TRE

Guiratinga fará atendimento eleitoral noturno para ampliar coleta biométrica

Published

on

A 2ª Zona Eleitoral, com sede em Guiratinga (a 328 km de Cuiabá), inicia um mutirão de atendimento noturno entre os dias 06 e 12 de novembro, com exceção de domingo (9), das 18h às 21h. A ação ocorre na nova Praça das Araras, localizada na Rua Dezessete, nº 2 – 76, Centro. O objetivo é oferecer os serviços ao eleitorado que não possui disponibilidade para comparecer ao cartório em horário comercial. 

Os serviços oferecidos, além do cadastramento biométrico, são: alistamento eleitoral (confecção do primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência, emissão de segunda via e de guia para pagamento de multas eleitorais, além da regularização do título. 

O mutirão dá continuidade à campanha “Biometria 100%”, que procura ampliar a cobertura de cadastramento biométrico estadual para, no mínimo, 98% em 2025. Além disso, busca alcançar a população no momento de lazer, a fim de promover praticidade e conforto. 

Para o chefe de Cartório da 2ª Zona Eleitoral, Ragner Leonardo Vicente Cesar, o atendimento noturno é essencial para aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos e das cidadãs. “Estamos indo ativamente aonde o povo está, facilitando o acesso aos serviços. Cada biometria coletada é mais um passo para assegurar o pleno exercício da cidadania e fortalecer a democracia no Estado”, pontuou. 

Leia Também:  Cartório Eleitoral de Vera amplia horário de atendimento para 7h30 às 16h

A Praça das Araras ainda não foi oficialmente inaugurada, mas já é frequentada em virtude do espaço esportivo. Ragner Cesar relatou que a iniciativa partiu do cartório, pois a equipe notou um grande fluxo de pessoas na praça. “À noite, tem gente correndo, jogando vôlei e praticando outros esportes. Pensamos que seria um local perfeito”, afirmou. 

No município de Guiratinga, votam 8.039 pessoas, das quais 7.805 (97,09%) têm a biometria, enquanto 234 (2,92%) não realizaram a coleta biométrica. Para atender à população, dois servidores da Justiça Eleitoral estarão à disposição com toda a estrutura necessária. 

Coleta biométrica 

A biometria representa um avanço tecnológico no processo eleitoral e contempla não apenas a coleta de impressões digitais, mas também o cadastro de outros dados pessoais e a fotografia do(a) eleitor(a). Esse procedimento diminui fraudes no momento da votação, evitando o voto múltiplo e que uma pessoa vote no lugar de outra, além de diminuir a interferência humana e promover mais acessibilidade e praticidade. 

Nos atendimentos, os servidores da Justiça Eleitoral dispõem de kits biométricos, que contêm computador portátil, câmera digital para realizar as fotos, scanner para cadastrar a biometria, pad para assinatura dos(as) eleitores(as) e case para ambientação e transporte dos equipamentos. 

Leia Também:  Peixoto de Azevedo será atendido por mutirão eleitoral para biometria de estudantes e comunidade

Documentos Necessários 

Para usufruir dos serviços, é necessário apresentar o documento oficial com foto e o comprovante de domicílio atualizado. No caso de alistamento eleitoral para homens maiores de 18 anos, também é preciso levar o comprovante de quitação militar. 

Estagiária: Laís Guilherme (supervisão do jornalista Anderson Pinho)

Créditos da imagem: Prefeitura de Guiratinga 

#PraTodosVerem: A imagem mostra uma avenida do município de Guiratinga. Em destaque, está uma fila de ipês roxos, com flores também espalhadas pelo chão. É possível ver carros e construções. O céu está azul e com poucas nuvens. 

 

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TRE

Peixoto de Azevedo será atendido por mutirão eleitoral para biometria de estudantes e comunidade

Published

on

Com o objetivo de promover a conscientização política e o exercício da cidadania, a 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo, realizará um mutirão de atendimento na Escola Estadual “19 de Julho”, localizada no município. Os serviços serão oferecidos nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 20h, no auditório da unidade escolar.

A iniciativa tem como foco o atendimento de jovens eleitores e eleitoras, que são estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, está disponível à participação de toda a comunidade do bairro e do entorno.

“O evento será aberto ao público, permitindo que demais membros da comunidade local também possam regularizar sua situação eleitoral, promovendo, assim, mais inclusão e participação cívica”, ressalta o juiz da 33ª Zona Eleitoral, João Zibordi Lara.

A ação contemplará a população dos bairros Centro Novo, Centro Antigo e Alvorada, com foco no cadastramento biométrico. No caso do atendimento aos estudantes, o principal objetivo é facilitar o acesso ao primeiro título de eleitor, que também inclui a coleta da biometria.

Leia Também:  Conselho Editorial prorroga prazo para envio de artigos à Revista DeMocrática

Para cadastrar a biometria, basta apresentar um documento oficial com foto. Para regularização de título, alistamento eleitoral e mudança de endereço, também é necessário levar um comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos devem mostrar, ainda, o comprovante de quitação militar para tirar o primeiro título.

Jornalista: Nara Assis

#PraTodosVerem – Imagem da fachada principal de uma escola, com a entrada centralizada. A estrutura de entrada é pintada em azul escuro e branco, formando um portal sobre o portão de ferro. No alto, em destaque, lê-se o nome da instituição: “ESCOLA E. 19 DE JULHO” e, logo abaixo, o lema “DISCIPLINA HONRA E EDUCAÇÃO”. O portão está fechado, e é possível ver parte do telhado de telhas cerâmicas e a cerca metálica lateral da escola, sob um céu claro e nublado.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA