A Polícia Federal, em conjunto com as polícias civis de diversos estados brasileiros, deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação Cesin, uma ação coordenada para combater crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A operação é parte da Operação Nacional Proteção Integral IV e também integra a ação internacional denominada Operação Internacional Aliados pela Infância VI, que abrange 15 países.
Em Mato Grosso, os alvos da operação estão localizados nas cidades de Cuiabá e Lucas do Rio Verde, onde mandados judiciais de busca e apreensão domiciliar e afastamento de sigilo de dados telemáticos estão sendo cumpridos. A investigação foca em indivíduos suspeitos de crimes cibernéticos relacionados à produção, transmissão e armazenamento de arquivos digitais contendo exploração sexual infantil.
Ações em Mato Grosso: Foco no Combate aos Crimes Cibernéticos
A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso coordenou a operação no estado. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo um deles em Lucas do Rio Verde, com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF/LRV). Durante a operação, a polícia identificou a dinâmica delitiva envolvida na produção e circulação de material pornográfico infantil, através de imagens registradas pelos investigados.
Esses arquivos, armazenados em dispositivos como smartphones, tablets, computadores e notebooks, estavam sendo transmitidos para outros usuários da internet. A Polícia Civil busca esses dispositivos para garantir a destruição do material e prevenir a continuidade dos crimes.
Esforço Nacional e Internacional: Cooperação Global
A Operação Nacional Proteção Integral IV, coordenada pela Polícia Federal, foi realizada simultaneamente em todo o Brasil, com o cumprimento de 156 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação e 16 mandados de prisão preventiva. Além disso, diversos suspeitos foram presos em flagrante e várias vítimas de abuso sexual infantil foram resgatadas.
A ação internacional, parte da Operação Internacional Aliados pela Infância VI, envolveu 15 países, incluindo Argentina, Panamá, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico, Honduras, Peru, Uruguai, Guatemala, República Dominicana, Espanha, França, além do Brasil. No total, foram cumpridos 172 mandados de busca e apreensão no Brasil e mais de 100 mandados em outros países, o que reflete a importância da colaboração internacional no combate à exploração sexual infantil.
A Prioridade na Repressão aos Crimes Cibernéticos
O delegado titular da DRCI, Sued Dias da Silva Junior, destacou a prioridade da Polícia Civil de Mato Grosso no combate a crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o delegado, a operação reflete o esforço contínuo da DRCI em identificar e combater as ações de criminosos que se aproveitam do anonimato da internet para cometer crimes horríveis.
“A DRCI vem trabalhando diuturnamente para combater essas condutas abomináveis, que geram uma grande repulsa social. A sensação de anonimato na internet não pode ser uma justificativa para a prática desses crimes”, afirmou o delegado Sued Dias.
Penalidades e Responsabilidades Legais
As condutas investigadas estão tipificadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), nos artigos 240, 241-A e 241-B, que penalizam a produção, transmissão e armazenamento de material pornográfico infantil. As penas variam de 1 a 8 anos de reclusão, dependendo do tipo de envolvimento com os crimes. Além disso, todos os envolvidos poderão ser multados, conforme as especificidades de cada infração.
A Operação Cesin é uma resposta efetiva e coordenada da Polícia Civil e das forças de segurança no Brasil e no exterior contra a exploração sexual infantil. A luta contra esse crime transnacional continua, com a mobilização de diversas agências e a colaboração internacional visando à proteção das vítimas e ao julgamento de criminosos.
Ação Permanente: Operação Cesin-MT
Em Mato Grosso, a operação também é uma ação permanente da Polícia Civil, que continua a combater a exploração sexual infantil no estado. A operação recebe o nome de Cesin, que é uma alusão à sigla para o “Combate à Exploração Sexual Infantil em Mato Grosso”, reforçando a atuação contínua da polícia neste tema de extrema relevância.
Apoio e Responsabilidade Social
A Polícia Civil orienta a população a denunciar qualquer tipo de abuso sexual infantil e crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual. Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio de canais como o Disque 100, que funciona em nível nacional.
Esta operação ressalta a importância da cooperação entre órgãos de segurança pública em níveis nacional e internacional para enfrentar um dos crimes mais graves e repulsivos da atualidade, comprometendo-se a proteger as vítimas e punir os criminosos envolvidos.
Jornalista: Mika Sbardelott
Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular