Política MT

Após perdas, MDB se reorganiza e aposta em novos nomes para voltar à disputa por vaga na Câmara Federal

Published

on

Após perder os deputados federais Emanuelzinho, que migrou para o PSD, e Juarez Costa, que foi para o Republicanos, o MDB de Mato Grosso refez seus cálculos, reorganizou a chapa e voltou a se posicionar na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.

A nova estratégia da sigla concentra forças em três nomes: Kalil Baracat, Damiani da TV e Jéssica Riva, irmã da deputada estadual e presidente do partido, Janaina Riva, que também é pré-candidata ao Senado.

Estratégia nas “sobras”

A aposta do MDB passa pela chamada regra das sobras eleitorais. De acordo com projeções internas, caso o quociente eleitoral fique em torno de 240 mil votos em 2026, uma chapa com aproximadamente 192 mil votos — equivalente a 80% desse total — já poderia entrar na disputa residual por uma das vagas.

Em 2022, Mato Grosso registrou 1.730.277 votos válidos para deputado federal, o que levou o quociente eleitoral para cerca de 216 mil votos nas oito cadeiras do estado.

Leia Também:  Vereadores viram réus em investigação sobre cobrança de propina para aprovar projeto em Cuiabá

Pela matemática do partido, Kalil, Damiani e Jéssica poderiam somar cerca de 120 mil votos. Os demais candidatos da chapa teriam a missão de alcançar aproximadamente 72 mil votos para colocar o MDB na zona competitiva das sobras.

A estratégia inclui a montagem de uma nominata com outros seis candidatos, cada um com meta de cerca de 12 mil votos, apostando em dobradinhas com candidatos a deputado estadual e no apoio de lideranças regionais que já projetam espaço nas eleições municipais de 2028.

Perfis dos nomes

Kalil Baracat foi lançado como pré-candidato em reunião do diretório de Várzea Grande no início de março. Ele chega com visibilidade da disputa recente no município e o peso de um sobrenome tradicional na política local.

Já Damiani da TV ganhou projeção após terminar em segundo lugar nas eleições de 2024 em Sorriso. A expectativa é ampliar sua base eleitoral ao buscar votos em toda a região.

Por sua vez, Jéssica Riva tem intensificado sua presença em agendas públicas ao lado da irmã, Janaina Riva. Além de reforçar a densidade eleitoral da família, a empresária é vista como peça-chave na missão do grupo de reconquistar uma cadeira na Câmara Federal.

Leia Também:  Mauro Mendes renuncia ao governo e se torna o 7º chefe do Executivo de MT a deixar cargo para disputar eleição

MDB de volta ao jogo

O movimento recoloca o MDB no radar em um cenário competitivo, onde partidos como União-PP, Republicanos, PL, PSD e a Federação Brasil da Esperança aparecem como os blocos mais fortes na corrida pelas vagas federais.

Mesmo após perdas importantes, a sigla aposta na reorganização interna e na estratégia eleitoral para tentar voltar a ter representação na Câmara dos Deputados a partir de 2026.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Alerta de gripe leva prefeitura a discutir presença facultativa de alunos

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que estuda tornar facultativa a presença de alunos nas escolas da rede municipal nas próximas semanas. A medida é discutida diante do aumento de casos de arboviroses na capital.

Segundo o prefeito, a proposta está sendo analisada em conjunto com as secretarias municipais de Educação e Saúde e poderá ser anunciada nos próximos dias. A ideia é permitir que os pais decidam se enviam ou não os filhos às aulas durante o período de maior circulação de vírus.

“Estamos com uma preocupação. A nossa Vigilância Sanitária lançou um alerta sobre as arboviroses”, afirmou o prefeito.

De acordo com Abilio, a iniciativa busca reduzir o risco de contaminação entre os estudantes, principalmente nos casos em que crianças apresentem sintomas gripais ou virais. A previsão inicial é que a medida tenha duração de duas semanas.

“A gente não quer que você leve um filho com sintomas gripais ou virais para a escola, para contaminar as outras crianças”, pontuou.

Leia Também:  Câmara oficializa renúncia de Tião da Zaeli e Várzea Grande fica sem vice-prefeito; Vídeo

O prefeito também destacou que a proposta pretende atender famílias que preferem manter os filhos em casa neste período de maior preocupação com doenças.

“Aqueles pais que estão preocupados com que seu filho não pegue algum tipo de doença, a criança poderá estar em casa, evitando ser contaminada”, completou.

Caso seja confirmada, a medida deve valer para toda a rede municipal de ensino da capital.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA