congresso de medicina

Acadêmicas de medicina promovem debate sobre saúde do homem em Santa Catarina

Published

on

Da Redação / Benedito Albuquerque

As Estudantes do 5º ano /10º semestre do Curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), já estão finalizando os preparativos para representar o Estado de Mato Grosso no 17º Congresso de Clínica Medicina, que será realizado em Balneário Camboriú – SC, no período de 27 a 30 de setembro de 2023.

As estudantes mato-grossenses, Nyvea Gabriella de Camargo Monteiro, Vitórya Cristina Silva Souza Iori, Isabela Maria Arantes e Gabriely de Urzedo Brassolatti, do 5º ano do curso, tiveram a sua pesquisa O PERFIL DA SITUAÇAO DE SAUDE DOS HOMENS NO MATO GROSSO (MT) NO PERIODO DE 2012-2019, aprovado numa seletiva previamente realizada pelo 17º Congresso de Clínica Médica e 7° congresso internacional de urgência e emergência, obtendo assim, o direito de apresentarem a inédita pesquisa no citado e prestigiado congresso médico.

“Escolhemos esse período de 2012 – 2019, pois assim abrangeria o período de implantação da política nacional de atenção integral à saúde do homem do Ministério da Saúde e, para limitamos ao ano de 2019, para que as internações por covid não influenciassem nos resultados”, explicou Vitórya.

A ideia de participar do congresso

“Durante a faculdade nós realizamos muitas práticas em todas as atenções da saúde e, ao longo dos anos, fomos observando que o número de pacientes homens, principalmente jovens, atendidos na atenção primaria (UBS) é inferior aos demais públicos como crianças, idosos e mulheres. Notamos também que nos demais níveis de atenção à saúde (ambulatorial e hospitalar) o perfil muda, sendo que a presença dos homens adultos é bem mais considerável. Logo, ficamos curiosas em saber de como seria em relação à estatística desses atendimentos e quais patologias são mais frequentes”, explicou Vitórya.

Leia Também:  Girão diz que Moraes atua como político na crise de segurança do Rio

Vitórya disse que “Com a realização de nossa pesquisa, podemos constatar a demanda expressiva nas atenções secundarias e terciárias de pacientes do sexo masculino, já portando doenças crônicas como hipertensão, diabetes, dislipidemia e tendo vivenciado na maioria das vezes suas consequências como infartos, AVEs entre outros agravos. Muitas dessas comorbidades iniciais poderiam ter sido manejadas e até mesmo prevenidas na atenção primaria e, isso, certamente, reduziria a demanda nos demais setores e, consequentemente, também aos custos do SUS”.

Orientadora

A orientadora da Pesquisa O PERFIL DA SITUAÇAO DE SAUDE DOS HOMENS NO MATO GROSSO (MT) NO PERIODO DE 2012-2019 é a Dra. Nathália Suzan Camarão Silva Martins, Médica Especialista em Cardiologia pela SBC/AMB.

As estudantes explicaram que são um grupo academicamente bem ativo. Disseram que gostam muito de escrever e publicar trabalhos científicos. E que esse é o primeiro congresso presencial que irão participar todas juntas, apresentando um trabalho em conjunto.

Expectativas do Grupo no Congresso

As acadêmicas foram unânimes em dizer que na área da Medicina, o networking é de extrema importância e, com a participação no congresso, esperam ampliar muito mais os próprios conhecimentos por meio dos temas e atividades ofertados no congresso. Possibilitando também, a experiência única de conhecer outros profissionais fora da área de campo (outras áreas de conhecimentos), trocando experiências e adquirido mais conhecimentos, além, claro, de levar um pouco de Mato Grosso para Santa Catarina, através das próprias experiências.

Leia Também:  Comissão debate impactos da escala 6x1 no setor do comércio
Acadêmicas 5º ano de Medicina da Unic
01 Nyvea Gabriella de Camargo Monteiro Cuiabá-MT Colégio Master
02 Vitórya Cristina Silva Souza Iori Cuiabá-MT Colégio Salesiano São Gonçalo
03 Isabela Maria Arantes Cuiabá – MT Colégio Salesiano São Gonçalo
04 Gabriely de Urzedo Brassolati Mirassol d’ Oeste Escola Castelo Branco

Serviço

Evento: 17º Congresso de Clínica Médica e 7º congresso internacional de urgência e emergência.   

Local: Expocentro Balneário Camboriú – SC  

Data: De 27 a 30 de setembro de 2023   

 Galeria

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ATÉ ZUNIL

Hackers invadem sistema da Saúde de Cuiabá e Prefeitura fica sem acesso a dados; pagamento de servidores pode ser afetado

Published

on

O sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi alvo de um ataque cibernético de alto nível na última quarta-feira (5), deixando a Prefeitura sem acesso a informações essenciais até o momento. A invasão está sob investigação da Polícia Judiciária Civil (PJC) e levantou alerta sobre a vulnerabilidade digital da administração municipal.

Segundo apuração do Estadão Mato Grosso, há indícios de que todos os dados do sistema tenham sido perdidos e, pior, não há backup atualizado disponível para restaurá-los. A situação pode gerar impactos imediatos no pagamento de servidores da saúde, além de comprometer serviços essenciais da pasta.

O ataque expõe a fragilidade na segurança cibernética da gestão pública, levantando preocupação sobre a proteção de dados sensíveis de cidadãos e funcionários. A Prefeitura ainda não detalhou quais serviços estão comprometidos, mas a paralisação do sistema é considerada grave e sem precedentes.

A investigação da PJC busca identificar os responsáveis e conter os danos, enquanto técnicos da Prefeitura trabalham 24 horas para tentar restabelecer o acesso aos sistemas críticos.

Leia Também:  Deputados analisam projeto que regulamenta cobrança de tributo para serviços de streaming; acompanhe

A população e os servidores estão em alerta, enquanto a cidade enfrenta uma ameaça inédita à administração digital e à continuidade dos serviços de saúde.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA