”, localizada no município. Os serviços serão oferecidos nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 20h, no auditório da unidade escolar.

A iniciativa tem como foco o atendimento de jovens eleitores e eleitoras, que são estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, está disponível à participação de toda a comunidade do bairro e do entorno.

“O evento será aberto ao público, permitindo que demais membros da comunidade local também possam regularizar sua situação eleitoral, promovendo, assim, mais inclusão e participação cívica”, ressalta o juiz da 33ª Zona Eleitoral, João Zibordi Lara.

A ação contemplará a população dos bairros Centro Novo, Centro Antigo e Alvorada, com foco no cadastramento biométrico. No caso do atendimento aos estudantes, o principal objetivo é facilitar o acesso ao primeiro título de eleitor, que também inclui a coleta da biometria.

Leia Também:  Ouvidoria Eleitoral do TRE-MT reforça novo horário de atendimento do Disque-Eleitor

Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Para regularização de título, alistamento eleitoral e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos devem mostrar, ainda, o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem – Imagem da fachada principal de uma escola, com a entrada centralizada. A estrutura de entrada é pintada em azul escuro e branco, formando um portal sobre o portão de ferro. No alto, em destaque, lê-se o nome da instituição: “ESCOLA E. 19 DE JULHO” e, logo abaixo, o lema “DISCIPLINA HONRA E EDUCAÇÃO”. O portão está fechado, e é possível ver parte do telhado de telhas cerâmicas e a cerca metálica lateral da escola, sob um céu claro e nublado.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA