A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), decidiu deixar de lado a tentativa de disputar a reeleição à presidência da Casa após admitir que a articulação para mudar o Regimento Interno provocou desgaste entre os vereadores. A decisão encerra a movimentação que colocou a parlamentar no centro da disputa pela Mesa Diretora.
A mudança regimental era esperada para entrar na pauta da sessão de terça-feira (29), mas o projeto sequer foi colocado em votação. Nos bastidores, a avaliação era de que o grupo não tinha segurança para reunir os votos necessários para aprovar a alteração.
Embora uma decisão judicial tenha afastado a exigência de dois terços dos vereadores e reduzido o quórum para maioria simples, a falta de consenso político acabou travando a proposta.
“Foi descartado pautar o regimento, houve muito desgaste. Eu não quero mais. Eu falei para o grupo: nem eu quero”, afirmou Paula.
Dilemário assume lugar de Paula
Com a desistência da presidente, o grupo que vinha sustentando sua candidatura decidiu lançar o vereador Dilemário Alencar (União) como cabeça de chapa.
A definição ocorreu durante um jantar na noite de terça-feira e confirma uma estratégia que já vinha sendo discutida nos bastidores: caso não fosse possível alterar o Regimento Interno para permitir a recondução de Paula, Dilemário seria apresentado como alternativa.
Paula assumiu a presidência da Câmara em 1º de janeiro de 2025, liderando uma chapa formada exclusivamente por mulheres. Naquele momento, sua eleição contou com articulação política ligada ao prefeito Abilio Brunini (PL).
Na atual disputa, porém, o cenário mudou. Enquanto a tentativa de abrir caminho para a reeleição avançava, Ilde Taques (Podemos) também construiu sua própria candidatura e conseguiu ampliar o apoio entre os parlamentares.
“Saio de cabeça erguida”
Apesar de reconhecer o desgaste provocado pela tentativa de mudança do Regimento, Paula afirmou que não considera sua saída da disputa um rompimento com o grupo político.
“Para mim é tranquilo todo esse processo. O Ilde busca a presidência, para mim, é tranquilo”, declarou.
A presidente também afirmou que outros vereadores estão legitimados a disputar o comando da Casa.
“Eu estou com o grupo desde o início, ocorreu tudo tranquilamente”, disse.
Questionada sobre sua saída da disputa, foi direta: “Sim, para mim é tranquilo. Saio de cabeça erguida.”
Disputa fica apertada
Com Dilemário assumindo a liderança da articulação, o grupo reúne atualmente 13 vereadores e precisa conquistar pelo menos mais um voto para alcançar os 14 necessários para formar uma maioria.
Do outro lado, Ilde Taques articula uma composição que reúne 15 parlamentares.
O grupo de Dilemário é formado por Dilemário Alencar, Cezinha Nascimento, Wilson Kero Kero, Marcus Brito, Demilson Nogueira, Marcrean dos Santos, Mário Nadaf, Paula Calil, Samantha, Tenente-Coronel Assis, Lemes, Ranalli e Kassio Coelho.
Já o grupo de Ilde reúne Ilde Taques, Adevair Cabral, Baixinha Giraldelli, Chico 2000, Jeferson Siqueira, Dídimo Vovô, Maysa Leão, Eduardo Magalhães, Daniel Monteiro, Alex Rodrigues, Katiuscia Mantelli, Drª Mara, Sargento Joelson, Michelly Alencar e Maria Avallone.
A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá está marcada para 6 de outubro, e a desistência de Paula reorganiza a disputa justamente na reta final da articulação entre os vereadores.
Jornalista: Mika Sbardelott
Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular