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Politica 1 (um)

Prefeito recua e aplicação de multa é adiada por 120 dias

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O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, publicou em sua página do Facebook, na noite de ontem  (5) comunicado, destacando que não aconteceu debate e não foram feitas campanhas de orientação para os motoristas para que as câmeras da Semob, instaladas nas principais vias da capital comecem a multar a partir desta segunda (6). A medida seria para coibir a invasão nas faixas exclusivas para ônibus.

O prefeito diz que houve um grande ruído nas redes sociais por conta da medida e recuou da decisão  definindo que nos próximos 120 dias os infratores serão notificados, para conhecimento da infração, ainda sem a aplicação da multa devida. Neste mesmo período a equipe de comunicação da prefeitura vai trabalhar a difusão da informação sobre o sistema de forma amplificada.

“Vamos promover uma ampla campanha educativa, de informação, orientação, conscientização, divulgação da faixa exclusiva para ônibus e também monitorar o comportamento dos condutores.
Reitero aquilo que afirmei nas ruas e praças de Cuiabá durante a campanha eleitoral. Jamais a nossa gestão irá tomar medidas “goela abaixo” e sem uma ampla discussão com a sociedade. Fui eleito para melhorar a vida das pessoas” reforçou Emanuel Pinheiro.

Confira íntegra do comunicado  

Emanuel Pinheiro

Amigos e amigas das redes sociais,

Venho aqui pontuar uma situação que afeta enorme parcela da coletividade e reiterar que a nossa gestão na Prefeitura de Cuiabá sempre será pautada pelo diálogo, pelo bom senso e pelo interesse público.
Muitos de vocês devem ter tomado conhecimento da notícia que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, começará nesta segunda-feira (6) a aplicar multas aos condutores de veículos que infringirem a faixa dedicada exclusivamente para os ônibus do transporte coletivo. E que para tal efeito utilizará as imagens das câmeras da Central de Monitoramento da Semob.

Percebi um grande ruído de comunicação neste episódio, que precisa ser esclarecido. Vou pontuar os fatos e depois anunciar minha decisão:

A Central de Monitoramento da Prefeitura de Cuiabá já era prevista para 2014, mas passou a funcionar efetivamente em 2015, dotada de 32 modernas câmeras, capazes de registrar ocorrências nas principais vias públicas da região Central da cidade. Ela não apenas monitora o trânsito, como auxilia a segurança pública e a Justiça nos casos de sinistro. É uma ferramenta tecnológica moderna que existe nas principais cidades do país e do mundo, capaz de potencializar o trabalho dos agentes públicos de trânsito.

A Prefeitura iniciou neste ano a implantação da faixa exclusiva para ônibus. Uma medida necessária para melhorar o fluxo do trânsito, reduzir o tempo médio de cada viagem, melhorar a eficiência do serviço e garantir o equilíbrio econômico financeiro do sistema, cuja tarifa eu decidi congelar por um ano para inverter um ciclo vicioso que perdurava há anos, onde aplicava-se o aumento na tarifa sem a devida contrapartida na melhoria do serviço. A faixa exclusiva é melhoria no serviço e um ganho para o sistema e para os usuários.

Diante disso os dirigentes da SEMOB vêm alertando desde o início de fevereiro que agora em março passariam a notificar os motoristas infratores. A medida visa defender o respeito à faixa exclusiva para ônibus. A legislação já prevê aplicação de multa e outras sanções, inclusive admite a utilização dos meios eletrônicos da Central de Monitoramento em auxílio ao agente de trânsito (amarelinho).
Entretanto, mesmo havendo previsão legal para a punição dos infratores, entendo que não promovemos previamente uma ampla campanha educativa e de esclarecimento ao público.

Como a regra da nossa gestão é o trânsito humanizado focando a “indústria da vida” e não a “indústria da multa”, determinei a equipe da SEMOB a necessidade de ampliar a comunicação e se utilizar de medidas educativas antes de qualquer aplicação das sanções legais.

Ficou definido que nos próximos 120 dias os infratores serão notificados, para conhecimento da infração, ainda sem a aplicação da multa devida. Neste mesmo período a equipe de comunicação trabalhará a difusão da informação sobre o sistema de forma amplificada.

Vamos promover uma ampla campanha educativa, de informação, orientação, conscientização, divulgação da faixa exclusiva para ônibus e também monitorar o comportamento dos condutores.
Reitero aquilo que afirmei nas ruas e praças de Cuiabá durante a campanha eleitoral. Jamais a nossa gestão irá tomar medidas “goela abaixo” e sem uma ampla discussão com a sociedade. Fui eleito para melhorar a vida das pessoas.

Vamos investir na educação e na conscientização, mas não vacilaremos na defesa daquilo que é o melhor para o conjunto da sociedade. Respeito à faixa exclusiva dos ônibus. Essa é a regra para todos nós.

Um abraço a todos, que tenham um bom final de domingo e uma abençoada semana.

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Politica 1 (um)

Presidente de Cooperativa de Nova Olímpia sai em defesa dos caminhoneiros

Segundo João Carlos Ribeiro, que também é pré-candidato a prefeito de Nova Olímpia pelo União Brasil, faz-se urgente com que o governo federal prorrogue o financiamento dos caminhoneiros autônomos. “O ministro Fávaro [Agricultura] entrou nessa batalha”, adianta

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O pré-candidato a prefeito de Nova Olímpia-MT, João Carlos Ribeiro [União Brasil], atual presidente da Cooperativa de Transporte Bigcopper no município, participou de recente reunião em Diamantino, com a presença do ministro Carlos Fávaro [PSD], para discutir a prorrogação de financiamento dos camionhoneiros autônomos. A categoria de condutores teme perder seus veículos por conta de atrasos no pagamento das parcelas de financiamento.

“É, de fato, algo preocupante. Haja visto que os bancos, mediante a crise econômica vigente no setor de agronegócio, estão tomando os caminhões financiados aos pequenos transportadores. Mostramos ao ministro Fávaro a gravidade dessa situação, salientando que a dívida dos agricultores já foi prorrogada. Nossa reivindicação, em síntese, é no sentido de que ele interceda pela categoria dos caminhoneiros autônomos e cooperativas junto ao presidente Lula”.

Ministro Carlos Fávaro (e) e João Carlos Ribeiro (d)

Já no último dia 15, João Carlos esteve em Brasília-DF juntamente com comitiva de Mato Grosso, onde entregou pessoalmente ao ministro Fávaro vários documentos reforçando essa reivindicação.

Na reunião, além de discutir temas ligados ao setor de agronegócio, foi exposta pelos visitantes a realidade crítica pela qual passa a ala de transportadores autônomos de MT, que se encontra claramente ameaçada de perder seus instrumentos de trabalho.

“Coube à Cooperativa de Nova Olímpia levar até o Ministério da Agricultura o presidente da Regional do Sicred de Lucas do Rio Verde-MT, do Cresol [Nova Mutum-MT], e da Fetranscoop – Federação de Transporte do Estado de Mato Grosso. Na audiência, que contou com o ministro Fávaro e assessores diretos, expusemos toda a angústia do setor, sublinhando a esperança de que essa demanda tenha solução breve.

MINISTRO ACENA POSITIVAMENTE

João Carlos disse que o ministro Fávaro cumpriu sua palavra quando prometeu à delegação mato-grossense ajudar a classe de caminhoneiros autônomos a ter seus financiamentos prorrogados.

“Recebi ontem (22) uma ligação do ministro Carlos Fávaro, afirmando que o presidente Lula se empenhou em prorrogar essa dívida. Também adiantou que, no ato da concepção da prorrogação, todos serão convocados para oficializar o termo. É uma medida impactante em nível nacional, posto que irá beneficiar todos os condutores autônomos do País”.

Segundo Ribeiro, trata-se de categoria que representa grande faixa dos responsáveis diretos pelo transporte pesado que movimenta o comércio e indústria dos municípios mato-grossenses e Brasil afora.

“A nossa cooperativa [Bigcooper] saiu em defesa dessa categoria por entender que os profissionais de transporte autônomo – além de contribuírem para o progresso do País -, também têm milhares de famílias para sustentar. Daí a necessidade da prorrogação dos financiamentos, para que não sejam desprovidos de sua única fonte de renda”.

SOBRE A PRÉ-CANDIDATURA

Em relação ao seu projeto de pré-campanha para administrar o município de Nova Olímpia, João Carlos vê com bons olhos seu nome ganhar força junto ao eleitorado local pela confiança que a população tem no seu trabalho. Diz estar confiante que haja resposta satisfatória aos seus anseios de ocupar a cadeira do Paço Municipal.

Também elogiou seu partido, o União Brasil, e o PSD, do ministro Carlos Fávaro. Na sua avaliação, são agremiações de força parceira, que firmaram compromisso aguerrido de bem-estar social e amparo às crises que eventualmente possam eclodir e comprometer o equilíbrio de desenvolvimento do país em alas diversas. “No geral, estamos lutando por melhorias que tragam segurança e avanços à sociedade, em geral”.

Por Jota/Redação

 

 

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