Política MT

Frente Parlamentar recebe comitiva vencedora do 3º Mundial do Queijo do Brasil

Published

on

A Frente Parlamentar de Apoio ao Pequeno Produtor de Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado Gilberto Cattani (PL), recebeu a comitiva de produtores de queijo de Mato Grosso premiados pela qualidade nos produtos, no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado entre 11 e 14 de abril, em São Paulo. Dezessetes países e 2 mil queijos concorreram aos prêmios.

Os 38 participantes e familiares também foram recebidos pelos deputados, presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), primeiro-secretário da ALMT, Max Russi (PSB) e Carlos Avallone (PSDB). Representando o município de Nossa Senhora do Livramento, o produtor de queijo Silas Vicente Barbosa Júnior foi um dos seis premiados no Mundial. Ele ganhou a medalha de Ouro, na categoria Mofo Azul.

“Mato Grosso é um estado que está engatinhando ainda na produção do queijo e a gente vê esses produtos artesanais principalmente, muito simples que a pessoa nunca fez um curso, nunca aprendeu como realmente fazer um queijo que resulta em vencer prêmio. É um reconhecimento de que o nosso produto tem qualidade, perante dois mil queijos participantes, não só do Brasil, mas como de todo o mundo. O governo do estado está com a política de uma nova legislação, apoiando a agricultura familiar, principalmente o setor do queijo artesanal, isso ajuda o pequeno produtor a produzir dentro da lei”, explicou Silas.

Raquel Catanni, de Nova Mutum, ganhou 2 medalhas a ‘Super Ouro’ com seu Queijo Maringá e ‘Ouro’ com o Nozinho Temperado. Ela disse que nunca havia participado de uma competição e que a experiência foi gratificante. 

“Foi interessante participar do 3º Mundial do Queijo do Brasil. Percebi o quanto somos valorizados, a gente fica só no sítio, lá com a nossa produção, porque é completamente artesanal e pequena, a gente acha que o mundo não nos enxerga. Eu não estava esperando ganhar, eu fui apenas pela experiência e acabei trazendo medalhas”, comemorou Raquel. 

Leia Também:  Em Vídeo: Deputada Comenta sobre Cisto em Chamada para Aliados; Veja

O gerente da agência do Sebrae/MT em Cuiabá, Charles Padilha disse que a entidade acredita no sonho dos pequenos produtores. “Às vezes o grande ele tem todo aparato, tem recursos, tem contatos, e o pequeno, o que fazer com o pequeno, e o Sebrae acredita no desenvolvimento, na transformação dos pequenos negócios e dos produtores rurais, eu também não sou da área de leite, mas eu já tirei leite, meus tios são leiteiros. Esse ano, nós tivemos seis premiações, e queremos mais, abrir mercado e investir na área rural”, comemorou Padilha.

O deputado Gilberto Cattani disse que o Mundial avaliou que o queijo de Mato Grosso é um dos melhores do mundo e isso traz muito orgulho para o estado. “De todos os produtores que estão aqui, muitos não conseguem ter nem o registro da sua produção e nem a sua venda em mercados, porque não conseguem a legalização por causa da burocracia. A Assembleia Legislativa já confeccionou junto com o governo do estado um projeto de lei, já foi aprovado, falta só a regulamentação desse projeto para que o pequeno produtor possa ter uma acessibilidade à documentação, a regulamentação da sua atividade. Esperamos a agilidade do governo para que essas pessoas possam ser reconhecidas no seu estado, assim como foram lá na capital de São Paulo”, explicou Cattani.

O deputado Carlos Avallone, parabenizou a comitiva pelas premiações e disse que a anos vem trabalhando para garantir o incentivo aos produtores de leite. “Desde o governo Dante de Oliveira, quando eu era secretário, criamos o programa Proleite, e começamos a dar incentivo para trazer as indústrias maiores para cá, desde que o produtor de leite recebesse parte do incentivo. Essa foi a grande jogada que nós fizemos e desde então eu continuo trabalhando e apoiando a cadeia produtiva do queijo”, contou Avallone.

Leia Também:  ALMT homenageia chefes de cozinha em sessão especial no Sesc Arsenal

Presente na reunião, o deputado Max Russi, parabenizou os participantes, e o deputado Cattani pelo reconhecimento, por meio da ALMT. “A Casa acaba recebendo muitas demandas de outras instituições que não conseguem resolver. O parlamento tem essa função de escutar, de ouvir e de levar as demandas de algum setor ou a algum seguimento. A premiação é importante para Mato Grosso, que coloca o nosso estado em evidência e referência”, disse Max.

 O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, parabenizou a comitiva nesse concurso internacional. “Significa dizer que Mato Grosso tem qualidade e nós precisamos criar um selo de qualidade, fazer uma ampla discussão entre a indústria e o comércio e vender para o exterior, isso agrega valor. Estamos fazendo um compromisso para o ano que vem junto com o Sebrae em levar esses produtores de queijo a Paris em mais um concurso mundial”, comemorou Botelho. 

Também participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Associação dos Municípios do Estado Mato Grosso (AMM).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CARROSSEL

PT tenta convencer vice-prefeito de Cuiabá a recuar de pré-candidatura

Published

on

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (PT) está tentando persuadir o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), a retirar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. O objetivo é permitir que o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) lance oficialmente sua pré-campanha na capital. Ambos os políticos estão disputando o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) para a corrida ao Palácio Alencastro este ano.

A articulação busca encontrar um ambiente de consenso dentro da federação, que terá que escolher qual dos dois candidatos representará a agremiação política na disputa pela Prefeitura. Nesta semana, o presidente estadual do PT, Valdir Barranco, destacou que a melhor decisão seria Stopa abrir mão de sua candidatura, considerando que Lúdio tem vantagem nas pesquisas de intenção de votos.

Hoje as pesquisas todas indicam que o melhor candidato é o Lúdio. O melhor a se fazer é ter essa conversa para que o Stopa possa, realmente, abrir mão e anunciar isso para imprensa. Ele precisa entrar na campanha do Lúdio. O Lúdio está com muita vontade de fazer campanha e ele é muito bom de fazer isso”, afirmou Barranco na quarta-feira (15).

Leia Também:  CPI da Telefonia Móvel aprova relatório final

Apesar da pressão, Stopa nega qualquer possibilidade de desistência e ressalta que a agremiação estabeleceu critérios para a escolha do candidato do grupo. Entre esses critérios estão taxas de rejeição, intenção de voto e a capacidade de aglutinação.

Os critérios firmados e pactuados, já existe um certo entendimento, se pautam em coisas extremamente passíveis de serem realizadas que são a rejeição, intenção de voto e a capacidade de aglutinação. São, principalmente, esses três critérios. Eles são critérios objetivos e, obviamente, dentro desses critérios sairá o candidato“, disse o vice-prefeito.

A disputa interna dentro da Federação Brasil da Esperança promete ser intensa, enquanto o PT busca consolidar um candidato forte para as próximas eleições municipais.

Jornalista: Luan Schiavon

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA